A Cinemateca Júnior vai a casa
Atividades

Visualize ou descarregue em formato PDF:

Programas para escolas e grupos

Programa escolas | 2019-2020

 

​Programas para o público em geral

 

A Cinemateca Júnior e o Plano Nacional de Cinema
O PNC e a Cinemateca Júnior
Notícias PNC | março 2020 - número especial 1
Notícias PNC | março 2020 - número especial 2
Notícias PNC | abril 2020 
Notícias PNC | maio 2020
 

Informações

Público em geral: sessão de cinema aos sábados às 15h00 e atelier para famílias no último sábado de cada mês às 11h00 (ver programa Sábados em Família)


Escolas e grupos: Visitas guiadas, ateliers e visionamento de filmes, com marcação prévia (ver programas de Atividades para Escolas e programas especiais de férias).


Horário da Exposição Permanente de Pré-Cinema:
2ª a 6ª feira, das 10h00 às 17h00; Sábados, das 11h00 às 18h00.
Nota: as visitas à exposição são condicionadas nos períodos em que estejam a decorrer sessões de cinema ou oficinas. Por esse motivo, recomenda-se confirmação telefónica prévia.

 

Informações e Marcações:
de 2ª a 6ª feira, das 10h00 às 12h30 e das 14h30 às 17h00
Tel: 213 462 157 / 213 476 129
E-mail: cinemateca.junior@cinemateca.pt

CINEMATECA
JÚNIOR

A Cinemateca Júnior é um serviço da Cinemateca Portuguesa–Museu do Cinema criado em 2007 direccionado para os espectadores infantis e juvenis.
De Segunda a Sexta-Feira, a Cinemateca Júnior funciona preferencialmente para as escolas. Ao público escolar este serviço oferece diversas actividades, de acordo com as faixas etárias de quem nos visita e com o objectivo único de transmitir o gosto pela arte cinematográfica.
O programa de actividades proposto pretende dar a conhecer a História do Cinema, enquadrando-a num contexto histórico – cultural, social e científico através da projecção de filmes, no seu formato original em cópias disponíveis no Arquivo da Cinemateca, e também de ateliers temáticos.

Cinemateca Júnior Imagem 01
Cinemateca Júnior
Exemplar de Lanterna Mágica e Atelier de Lanterna Mágica na Cinemateca Júnior.

As actividades têm como base a Exposição Permanente de Pré-Cinema, dando ao público a possibilidade de interagir com os objectos expostos, conhecendo o seu funcionamento e a sua importância histórica, sensibilizando-o para o cinema, não só como entretenimento, mas também como arte e memória de uma arte.

Aos Sábados propomos um programa aberto ao público, «O Sábado em Família», com uma sessão de cinema, às 15h00, e um Atelier Família no último Sábado de cada mês, às 11h30, em que se pretende envolver o público adulto, as famílias e os jovens.

Cinemateca Júnior Imagem 02
Cinemateca Júnior
Atelier de sombras e exemplares de discos de Fenaquistiscópios.
Uma sala de cinema é um lugar mágico onde os heróis adquirem a sua merecida dimensão. Queremos que as nossas crianças voltem a sonhar frente ao grande ecrã!