Folhear as colecções por tipo:

Pesquisa
Ligados a:

EFG

Europeana

CINEMATECA
DIGITAL

 

A Cinemateca Digital nasceu em 2011 da participação portuguesa no projecto European Film Gateway – consórcio constituído por 16 cinematecas e arquivos fílmicos europeus enquanto fornecedores de conteúdos e 6 entidades fornecedoras de serviços tecnológicos –, que funciona como agregador sectorial para o portal Europeana.
Para a selecção das obras a fornecer no âmbito desse projecto, a Cinemateca adoptou como critério o tema da produção portuguesa de não-ficção do período 1896-1931, consubstanciado nas representações digitais dos seguintes materiais:

a) 170 filmes; 
b) material gráfico (fotografias, cartazes, anúncios);
c) textos (de época ou posteriores).

 

NOVOS CONTEÚDOS
 

Desde essa altura, a Cinemateca Digital não parou de crescer com a inserção de novas representações digitais de filmes para consulta em linha, numa perspectiva de ampliar o acesso ao património fílmico que tem vindo a ser preservado pela Cinemateca ao longo dos anos.
Assim, a lista de títulos e o universo seleccionado têm vindo a alargar-se, mantendo-se, no entanto, a escolha de obras que se encontram preservadas em filme e cujas autorizações de publicação em linha tenham sido previamente asseguradas. Actualmente encontram-se disponíveis mais de 400 filmes nesta plataforma.

 
ACESSOS
 

O acesso à colecção digital pode fazer-se mediante pesquisa no catálogo ou por navegação através dos índices.
Os conteúdos da Cinemateca Digital estão também disponíveis através dos portais Europeana (www.europeana.eu) e European Film Gateway (www.europeanfilmgateway.eu).
O acesso à Cinemateca Digital tem apenas como fim a consulta e visionamento em linha dos filmes ali representados digitalmente. Para qualquer outro tipo de utilização das imagens, deverão consultar-se os serviços do arquivo da Cinemateca, através do seu Departamento ANIM.