Depósito de livros

Depósito de livros

Fotografia: Joana Ascensão, 2003

Colecções

As colecções biblio-iconográficas da Cinemateca englobam fundos diversificados que abrangem documentação de todas as épocas e tipologias, nomeadamente:

  1. a) Fundo geral – constituído por obras em forma de monografia, periódicos, guiões (não publicados), recortes de imprensa, «press-sheets» (material publicitário) e programas de cinema. Inclui catálogos e programas de festivais e de instituições congéneres.
    Para além da bibliografia de cinema, a Cinemateca possui um considerável número de obras que se integram em campos considerados de temática relacionada, como: CIRCO, FOTOGRAFIA, MÚSICA, TEATRO E TELEVISÃO.
    A colecção de obras de BANDA DESENHADA encontra-se depositada na Bedeteca Municipal de Lisboa.
    O fundo geral engloba actualmente cerca de 30.000 obras em forma de livro e cerca de 2.900 publicações periódicas, entre as quais se conta a mais antiga revista portuguesa especializada em cinema (Cine-revista, editada no Porto em 1912). Os recortes de imprensa portuguesa reúnem os artigos sobre cinema publicados em órgãos diários e não diários, de âmbito nacional ou regional, desde 1938 até ao presente.

  2. b) Iconografia – reúne as colecções fotográficas (em suporte papel, transparência ou digital) e as colecções de cartazes, cartonados («lobby cards») e desenhos.

  3. c) Colecções especiais – constituídas por Arquivos, i.e., conjuntos de espécies (que podem ser um documento escrito ou iconográfico, um texto dactilografado ou manuscrito) reunidos por qualquer pessoa, colectiva ou singular, no decurso da sua função ou actividade. Dada a sua natureza, a comunicação destes documentos está condicionada a requerimento e autorização prévia da Direcção da Cinemateca Portuguesa-Museu do Cinema.

  4. d) Exposições itinerantes – As colecções da Cinemateca integram três exposições fotográficas itinerantes: Aurélio da Paz dos Reis, Cinema Português – Fotografias de Rodagem, António Reis / Margarida Cordeiro (pertencente ao CineClube de Faro, encontra-se depositada na Cinemateca) e a exposição “Cinema Português/Portuguese Cinema”, composta por 23 painéis em formato digital, produzida em 2012-2018 pelo Instituto Camões e pela Cinemateca.

As instituições e colectividades que pretendam solicitar a cedência temporária destas exposições poderão fazê-lo através do email documentacao@cinemateca.pt.

Aquisições

Para além da compra, as modalidades de aquisição contempladas pelo Centro de Documentação e Informação incluem a permuta (intercâmbio ou troca com outra instituição), doação (entrega de documentos por uma pessoa individual ou colectiva a título gratuito e irrevogável), legado (atribuição de documentos por disposição testamentária), e, mais recentemente, captura (download de documentos em formato electrónico disponibilizados na World Wide Web).

Em todos os itens adquiridos é inscrito o respectivo código do processo de aquisição, de acordo com o sistema estabelecido (que inclui os dados relativos à modalidade de aquisição, número identificador da colecção e data da transacção).

Foto 22 Foto 20
 
Foto 21 Foto 23

 

Ecos:

“Se dissermos que a biblioteca especializada da nossa Cinemateca é, pelo número de volumes e pelo seu valor, a terceira da Europa, teremos dado uma ideia do que ela representa. Ainda não há muito um estrangeiro ilustre ao folhear o catálogo não hesitou em comentar, ao mesmo tempo surpreso e deslumbrado: - Mais c’est tout le monde ici!»
O que é a Cinemateca Nacional. In Autores, Junho 1953.