27-05-2016, 15h30 | Sala M. Félix Ribeiro
O Outro Lado de Bob Dylan
The Dreamers
Os Sonhadores
de Bernardo Bertolucci
com Eva Green, Michael Pitt, Louis Garrel, Jean-Pierre Léaud
Itália, França, Estados Unidos, 2003 - 115 min
legendado em português | M/16

THE DREAMERS marca o regresso de Bertolucci à cidade em que trinta anos antes rodou o mais discutido, e porventura também o mais visto, dos seus filmes: O ÚLTIMO TANGO EM PARIS. OS SONHADORES segue a história de três estudantes que partilham a paixão pelo cinema na convulsa primavera Francesa de 1968. De Dylan ouve-se uma das mais espantosas canções, Queen Jane Approximately.

27-05-2016, 18h00 | Sala Luís de Pina
Histórias do Cinema: Adrian Martin / Fritz Lang
Secret Beyond the Door
O Segredo da Porta Fechada
de Fritz Lang
com Michael Redgrave, Joan Bennett, Anne Revere, Barbara O’Neil
Estados Unidos, 1948 - 98 min
legendado em português | M/12
sessão-conferência | apresentada por Adrian Martin, em inglês

Um dos mais rigorosos filmes de Fritz Lang em Hollywood, construído como um mecanismo de relógio ou como um desenho arquitetónico. A prodigiosa sequência dos quartos, na qual a perturbação é introduzida por uma quebra de simetria, reflete também um universo mental em que o desequilíbrio se instala. Na década da psicanálise no cinema americano, SECRET BEYOND THE DOOR é o filme onde ela tem mais importância, sendo também aquele em que menos se faz sentir. “É um dos mais fascinantes, encantatórios e complexos filmes de Fritz Lang, uma das suas grandes obras-primas, ou seja, uma das grandes obras-primas da História do Cinema” (João Bénard da Costa).

27-05-2016, 19h00 | Sala M. Félix Ribeiro
São Todos Musicais
Tian Xian Pei
“O Casamento da Princesa Celeste”
de Shi Hui
com Shaofang Wang, Fengying Yan, Yungfen Zhang
China, 1955 - 100 min
legendado eletronicamente em português | M/12

Este clássico do cinema chinês capta uma representação de um espetáculo da Ópera de Pequim, O Par Divino. Trata-se de uma história feérica, em que a sétima filha de um imperador celeste observa por acaso a vida dos humanos, cuja liberdade lhe causa inveja. Desce à terra para se casar com um rapaz que está disposto a vender-se como escravo, para pagar o enterro do pai. Mas o Imperador não aprecia a desobediência da filha. Shi Hui (1916-57), que começou a sua carreira como ator na Ópera de Pequim, fez-se notar como ator e realizador nos anos quarenta e cinquenta, mas foi atacado como “direitista” durante a campanha das Cem Flores e suicidou-se. Muitos anos depois, seria reabilitado. Primeira exibição na Cinemateca.

27-05-2016, 21h30 | Sala M. Félix Ribeiro
O Outro Lado de Bob Dylan
Masked and Anonymous
de Larry Charles
com Bob Dylan, Jeff Bridges, Penelope Cruz, Jessica Lange, John Goodman
Estados Unidos, 2003 - 112 min
legendado eletronicamente em português | M/12

O último envolvimento direto de Bob Dylan, até hoje, no cinema. Não realiza, mas protagoniza e escreve o argumento (com o pseudónimo "russo" de Sergei Petrov, em parceria com o realizador Larry Charles, também ele "mascarado e anónimo" debaixo de um nome suposto).E depois o filme – uma fábula vagamente futurista-apocalíptica, com certas cenas dignas de John Carpenter – é Dylan por todos os lados (inclusivamente a cantar), cheio de ecos e reflexos da sua vida e da sua obra, e inúmeros elementos visuais a remeterem para canções suas – MASKED AND ANONYMOUS é o mais parecido que existe com uma adaptação filmada de Desolation Row. Na altura, em 2003, foi ignorado por toda a gente, menos por alguns dos mais atentos: Jonathan Rosenbaum inclui-o na sua lista dos dez melhores filmes desse ano, E é verdadeiramente uma obra surpreendente, que todo o dylaniano (e não só) deve descobrir, para mais com elenco de secundários luxuoso (todos aceitaram ser pagos por tuta e meia pelo privilégio de partilharem um filme com Bob Dylan). Primeira exibição na Cinemateca.