06-05-2016, 15h30 | Sala M. Félix Ribeiro
São Todos Musicais
42nd Street
Rua 42
de Lloyd Bacon, Busby Berkeley
com Ruby Keeler, Bebe Daniels, Dick Powell, Ginger Rogers
Estados Unidos, 1933 - 89 min
legendado em português | M/12

42ND STREET foi o filme que fez a glória de Busby Berkeley, com as suas delirantes coreografias baseadas em efeitos óticos e não de palco. Como sucede em tantos filmes musicais, conta a história de um encenador que tenta montar um espetáculo. O último número musical é a sua apoteose, celebrando a agitação de Nova Iorque: pintada em telão por trás dos bailarinos, a cidade é dada a ver em arranha-céus que se confundem com os próprios bailarinos e as suas sombras.

06-05-2016, 19h00 | Sala M. Félix Ribeiro
O Outro Lado de Bob Dylan
Eat the Document
de Bob Dylan
Estados Unidos, 1972 - 52 min
legendado eletronicamente em português | M/12

Depois da experiência com DON’T LOOK BACK Dylan decidiu que agora ia fazer as coisas à sua maneira. Em 1966, um ano depois da rodagem desse filme, e de novo numa digressão pelo Reino Unido, contratou Pennebaker para o filmar – mas agora às suas ordens, como um simples operador de câmara, filmando o que Dylan pedia e como Dylan queria. 1966 foi também o ano do famoso acidente de motorizada, o que explica que só anos mais tarde Dylan tenha voltado ao material, que ele próprio finalmente montou em 1972. EAT THE DOCUMENT nunca circulou, julgado à época demasiado caótico e incongruente para ter um destino comercial. Mas contém poderosos momentos “dylanianos”, seja a conversa com John Lennon, diálogo “incompreensível” alimentado por substâncias pouco lícitas, seja o célebre concerto em Manchester em que um membro da assistência lhe chama “Judas!”, a que Dylan responde pedindo aos seus músicos que “play it fucking loud” e a seguir dispara numa extraordinária interpretação de Like a Rolling Stone. A apresentar em cópia digital, numa primeira exibição na Cinemateca.

06-05-2016, 21h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Uma Noite no Museu

Em colaboração com a Academia Portuguesa de Cinema e o Museu da Publicidade
O Cinema Publicitário Português

Antologia de filmes publicitários portugueses com obras realizadas desde a década de trinta do século passado, em presença de vários do seus autores.