27-03-2015, 15h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Discípulos de Griffith
LOVE IS A MANY SPLENDORED THING
A Colina da Saudade
de Henry King
com Jennifer Jones, William Holden, Torin Thatcher, Isobel Elsom
Estados Unidos, 1955 - 102 min
legendado em espanhol | M/12

É um dos filmes mais famosos e populares da fase final da carreira de Henry King. Um celebérrimo filme que começa ao som de uma famosa canção, Love Is a Many Splendored Thing. Como outros cineastas veteranos, King não se intimidou com o “scope”, e imediatamente soube explorar-lhe as potencialidades. O filme (que para mais tem uma belíssima fotografia a cores) prova-o bem, oferecendo ainda a Holden e a Jennifer Jones dois dos seus papéis mais célebres.

27-03-2015, 18h00 | Sala Luís de Pina
Histórias do Cinema: Miguel Marías / Jacques Tourneur
ANNE OF THE INDIES
A Rainha dos Piratas
de Jacques Tourneur
com Jean Peters, Louis Jourdan, Debra Paget, Herbert Marshall, James Robertson Justice
Estados Unidos, 1951 - 81 min
legendado em espanhol | M/12
sessão-conferência | apresentada e comentada por Miguel Marías

as intervenções de Miguel Marías são feitas em espanhol, sem tradução simultânea

Anne Bonney, a mulher pirata, é o terror das Caraíbas. Mas nesta belíssima e movimentada aventura de Tourneur é, também, uma mulher que se deixa “derrotar” pelo coração ao apaixonar-se por um oficial francês que acaba por trai-la. No confronto final com o terrível Barba-Negra (interpretado por Thomas Gomez) Anne Bonney sacrifica-se para salvar o homem que amou. “É também um dos mais complexos filmes que Tourneur filmou, para lá da sua aparente simplicidade de ‘filme de aventuras’. […] Para lá do simples filme de aventuras dedicado à infância, o filme de piratas pode ser também espaço para uma atenta análise sobre a infância e a adolescência, das suas crises e fantasmas, dos seus sonhos secretos ‘bons’ e ‘maus’. Só mais dois filmes o souberam entender: MOONFLEET de Fritz Lang e A HIGH WIND IN JAMAICA de Alexander Mackendrick” (Manuel Cintra Ferreira).

27-03-2015, 19h00 | Sala M. Félix Ribeiro
Discípulos de Griffith
THE TALL MEN
Duelo de Ambições
de Raoul Walsh
com Clark Gable, Jane Russell, Robert Ryan, Cameron Mitchell
Estados Unidos, 1955 - 122 min
legendado em espanhol | M/12

Uma das obras-primas de Walsh, e o primeiro da série de westerns da maturidade que culmina com A DISTANT TRUMPET, correspondendo ao THE SEARCHERS, de John Ford. Em THE TALL MEN, os heróis de Walsh amadurecem, são mais serenos até nas ambições (Ryan é um avatar “civilizado” do James Cagney de WHITE HEAT) e a mulher está à mesma altura dos homens, sendo ela quem escolhe.

27-03-2015, 21h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Discípulos de Griffith
WAGONMASTER
A Caravana Perdida
de John Ford
com Ben Johnson, Harry Carey, Jr., Ward Bond, Joanne Dru, Jane Darwell, Alan Mowbray, James Arness
Estados Unidos, 1960 - 85 min
legendado em português | M/12

John Ford considerava WAGONMASTER um filme favorito. É o mais íntimo e puro dos seus westerns, despojado de efeitos e de vedetas, interpretado pela família fordiana que costuma servir de enquadramento às grandes estrelas (Fonda, Wayne). A odisseia de uma caravana de mormons em busca da terra prometida, simples descrição dos perigos que enfrentam e celebração do esforço comum, tem por pano de fundo a paisagem fordiana por excelência: Monument Valley.

27-03-2015, 24h00 | Sala M. Félix Ribeiro
Sexta à Meia-Noite | Terror Humor
THE COMEDY OF TERRORS
O Gato Miou Três Vezes
de Jacques Tourneur
com Vincent Price, Peter Lorre, Basil Rathbone, Boris Karloff
Estados Unidos, 1963 - 82 min
legendado em espanhol | M/12

Nova Inglaterra, finais do século XIX, um agente funerário e um seu incompetente assistente tomam em mãos a melhoria do negócio, em baixa de clientela, assassinando pessoas. É o início de uma possível sinopse de THE COMEDY OF TERRORS, a comédia negra de Jacques Tourneur, cuja produção “emparelhou” com THE RAVEN, o Corman a partir de Poe que no mesmo reuniu os mesmos Price, Lorre e Karloff. Foi o penúltimo Tourneur, dois anos anterior ao submarino WAR GODS OF THE DEEP – CITY UNDER THE SEA, baseado num conto de Poe.