26/09/2016, 15h30 | Sala M. Félix Ribeiro
A Vida Apaixonada de Kirk Douglas
Detective Story
História de um Detective
de William Wyler
com Kirk Douglas, Eleanor Parker, William Bendix, Cathy O’Donnell, Lee Grant
Estados Unidos, 1951 - 103 min
legendado em português | M/12
26/09/2016, 18h30 | Sala Luís de Pina
Foco no Arquivo
O Vento Sopra do Norte
de José Cardoso
Moçambique, 1987 - 101 min | M/12
Coleção Colonial da Cinemateca: Campo, Contracampo, Fora de Campo

sessão apresentada por Raquel Schefer
José Cardoso, muitas vezes referido como o decano do cinema moçambicano, realizou com este filme uma das primeiras incursões da produção local pós-independência na longa-metragem de ficção. Na altura, a simples existência da obra era já um triunfo, mas esta reconstituição da última fase do colonialismo português tem ideias de cinema mais do que suficientes para que vejamos nele muito mais do que um marco histórico de produção. A cópia exibida é o produto do restauro feito no laboratório da Cinemateca no âmbito do projeto de cooperação levado a cabo em 2008 e 2009 com o Instituto Nacional de Audiovisual e Cinema de Moçambique (INAC) e com o apoio do Instituto Português de Apoio ao Desenvolvimento (IPAD), visando a recuperação do precioso acervo daquele instituto.
26/09/2016, 19h00 | Sala M. Félix Ribeiro
Pela Curiosidade Total Homenagem a Jean-Loup Passek e ao Museu de Cinema de Melgaço

Em colaboração com a Câmara Municipal de Melgaço
Okraina
“Subúrbios”
de Boris Barnet
com Aleksandr Chisyakov, Sergei Komarov, Elena Kuzmina
URSS, 1933 - 98 min
legendado eletronicamente em português | M/12
Primeiro filme sonoro de Barnet, situado em 1914, numa obscura e não identificada cidade russa. A ação consiste numa série de episódios, que vão do cómico ao soturno. Barnet funde diversos estilos praticados então na União Soviética, da vanguarda muda (Kulechov e Kozintsev, por exemplo) à comédia, numa síntese magistral e pessoal que parece anunciar o tom dos primeiros filmes de Godard. Barnet também utiliza em seu proveito, de modo magistral, as deficiências técnicas do sistema de som então utilizado na União Soviética.
26/09/2016, 21h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Pela Curiosidade Total Homenagem a Jean-Loup Passek e ao Museu de Cinema de Melgaço

Em colaboração com a Câmara Municipal de Melgaço
Sult
“Fome”
de Henning Carlsen
com Per Oscarsson, Gunnel Lindblom, Birgitte Federspiel
Noruega, 1966 - 141 min
legendado eletronicamente em português | M/12
Uma adaptação de um clássico da literatura, o romance homónimo de Knut Hamsun, Prémio Nobel de Literatura em 1920. A ação, situada em fins do século XIX, narra alguns dias na vida de um escritor pobre e famélico em Cristiana (a atual Oslo). Isolado, desorientado, o protagonista não sofre apenas de fome física, mas também espiritual e já não consegue inserir-se na sociedade em que vive. Per Oscarsson recebeu o Prémio de Melhor Interpretação Masculina no Festival de Cannes pelo seu desempenho. Curiosamente, a história prenuncia de certa forma o destino do próprio Knut Hamsun, que, devido às suas posições pró-alemãs durante a guerra, teve os seus bens confiscados e morreu na miséria em 1952, sendo reabilitado postumamente. A apresentar em cópia digital.