Ver

Pesquisa

Notícias

Assunto: Programação
Data: 17/09/2023
A SEASON OF CLASSIC FILMS – VILARINHO DAS FURNAS, de António Campos, DISPONÍVEL ONLINE
A SEASON OF CLASSIC FILMS – VILARINHO DAS FURNAS, de António Campos, DISPONÍVEL ONLINE
VILARINHO DAS FURNAS, de António Campos (1971), foi apresentado a 16 de setembro no local onde o filme foi rodado, numa sessão especial do projeto FILMar, em nova cópia digital, integrada no programa europeu A Season of Classic Films, da Associação das Cinematecas Europeias.

A Cinemateca Portuguesa disponibiliza agora o filme gratuitamente na sua página, contribuindo para uma maior divulgação do património fílmico nacional. Acessível a partir de todo o mundo, entre os dias 17 de setembro e 4 de outubro, a ligação conta com legendas em inglês, francês e espanhol, assim como a opção de legendagem portuguesa para surdos, que inclui a indicação de elementos sonoros.

VILARINHO DAS FURNAS, a primeira longa-metragem de Campos (1922-1999) é o encontro do realizador com a história da antiga aldeia comunitária de Vilarinho da Furna, no concelho de Terras de Bouro, afundada por ordens do regime ditatorial do Estado Novo, para construir uma nova barragem. Captando os últimos momentos de existência da aldeia, Campos constrói com este filme um documento singular da luta de uma comunidade contra um Estado autoritário e a velocidade esmagadora da industrialização.

Este filme foi digitalizado pela Cinemateca Portuguesa ao abrigo do projeto FILMar, com o apoio do Mecanismo Financeiro Europeu EEAGrants 2020-2024, através do qual a filmografia do realizador tem sido trabalhada no último ano e meio.

[LINK DO FILME]

Entre os dias 1 e 4 de outubro, a Cinemateca Portuguesa continuará a desenvolver a relação deste filme com o território que representa, organizando uma série de atividades educativas, em colaboração com o Museu Etnográfico de Vilarinho da Furna, o Plano Nacional de Cinema e o Agrupamento de Escolas de Terras de Bouro, no âmbito das ações do projeto FILMar, com o apoio do programa EEAGrants 2020-2024 e do Município de Terras de Bouro. Com o objetivo de aumentar a visibilidade da riqueza do património cinematográfico português e promover, junto dos públicos mais jovens, o cinema enquanto ferramenta para o conhecimento, a aprendizagem, a cultura e o saber, serão realizadas uma oficina de animação para pais e filhos, uma oficina de animação para alunos do 1º ciclo e uma oficina de cinema documental para alunos do secundário (inscrições para as atividades pedagógicas paras as famílias a partir do dia 1 de outubro e para as escolas a partir do dia 2 de outubro através do e-mail cinemateca.junior@cinemateca.pt).

A Season of Classic Films é um programa da Associação das Cinematecas Europeias (ACE) apoiada pelo programa Creative Europe MEDIA da Comissão Europeia, envolvendo 22 instituições dedicadas à preservação e exibição de filmes de património. O programa, que decorre entre Junho e Dezembro de 2023, tem a preocupação de desenvolvimento de públicos em idade de formação, bem como o fomento da exibição de filmes clássicos em novas cópias digitais.  

O FILMar é desenvolvido pela Cinemateca Portuguesa, e apoiado pelo Mecanismo Europeu Financeiro EEAGrants Portugal 2020-2024, no âmbito do Programa Cultura, operado pela Direção-Geral do Património Cultural, envolvendo a Noruega, a Islândia e o Liechtenstein.

Leia aqui mais informação sobre António Campos.
 
(English Information)
 
VILARINHO DAS FURNAS, by António Campos (1971), was presented on September 16 at the location where the film was shot, now Terras de Bouro, on the North of Portugal, in a special session of the FILMar project, as part of the European program A Season of Classic Films, by the Association of European Cinematheques.
 
Cinemateca Portuguesa is now making the film available free of charge on its website, thus contributing to the wider dissemination of Portugal's film heritage. Accessible from all over the world between September 17 and October 4, the link has subtitles in English, French and Spanish, as well as the option of Portuguese subtitling for the deaf, which includes the indication of sound elements.
 
This film was digitized by Cinemateca Portuguesa under the FILMar project, with the support of the European Financial Mechanism EEAGrants 2020-2024, through which the director's filmography has been worked on over the last year and a half.
 
[LINK TO WATCH THE FILM]
 
The Season of Classic Films is a program organized by the Association of European Cinematheques (ACE) supported by the European Commission's Creative Europe MEDIA program, involving 22 institutions dedicated to the preservation and exhibition of heritage films. The program, which runs from June to December 2023, is concerned with developing young audiences, as well as promoting the screening of classic films in new digital copies.  
 
FILMar is a project coordinated by Cinemateca Portuguesa, and supported by the European Financial Mechanism EEAGrants Portugal 2020-2024, under the Culture Program, operated by the Directorate-General for Cultural Heritage, involving Norway, Iceland and Liechtenstein.