27/08/2020, 19h00 | Sala M. Félix Ribeiro
Absolute Street | Eclipse - Une Esthetique De La Censure | Anna/Nana/Nana/Anna | Conrad Veidt - My Life
ABSOLUTE STREET
de Jan Ijäs
Finlândia, 2019, 3 min
ECLIPSE - UNE ESTHETIQUE DE LA CENSURE
de Noé Grenier, Gilles Ribero, Gwendal Sartre
França, 2018 – 16 min
ANNA/NANA/NANA/ANNA
de Mark Rappaport
Estados Unidos, França, 2020 – 26 min
CONRAD VEIDT - MY LIFE
de Mark Rappaport
Estados Unidos, França, 2019 – 61 min
Samuel Beckett procurava a “rua absoluta” para abrir o seu único filme para cinema, FILM, com Buster Keaton e correalizado por Alan Schneider. ABSOLUTE STREET, do finlandês Jan Ijäs, reúne várias planos, em jeito de vistas lumièrianas, com várias ruas em Nova Iorque. Ao mesmo tempo, ouvimos Beckett a discutir com a equipa de produção o seu conceito para essa rua “inaugural”. ECLIPSE - UNE ESTHETIQUE DE LA CENSURE recupera as palavras trocadas entre censores franceses dos anos 50, 60 e 70 para esboçar um olhar intensamente moral e estético sobre as imagens do cinema – é possível uma “estética da censura”? A mais recente investigação ficcional do cine-ensaísta Mark Rappaport tem como objeto de desejo a atriz a quem um dia prometeram vir a ser tão grande ou maior do que Garbo ou Dietrich: a russa Anna Sten. Em ANNA/NANA/NANNA/ANNA, Rappaport começa na era em que os atores e atrizes ainda tinham rostos – o mudo – para, depois, percorrer a carreira acidentada dessa atriz em Hollywood. CONRAD VEIDT - MY LIFE é mais uma cine-biografia de Rappaport sobre a vida
on screen de uma estrela de Hollywood, do Conrad Veidt, “o sonâmbulo”, de CALIGARI ao Veidt da fase anglófona, um rosto crescentemente preso aos papéis de nazi (CASABLANCA), passando por uma interpretação maldita, que inspirou Goebbels, em JEW SÜSS. Primeiras apresentações na Cinemateca.
Consulte a FOLHA DA CINEMATECA aqui.