01/10/2016, 18h30 | Sala Luís de Pina
ANIM: 20 Anos (I)
Welt Spiegel Kino
“Mundo Espelho Cinema”
de Gustav Deutsch
Áustria, 2005 - 93 min
sem diálogos | M/6
A Criação com os Arquivos
Gustav Deutsch considera este seu filme como um "work in progress", nada impedindo que, no futuro, lhe acrescente mais imagens e mais "secções", que poderão ser apresentadas em "diferentes combinações". Exemplo do labor de Gustav Deutsch no âmbito da chamada "found footage", WELT SPIEGEL KINO centra-se em torno de imagens de salas de cinema, dos filmes nelas projetados, e dos seus potenciais espectadores, sempre provenientes de tempos remotos: Viena 1912, Surabaya 1929, São Mamede de Infesta 1929. O "mundo [como] espelho [do] cinema", ou "o cinema [como] mundo [do] espelho" – ou outra combinação: também aqui, várias parecem possíveis. Todas as imagens do episódio português foram encontradas no ANIM.
01/10/2016, 21h30 | Sala M. Félix Ribeiro
ANIM: 20 Anos (I)
The Hustler
A Vida é um Jogo
de Robert Rossen
com Paul Newman, Piper Laurie, George C. Scott, Jackie Gleason
Estados Unidos, 1961 - 134 min
legendado eletronicamente em português | M/12
O Trabalho dos Arquivos
Filme de um dos mais celebrados papéis de Paul Newman, THE HUSTLER é também um modelo de uso do CinemaScope com a fabulosa fotografia de Eugen Schuftan. Newman é um talentoso jogador de snooker (Eddie Felson) enredado nos esquemas de um grupo de gangsters e num processo de destruição cuja vítima será a mulher que ama. Paul Newman repetiu personagem e papel 25 anos depois em THE COLOR OF MONEY, de Scorsese, alcançando então o Óscar, que em 1961 perdeu para Maximilian Schell. A apresentar em cópia digital resultante do restauro produzido pelo laboratório Cineric para a 20th Century Fox Film Corporation.
03/10/2016, 15h30 | Sala M. Félix Ribeiro
ANIM: 20 Anos (I)
Fat City
Cidade Viscosa
de John Huston
com Stacy Keach, Jeff Bridges, Candy Clark, Susan Tyrell
Estados Unidos, 1972 - 100 min
legendado eletronicamente em português | M/12
O Trabalho dos Arquivos
FAT CITY é um filme surpreendentemente moderno, parecendo ter sido feito por um jovem realizador. Com uma mise-en-scène lacónica e elíptica, que nada tem a ver com o cinema americano industrial, John Huston mostra o itinerário de dois lutadores de boxe que se cruzam, um em decadência, o outro em ascensão. Um filme pungente sobre a solidão e a derrota. Um dos pontos altos da obra de Huston. A apresentar em cópia digital do restauro da Sony Pictures Entertainment a partir da digitalização feita pelo laboratório Cineric.
03/10/2016, 18h30 | Sala Luís de Pina
ANIM: 20 Anos (I)
Da Invicta ao Sonoro – Cinema Português 1915-1930
de Jorge Queiroga
Portugal, 1997 - 49 min | M/6
A Criação com os Arquivos
Com a presença de Jorge Queiroga
DA INVICTA AO SONORO – CINEMA PORTUGUÊS 1915-1930 é o segundo dos oito episódios da série “História do Cinema Português 1896-1996”. Aqui, o foco recai na primeira tentativa de criação de um estúdio de cinema português de grandes dimensões: a histórica Invicta Film, sediada no Porto. Apesar de uma atividade relevante, onde se destaca a adaptação de clássicos literários portugueses, a produtora acabaria por encerrar definitivamente em 1928 e ficar na história como um dos atores intermitentes da atividade cinematográfica, em Portugal, durante os anos vinte. Ao chamar a si vários realizadores estrangeiros, procurou extrair lições para uma indústria que procurava instalar-se, na altura, numa sociedade em ebulição política, objetivos esses que acabariam apenas por acontecer, de forma mais clara, com a transição para o cinema sonoro, o nascimento do Estado Novo e a chegada de uma primeira geração de cineastas portugueses. Primeira exibição na Cinemateca.
03/10/2016, 19h00 | Sala M. Félix Ribeiro
ANIM: 20 Anos (I)
Bunny Lake is Missing
Desapareceu Bunny Lake
de Otto Preminger
com Laurence Olivier, Carol Lynley, Keir Dullea, Noel Coward, Martita Hunt, Finlay Currie
Estados Unidos, 1965 - 107 min
legendado eletronicamente em português | M/12
O Trabalho dos Arquivos
Adaptação do romance de Evelyn Piper: uma história de pesadelo, na linha de PSYCHO, sobre o alegado desaparecimento de uma criança de quatro anos, em Londres, que parece ser desconhecida de todos. Filmado a preto e branco CinemaScope, BUNNY LAKE IS MISSING é para muitos uma das obras mais ousadas e insólitas de Preminger. A apresentar em cópia digital resultante do restauro da Sony Pictures Entertainment a partir da digitalização feita pelo laboratório Cineric.