19/04/2021, 15h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Brevemente Neste Cinema
The Revolt of Mamie Stover
Mulher Rebelde
de Raoul Walsh
com Jane Russell, Richard Egan, Joan Leslie, Agnes Moorehead
Estados Unidos, 1956 - 93 min
legendado em português | M/12
Jane Russell e Walsh, de novo juntos após THE TALL MEN, num dos mais sugestivos retratos femininos da rica galeria do realizador, filmado em magníficas cores. Mamie Stover é uma prostituta que fez fortuna em Honolulu depois do bombardeamento de Pearl Harbor e que, como outras heroínas de Walsh, terá de escolher entre a fortuna e o homem que ama. Jane Russell tão inesquecível e tão carnal como sempre.
19/04/2021, 19h00 | Sala M. Félix Ribeiro
Brevemente Neste Cinema
La Mer (Baignade en Mer) | A Sea Cave Near Lisbon | Finis Terrae
duração total da projeção: 82 min | M/12
sessão com apresentação
com acompanhamento ao piano por João Paulo Esteves da Silva
LA MER (BAIGNADE EN MER)
de Louis e Auguste Lumière
França, 1895 - 1 min / mudo
A SEA CAVE NEAR LISBON
A Boca do Inferno em Cascais
de Harry Short
Portugal, Reino Unido, 1896 - 1 min / mudo
FINIS TERRAE
de Jean Epstein
com pescadores do arquipélago de Ouessant
França, 1929 - 80 min / mudo, intertítulos em francês e legendagem eletrónica em português
A abrir a primeira sessão de Os Mares da Europa - iniciativa integrada na programação cultural da Presidência Portuguesa do Conselho da União Europeia 2021 - mostramos dois exemplos remotos do interesse do cinema pelo mar: um filme que fez parte do programa da célebre primeira sessão dos irmãos Lumière e as imagens que o britânico Harry Short rodou na Boca do Inferno em Cascais. Teórico e realizador, Jean Epstein foi uma das mais importantes figuras do cinema francês no período mudo, realizando ao mesmo tempo filmes próximos do cinema experimental e documentários ou semi-documentários. Estes últimos, de que FINIS TERRAE faz parte, costumam ser ambientados no litoral da Bretanha. Epstein, que detestava atores, inventou o conceito de paysage acteur e utilizou unicamente não profissionais neste filme. Em FINIS TERRAE, a ténue trama narrativa (“a vida é feita de situações e não de histórias”, dizia Epstein) faz da paisagem marinha da Bretanha uma personagem dramática. LA MER e FINIS TERRAE são exibidos em cópias digitais.
20/04/2021, 15h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Brevemente Neste Cinema
The River’s Edge
Matar para Viver
de Allan Dwan
com Ray Milland, Anthony Quinn, Debra Paget
Estados Unidos, 1957 - 87 min
legendado em português | M/12
THE RIVER’S EDGE é um filme barato, produzido em tempo record. Filme de cowboys, filme de sentimentos simples, de intriga reconhecível, “um regresso aos westerns iniciais”, com a sempre maravilhosa Debra Paget. Para Dwan, o cinema será sempre uma arte trabalhosa e plebeia. Este é um dos sete filmes que Benedict Bogeaus produziu com ele nos anos cinquenta, para muitos considerado o culminar do trabalho do grande Allan Dwan
21/04/2021, 15h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Brevemente Neste Cinema
The Locket
O Medalhão Maldito
de John Brahm
com Laraine Day, Brian Aherne, Robert Mitchum, Gene Raymond
Estados Unidos, 1946 - 85 min
legendado em português | M/12
Caso típico do noir americano assinado pelo alemão John Brahm na sua época hollywoodiana (para a RKO), com fotografia de Nicolas Musuraca, justamente conhecido pelo seu “trabalho noir”, THE LOCKET distingue-se pela complexidade narrativa alinhada com o interesse pela psicanálise. Tudo começa momentos antes da celebração de um casamento cuja noiva tem um passado a revelar pela intervenção inesperada de um psiquiatra que já fora seu marido. A ação progride por um encadeado de flashbacks e pontos de vista numa espiral do tipo matriosca, em que na narrativa da personagem de Brian Aherne (o ex-marido) se insere a de Robert Mitchum (um artista outrora noivo da mesma mulher, a quem é dado o plano mais memorável do filme) e, nesta, a memória de infância de Laraine Day (a protagonista), aparentada por trauma e consequência com a Marnie de Hitchcock.
21/04/2021, 19h00 | Sala M. Félix Ribeiro
Brevemente Neste Cinema
Sonnenstrahl
Raio de Sol
de Paul Fejos
com Annabella, Gustav Frölich
Alemanha, Áustria, 1933 - 87 min
legendado eletronicamente em português
Paul Fejos (1897-1963) foi uma figura complexa e cosmopolita, que realizou filmes em diversos países, passando das superproduções de Hollywood a documentários de antropologia. O seu filme mais célebre é TAVASZI ZÁPOR (MARIA, LENDA HÚNGARA, 1932). Segundo Peter von Bagh, SONNENSTRAHL (também conhecido pelo título da sua versão francesa GARDEZ LE SOURIRE), “filme romântico e inexorável, é o equivalente europeu dos filmes feitos por Frank Borzage durante a Grande Depressão”. Em Viena, no meio do desemprego de massa, um homem e uma mulher encontram-se e, apesar de tudo, descobrem razões para continuar a viver: “o sol torna-se literalmente um raio de esperança, apesar da crueldade da máquina social”. A realização é típica do rico período que marca a transição do mudo para o sonoro. Gustav Frölich, o protagonista, é o ator que tem o papel principal em METROPOLIS, de Fritz Lang.