01/03/2019, 21h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Povos em Movimento – Migração, Exílio, Diáspora (I)
The Immigrant | The Immigrant
duração total da projeção: 139 min | M/12
THE IMMIGRANT
O Emigrante
de Charles Chaplin
com Charles Chaplin, Edna Purviance, Kitty Bradbury
Estados Unidos, 1917 – 19 min / mudo, intertítulos em inglês e legendagem eletrónica em português
THE IMMIGRANT
A Emigrante
de James Gray
com Marion Cotillard, Joaquin Phoenix, Jeremy Renner
Estados Unidos, 2013 – 120 min / legendado em português
THE IMMIGRANT é o filme ideal para a abertura deste Ciclo, pois é um clássico e não edulcora a realidade. O filme mostra-nos Charlot num barco de emigrantes (uma situação que Chaplin viveu na vida real) e a sua chegada a Nova Iorque, onde vive sem um tostão, como em tantos dos seus filmes. Uma das obras-primas absolutas de Chaplin, misto de desencanto e ironia. Realizado quase 100 anos depois, mas ambientado na mesma época e com o mesmo título (embora aqui a protagonista seja uma mulher), o filme de James Gray, ele próprio neto de imigrantes, conta-nos a história de uma imigrante polaca, que é obrigada a prostituir-se, enquanto tenta resgatar a irmã que, por motivos de saúde, está detida em Ellis Island. Foi o primeiro mergulho de Gray no filme histórico – os anos vinte do afluxo de imigrantes do leste europeu a Nova Iorque via Ellis Island (o filme abre com imagens da Estátua da Liberdade, imediatamente dando os EUA como uma nação de acolhimento), e é o mais “operático” filme de Gray, certamente o mais “italiano” e, em especial, “viscontiano”, no seu abandono ao senso melodramático. THE IMMIGRANT de Chaplin é apresentado numa cópia em versão digital restaurada.
04/03/2019, 15h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Povos em Movimento – Migração, Exílio, Diáspora (I)
Alambrista
O Alambrista!
de Robert M. Young
com Domingo Ambriz, Trinidad Silva, Linda Gillen
Estados Unidos, 1977 - 110 min
legendado eletronicamente em português | M/12
ALAMBRISTA é a segunda ficção de Robert M. Young, que há vinte anos realizava documentários para o cinema e a televisão. Um alambrista é um homem que se equilibra numa corda bamba e o termo é usado para designar os mexicanos que tentam emigrar clandestinamente para os Estados Unidos. O filme começa com a chegada do seu jovem protagonista ao país vizinho e faz-nos acompanhar o seu percurso, a sua relação com os outros imigrantes, a realidade do mundo do trabalho, a perseguição policial, mas também uma relação sentimental, até a um desenlace que não é feliz nem infeliz. Young filma com clareza e simplicidade, criando uma intensa identificação entre o espectador e o protagonista, o excelente Domingo Ambriz. Na Cinemateca, foi apresentado uma única vez, em 1981 (“Seleção de Filmes do 10º Festival Internacional de Cinema da Figueira da Foz”).
04/03/2019, 18h30 | Sala Luís de Pina
Povos em Movimento – Migração, Exílio, Diáspora (I)
The Juggler
O Malabarista
de Edward Dmyktryk
com Kirk Douglas, Milly Vitale, Paul Stewart
Estados Unidos, 1953 - 84 min
legendado eletronicamente em português | M/12
Depois de realizar alguns notáveis filmes negros nos anos quarenta (MURDER MY SWEET, CROSSFIRE), Edward Dmyktryk foi vítima da “caça às bruxas” do macarthysmo, à qual acabou por ceder, delatando diversas pessoas, o que lhe permitiu reatar a sua carreira, com THE JUGGLER. O filme conta a história de um sobrevivente do Holocausto que chega ao recém-fundado Estado de Israel, mas não consegue adaptar-se à nova vida, devido aos traumatismos que sofrera. Continua a sentir-se perseguido, o que permite ao realizador instalar um ambiente de tensão quase policial.
04/03/2019, 19h00 | Sala M. Félix Ribeiro
Povos em Movimento – Migração, Exílio, Diáspora (I)
Das Schönst Land der Welt
“O Mais Belo País do Mundo”
de Zelimir Zilnik
Áustria, Croácia, Eslovénia, Sérvia, 2018 - 101 min
legendado eletronicamente em português | M/12
Apresentado no passado mês de fevereiro, no âmbito da rubrica “Double Bill”, em antecâmara de “Povos em Movimento”, DAS SCHÖNST LAND DER WELT é o mais recente filme de Zelimir Zilnik, de quem a Cinemateca apresentou uma retrospetiva completa em 2015. Dois estranhos encontram-se numa multidão frente ao Parlamento austríaco. Um fugira da guerra na Síria, o outro escapara aos talibãs do Afeganistão. Têm coisas e interesses em comum: um sincero intercâmbio de experiências, uma tentativa de consolo mútuo. Um filme incisivo sobre os imigrantes, sem sentimentalismo ou sensacionalismo, com um olhar único sobre os temas atuais, com uma análise inteligente, que não esconde o aspecto humano. Zilnik em estado puro.
04/03/2019, 21h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Povos em Movimento – Migração, Exílio, Diáspora (I)
The Grapes of Wrath
As Vinhas da Ira
de John Ford
com Henry Fonda, Jane Darwell, John Carradine, Charles Grapewin, Ward Bond
Estados Unidos, 1940 - 129 min
legendado em português | M/12
Um dos retratos mais duros do cinema americano sobre a terrível situação de muitos agricultores americanos durante a Grande Depressão, que os obrigou a migrar. THE GRAPES OF WRATH adapta o romance homónimo de John Steinbeck sobre o périplo dos agricultores do Oklahoma arruinados por uma desastrosa seca e expulsos das suas terras pelos bancos, rumo à “terra prometida” da Califórnia. No papel principal, Henry Fonda tem uma das maiores criações da sua carreira. Um filme duro, com um tom inegavelmente “de esquerda” (“We are the people”), que mostra que John Ford, embora conservador, tinha as suas contradições.