CICLO
FILMar: A Verdade da Imagem, a Mentira do Discurso


Para abrir o verão, uma sessão dupla FILMar, que atravessa os vários espaços da Cinemateca e junta, em diálogo cruzado e comparado, nove filmes, a partir de uma carta branca ao realizador Jorge Jácome, autor de SUPER NATURAL, ante-estreado na nossa sala em maio, e atualmente em exibição. Os filmes de Jorge Jácome trabalham sobre o material – o espaço físico – enquanto depósito de dimensões imateriais que o condicionam – o discurso, o tempo, a passagem por ele –, sendo, por isso, exemplos de como o modo de fazer cinema responde a necessidades do contexto onde é produzido. Sendo filmes sobre a memória, desafiam a ideia de universalidade que o cinema deve compor. Por outro lado, propõem um modo de agir sobre o poder da imagem – de sedução, de manipulação do real e do presente –, que em tudo permite imaginar espetadores desafiados pelo tempo e a sua própria memória sobre as imagens. Esta é uma leitura contemporânea sobre o cinema enquanto arquivo emocional, tendo como fronteira de reflexão a sua frágil condição de recontextualizador de imagens do passado. A sessão é dupla, mas pode ser vista separadamente, mas antes e entre elas, no foyer das nossas salas, criamos uma outra experiência com MOOOOOON (2019), apresentado enquanto espelho com o mar, num filme--imagem feito para pensar o espaço para fora do ecrã, onde a inquietude e a surpresa ativam a nossa condição de espetadores de cinema, passando a ser observadores de um real mediado. 
 
 
15/06/2023, 19h00 | Sala M. Félix Ribeiro
Ciclo FILMar: A Verdade da Imagem, a Mentira do Discurso

Sessão a Verdade da Imagem: Diálogo com o Cinema de Jorge Jácome
duração total da projeção: 102 min | M/12
 
15/06/2023, 21h45 | Esplanada
Ciclo FILMar: A Verdade da Imagem, a Mentira do Discurso

Sessão a Mentira do Discurso
duração total da projeção: 111 min | M/12
15/06/2023, 19h00 | Sala M. Félix Ribeiro
FILMar: A Verdade da Imagem, a Mentira do Discurso

Em colaboração com a Portugal Films, a Fresnoy – Studio National des Arts Contemporains, e o apoio do programa EEAGrants 2020-2024
Sessão a Verdade da Imagem: Diálogo com o Cinema de Jorge Jácome
duração total da projeção: 102 min | M/12
Com a presença de Jorge Jácome
A SEA CAVE NEAR LISBON 
de Harry Short 
Portugal, 1896 – 1 min 

MADEIRA, A ILHA QUE NASCE DO MAR 
de Fernando Garcia 
Portugal, 1956 – 22 min 

SENTINELAS DO MAR 
de Miguel Spiguel 
Portugal, 1959 – 19 min 

FLORES 
de Jorge Jácome 
Portugal, 2017 – 26 min 

AGAR-AGAR 
de J.N. Pascal-Angot 
Portugal, 1970 – 11 min 

PAST PERFECT 
de Jorge Jácome 
Portugal, 2019 – 23 min / legendado em inglês e eletronicamente em português

FLORES e PAST PERFECT, de Jorge Jácome, são colocadas em diálogo com quatro títulos que integram o programa de digitalização do FILMar, propondo leituras diretas entre abordagens ao espaço – o das ilhas da Madeira e das Flores – e ao mar, enquanto lugar de trabalho, devoção, utopia, propaganda e guerra. No vai-e-vem temporal, fala-se de uma mesma ideia de transformação da memória: o que deveria ter sido, o que pode ser, e a dificuldade em criar um presente que se reveja nas imagens que são propostas. É uma viagem desde a primeira imagem que se conhece do cinema em Portugal, à possibilidade de o cinema criar narrativas de fuga, não apenas no discurso dos filmes, mas na intencionalidade criada pelo encadeamento de imagens dos diferentes filmes, que replica, pelo menos conceptualmente, uma ideia maior do cinema de Jorge Jácome, a fabricação de um real devedor de um sentido de pertença que o cinema ajuda a redimir. SENTINELAS DO MAR é apresentado em cópia digitalizada no âmbito do projeto FILMar, MADEIRA, A ILHA QUE NASCEU DO MAR e AGAR-AGAR, são títulos em processo de digitalização, apresentados nos seus formatos originais. 

consulte a FOLHA DA CINEMATECA aqui
15/06/2023, 21h45 | Esplanada
FILMar: A Verdade da Imagem, a Mentira do Discurso

Em colaboração com a Portugal Films, a Fresnoy – Studio National des Arts Contemporains, e o apoio do programa EEAGrants 2020-2024
Sessão a Mentira do Discurso
duração total da projeção: 111 min | M/12
Sessão com apresentação
FIESTA FOREVER 
de Jorge Jácome 
Portugal, França, 2016 – 21 min 

BALADA DA PRAIA DOS CÃES 
de José Fonseca e Costa 
Portugal, Espanha, 1987 – 90 min  

Em noite de abertura do cinema na esplanada, testamos relações sobre a ficção e o poder, juntando FIESTA FOREVER e a sua ideia de revisitação da verdade em espaços de fuga, com as mentiras criadas para construir uma narrativa, em BALADA DA PRAIA DOS CÃES, em primeira exibição digital, realizada no âmbito do FILMar. Um e outro filme, ao partirem da noite enquanto lugar de ficcionalização da memória, trabalham os espaços enquanto hipótese de fuga. Um e outro são filmes inscritos numa ideia de pós-memória, porque ativamente interessados em trabalhar a partir das suas falhas. A interdição, o desejo e a culpa são elementos de investigação a partir das ruínas da memória, da emoção e da verdade.

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