02/10/2017, 22h00 | Sala Luís de Pina
1917 no Ecrã II
Em colaboração com o Gosfilmofond – Fundo Nacional de Cinema da Federação da Rússia
Veter
“O Vento”
de Aleksandr Alov, Vladimir Naumov
com Eduard Bredun, Tamara Loginova, Elza Lezhdey
URSS, 1959 - 99 min
legendado eletronicamente em português | M/12
Aleksandr Alov e Vladimir Naumov formaram uma inseparável dupla de realizadores. Coassinaram dez longas-metragens e uma minissérie, entre 1951 e a súbita morte de Alov, em 1983, depois da qual Naumov continuou a trabalhar sozinho. Em alguns dos seus filmes realizados no início do “degelo” da segunda metade dos anos cinquenta, Alov e Naumov abordam temas clássicos do cinema soviético, dando-lhes porém um enfoque diferente daquele que até então predominava, numa espécie de mudança na continuidade. VETER foi realizado no âmbito dos festejos do quadragésimo aniversário da criação dos Komsomols, a Liga dos Jovens Comunistas. O filme conta o périplo, em 1918, de três jovens delegados da Liga que devem fazer a perigosa viagem até Moscovo, em plena guerra civil, para participarem no congresso da Liga. É considerado como um dos filmes que marcam o fim do aspecto romântico e trágico das personagens dos filmes soviéticos sobre o tema. Primeira exibição na Cinemateca.
03/10/2017, 15h30 | Sala M. Félix Ribeiro
1917 no Ecrã II
Em colaboração com o Gosfilmofond – Fundo Nacional de Cinema da Federação da Rússia
Sorok Pervyi
O Quadragésimo Primeiro
de Grigori Chukhrai
com Isolda Uzvickaja, Oleg Strizenov, Nicolai Kriuciv
URSS, 1957 - 90 min
legendado eletronicamente em português | M/12
Grigori Chukhrai (1921-2001) pertence a uma geração que sofreu em cheio o impacto da Segunda Guerra Mundial e só chegou à realização em meados dos anos cinquenta, em vésperas do “degelo” de Nikita Khruchev. O QUADRAGÉSIMO PRIMEIRO passa-se durante a guerra civil que se seguiu à revolução de 1917, seguindo uma história que já fora ilustrada num filme realizado por Jakob Protazanov em 1926: a ligação entre uma combatente do Exército Vermelho e um adversário, membro do exército “Branco”. O simples facto de um combatente anticomunista ser mostrado de maneira não caricata já era uma audácia nos anos cinquenta e o filme foi considerado como uma crítica ao culto dos heróis. Longe dos estereótipos guerreiros, Chukhrai descreve uma relação íntima, embora no desenlace a moral revolucionária predomine sobre os sentimentos pessoais. Primeira exibição na Cinemateca.
03/10/2017, 18h30 | Sala Luís de Pina
1917 no Ecrã II
Em colaboração com o Gosfilmofond – Fundo Nacional de Cinema da Federação da Rússia
Oktiabr
Outubro
de Sergei Eisenstein
com Boris Livanov, Nikolay Popov, Vasili Nikandrov
URSS, 1927 - 100 min
mudo, intertítulos em russo legendados português | M/12
OUTUBRO foi uma encomenda oficial para o décimo aniversário da Revolução Bolchevique e marca o começo do fim do estado de graça de Eisenstein junto às autoridades soviéticas, o que prenunciava o fim do grande cinema revolucionário soviético. Substituindo a “montagem de atrações” de POTEMKINE pela “montagem intelectual”, numa tentativa de veicular ideias abstratas através de imagens, OUTUBRO é o filme mais “experimental” alguma vez feito por Eisenstein. O filme teve um papel crucial na configuração do mito da Revolução, cujos acontecimentos decisivos, que acarretaram a abdicação do czar, ocorreram em fevereiro de 1917, ao passo que em outubro daquele ano deu-se um golpe de Estado que garantiu a vitória dos comunistas (a multidão não invadiu o palácio, como no filme). Neste sentido, OKTIABR é o mais célebre e mais perfeito exemplo da reinvenção de um acontecimento histórico pelo cinema.
03/10/2017, 21h30 | Sala M. Félix Ribeiro
1917 no Ecrã II
Em colaboração com o Gosfilmofond – Fundo Nacional de Cinema da Federação da Rússia
Reds
Reds
de Warren Beatty
com Warren Beatty, Diane Keaton, Edward Herrmann, Jerzy Kosinski, Jack Nicholson
Estados Unidos, 1981 - 195 min
legendado eletronicamente em português | M/12
Segunda longa-metragem de Warren Beatty como realizador, REDS é o exemplo supremo da recuperação de um acontecimento histórico pela máquina de Hollywood. O filme adapta 10 Days that Shook the World (1919), a célebre narrativa do jornalista americano John Reed, que acompanhou os acontecimentos da Revolução de Outubro, sem esconder as suas simpatias pelos bolcheviques. No filme, a História é um simples pano de fundo e os “dez dias que abalaram o mundo” abalam sobretudo a relação do casal, que é separado pelos acontecimentos. O crítico Alain Ménil observou que “se alguma coisa comove no filme, é a própria loucura do projeto: fazer a unanimidade do ‘establishment’, apossando-se de um tema que oculta”. E ainda que “REDS não altera nada, mas ocupa um espaço virgem: o da hagiografia oficiosa”. Na Cinemateca, não é apresentado desde 1998.
03/10/2017, 22h00 | Sala Luís de Pina
1917 no Ecrã II
Em colaboração com o Gosfilmofond – Fundo Nacional de Cinema da Federação da Rússia
Komissar
O Comissário
de Aleksandr Askoldov
com Nonna Mordyukova, Rolan Bykov, Raisa Nedashkovskaya
URSS, 1967 - 110 min
legendado eletronicamente em português | M/12
O título comercial português deste filme deveria ser A COMISSÁRIA pois a personagem principal é uma mulher e a cena culminante é um parto. Mas a palavra russa komissar é neutra, o que suscitou o equívoco. A primeira e única longa-metragem de Aleksandr Alskoldov tornou-se um dos mais célebres “filmes da perestroika”, pois foi imediatamente proibido (mais do que provavelmente por antissemitismo) e só foi autorizado a circular 20 anos depois, obtendo êxito nos circuitos de festivais e de cinemas de arte. A ação passa-se durante a Guerra Civil, quando uma comissária bolchevista, que descobre estar grávida, é acolhida numa aldeia por uma família judia, com quem fica até ao nascimento da criança. Na Cinemateca, não é apresentado desde 1997.