20/10/2016, 19h00 | Sala M. Félix Ribeiro
A Cinemateca com o Doclisboa: Peter Watkins | Por um Cinema Impossível: Documentário e Vanguarda em Cuba
Diary of an Unknown Soldier | Culloden
duração total da projeção: 89 min | M/12
Peter Watkins
Sessão apresentada por Pedro Fortes
DIARY OF AN UNKNOWN SOLDIER
de Peter Watkins
com Brian Robertson, Peter Watkins
Reino Unido, 1959 – 20 min / legendado eletronicamente em português
CULLODEN
de Peter Watkins
com Tony Cosgrove, Olivier Espitalier-Noel, Don Fairservice
Reino Unido, 1964 – 69 min / legendado eletronicamente em português
CULLODEN foi o primeiro projeto dirigido por Peter Watkins para o serviço de produção de documentários da BBC. Trata-se de uma reconstituição da Batalha de Culloden, no século XVIII, a última batalha "convencional" acontecida em solo britânico. Watkins aproxima-se da reconstituição num simulacro de reportagem, usando procedimentos do cinema direto e da linguagem televisiva (como as "entrevistas" aos soldados), no que é tanto uma forma de refletir sobre a representação mediática dos conflitos como de estabelecer um eco entre acontecimentos passados e acontecimentos presentes (eram os meados dos anos sessenta, em fundo estavam as várias guerras quentes da "Guerra Fria", nomeadamene o Vietname), processo a que Watkins voltaria noutros momentos da sua obra. O anti-militarismo de CULLODEN é anunciado em DIARY OF AN UNKNOWN SOLDIER, uma das curtas-metragens que lhe valeram o convite da BBC, e onde se segue o percurso na Primeira Guerra de um imaginário soldado britânico, encenado já num estilo de falsa reportagem.
20/10/2016, 21h30 | Sala M. Félix Ribeiro
A Cinemateca com o Doclisboa: Peter Watkins | Por um Cinema Impossível: Documentário e Vanguarda em Cuba
The Forgotten Faces | The War Game
duração total da projeção: 65 min | M/12
Peter Watkins
Sessão apresentada por Pedro Fortes
THE FORGOTTEN FACES
de Peter Watkins
com Frank Hickey, Michael Roy, John Newing
Reino Unido, 1961 – 17 min / legendado eletronicamente em português
THE WAR GAME
de Peter Watkins
com Michael Aspel, Peter Graham
Reino Unido, 1965 – 48 min / legendado eletronicamente em português
Em THE WAR GAME, segundo telefilme realizado por Watkins para a BBC, tratava-se de alertar para a ameaça devastadora da guerra nuclear e dos seus efeitos, mas também para a hipocrisia e desonestidade subjacentes aos discursos oficiais sobre o tema. Tratando o assunto como um “documentário ficcionado”, como se um ataque nuclear tivesse mesmo sacudido a Grã-Bretanha, o resultado saiu tão perturbante que a BBC, considerando o filme demasiado “assustador” para ser servido ao conforto doméstico dos telespectadores, renunciou à sua exibição televisiva, lançando o filme para o circuito das salas. Com um sucesso que chegou aos EUA, onde THE WAR GAME ganhou um Óscar para melhor documentário de longa-metragem. Em THE FORGOTTEN FACES, filmado com muito poucos meios mas em absoluta fidelidade aos seus princípios, Watkins encena a sublevação húngara de 1956 que culminou com a invasão soviética.
21/10/2016, 15h00 | Sala Luís de Pina
A Cinemateca com o Doclisboa: Peter Watkins | Por um Cinema Impossível: Documentário e Vanguarda em Cuba
The Forgotten Faces | The War Game
duração total da projeção: 65 min | M/12
Peter Watkins
Sessão apresentada por Pedro Fortes
THE FORGOTTEN FACES
de Peter Watkins
com Frank Hickey, Michael Roy, John Newing
Reino Unido, 1961 – 17 min / legendado eletronicamente em português
THE WAR GAME
de Peter Watkins
com Michael Aspel, Peter Graham
Reino Unido, 1965 – 48 min / legendado eletronicamente em português
Em THE WAR GAME, segundo telefilme realizado por Watkins para a BBC, tratava-se de alertar para a ameaça devastadora da guerra nuclear e dos seus efeitos, mas também para a hipocrisia e desonestidade subjacentes aos discursos oficiais sobre o tema. Tratando o assunto como um “documentário ficcionado”, como se um ataque nuclear tivesse mesmo sacudido a Grã-Bretanha, o resultado saiu tão perturbante que a BBC, considerando o filme demasiado “assustador” para ser servido ao conforto doméstico dos telespectadores, renunciou à sua exibição televisiva, lançando o filme para o circuito das salas. Com um sucesso que chegou aos EUA, onde THE WAR GAME ganhou um Óscar para melhor documentário de longa-metragem. Em THE FORGOTTEN FACES, filmado com muito poucos meios mas em absoluta fidelidade aos seus princípios, Watkins encena a sublevação húngara de 1956 que culminou com a invasão soviética.
21/10/2016, 15h30 | Sala M. Félix Ribeiro
A Cinemateca com o Doclisboa: Peter Watkins | Por um Cinema Impossível: Documentário e Vanguarda em Cuba
Privilege
de Peter Watkins
com Paul Jones, Jean Shrimpton, Mark London
Reino Unido, 1967 - 103 min
legendado eletronicamente em português | M/12
Peter Watkins
Sessão apresentada por Pedro Fortes
Os elementos alienadores da cultura pop, maioritariamente virada para a juventude, que explodiu nos anos sessenta e com especial incidência em Inglaterra, formam o núcleo temático de PRIVILEGE, história de uma vedeta da música "pop" manipulada, com intuitos políticos, pelo Governo. A ficção e a parábola são assumidas neste primeiro filme de Watkins depois de abandonar a BBC (instatisfeito com o tratamento dado pela estação a THE WAR GAME), mas o estilo é ainda o da falsa reportagem, mergulhando no "realismo" convencional dos processos do documentário ou da televisão para um retrato politicamente paranoico da agitação cultural da década de sessenta. Foi também a primeira vez que filmou a cores.
21/10/2016, 19h00 | Sala M. Félix Ribeiro
A Cinemateca com o Doclisboa: Peter Watkins | Por um Cinema Impossível: Documentário e Vanguarda em Cuba
El Megano | La Vivienda | Sexto Aniversario | Asamblea General | Noticiero 49
duração total da projeção: 87 min | M/12
Por Um Cinema Impossível: Documentário e Vanguarda em Cuba
Sessão apresentada por Michael Chanan
EL MEGANO
de Julio García Espinosa, Tomás Gutiérrez Alea
Cuba, 1955 – 25 min / legendado eletronicamente em português
LA VIVIENDA
de Julio García Espinosa
Cuba, 1959 – 21 min / legendado eletronicamente em português
SEXTO ANIVERSARIO
de Julio García Espinosa
Cuba, 1959 – 18 min / legendado eletronicamente em português
ASAMBLEA GENERAL
de Tomás Gutiérrez Alea
Cuba, 1960 – 14 min / legendado eletronicamente em português
NOTICIERO 49
de Santiago Álvarez
Cuba, 1961 – 9 min / legendado eletronicamente em português
A abrir a sessão dos inícios do cinema cubano do período da revolução castrista está EL MEGANO, primeiro filme de Julio García Espinosa, um dos seus nomes fundamentais, e uma obra que veio a marcar a recusa da imagem da ditadura de Batista, de tal forma que o seu negativo foi apreendido, assim como o próprio realizador. De inspiração neorrealista, Espinosa filma habitantes e trabalhadores da ilha a interpretarem os seus próprios papéis numa revolta contra as pobres condições laborais. Os restantes filmes são filmados em liberdade: LA VIVIENDA denuncia as diferenças de privilégios entre classes através de imagens das casas de Havana; SEXTO ANIVERSARIO, primeiro filme integralmente produzido pelo Instituto Cubano da Arte e Indústria Cinematográfica (ICAI), celebra a data de assalto ao quartel Moncada, em 1953 (e que deu prisão a Fidel Castro); ASAMBLEA GENERAL (onde trabalhou Néstor Almendros) foca-se na concentração da Primeira Declaração de Havana (de independência contra os EUA); e NOTICIERO 49 reúne atualidades culturais e económicas, como a nacionalização das distribuidoras de cinema americanas. À exceção de NOTICIERO 49, os filmes a apresentar são primeiras exibições na Cinemateca.