27/06/2015, 11h00 | Salão Foz
Cinemateca Júnior
CONSTRUIR UMA LANTERNA MÁGICA
Atelier Família

Conceção e orientação: Ricardo Mata
 

a partir dos 7 anos, crianças acompanhadas por um adulto / duração: 2 horas
 

E se te disséssemos que com duas lupas e um candeeiro podias ver os teus desenhos projetados numa parede? Se numa caixa de cartão pudesses encontrar a luz de uma lanterna mágica do séc. XVII? Cada grupo familiar participante vai construir a sua lanterna mágica que levará consigo no final do atelier.
 

27/06/2015, 15h00 | Salão Foz
Cinemateca Júnior
MODERN TIMES
Tempos Modernos
de de Charles Chaplin
com com Charles Chaplin, Paulette Goddard
Estados Unidos, 1936 – 8 min / legendado em portug, 1936 - 87 min
Estados Unidos, 1936 – 8 min / legendado em português | M/6

Charlot desafia os tempos modernos, fazendo da indústria mecânica e dos conflitos laborais o alvo da sua sátira. Charlot apanha uma bandeira vermelha e é preso como agitador, domina uma revolta na cadeia e é louvado pelo poder. No fundo, uma irresistível crítica à desumanização e a luta, sempre atual, da busca do amor. O último filme mudo de Charlot (ou melhor, quase mudo) e da sua personagem de vagabundo.

27/06/2015, 15h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Double Bill
LIFEBOAT | LE HAVRE
duração total da projeção: 189 min | M/12
entre a projeção dos dois filmes há um intervalo de 30 minutos

LIFEBOAT
Um Barco e Nove Destinos
de Alfred Hitchcock
com Tallulah Bankhead, Walter Slezak, William Bendix, Hume Cronyn, John Hodiak
Estados Unidos, 1943 – 96 min / legendado em português
LE HAVRE
Le Havre
de Aki Kaurismaki
com André Wilms, Blondin Miguel, Jean-Pierre Darroussin, Kati Outinen
Alemanha, França, Finlândia, 2011 – 93 min / legendado em português

Um dos mais prodigiosos tours de force de Hitchcock, que centra toda a ação da hora e meia de LIFEBOAT num salva-vidas onde se juntam os oito sobreviventes de um barco torpedeado por um submarino alemão e um tripulante deste submarino, que eles recolhem e acaba por os dominar. Com argumento adaptado de uma história de John Steinbeck, escrita a pedido de Hitchcock, o filme, realizado em plena Segunda Guerra Mundial, também é um notável exemplo de propaganda política, mais exatamente antinazi. De 2011, LE HAVRE é a mais recente longa-metragem do finlandês Aki Kaurismaki, o filme de uma cidade portuária da Normandia francesa protagonizado pelas personagens de Marcel Marx (André Wilms) e Arletty (Kati Outinen) que aí procuram um novo começo, em que ele, escritor sem sorte, se torna engraxador de sapatos e conhece uma criança africana refugiada de quem se torna protetor. “Neste mundo ‘de cinema’ – a fotografia de Timo Salminen faz o milagre habitual: recupera uma luz de estúdio, totalmente em desuso, a aplica-a mesmo às cenas de exteriores – o cinema ainda pode mais do que a vida. É o mais otimista dos filmes de Kaurismaki em muitos anos, mesmo se, por todas, se trata de um otimismo ‘de fábula’” (Luís Miguel Oliveira, Ípsilon).
 

27/06/2015, 18h30 | Sala Luís de Pina
Rever Manuel Guimarães

Em colaboração com o Museu do Neo-Realismo
O RITMO NA VIDA | EXPRESSOS “LISBOA-MADRID” | LOTAÇÃO ESGOTADA
duração total da sessão: 119 min | M/12

O RITMO NA VIDA
Portugal, 1968 – 11 min
EXPRESSOS “LISBOA-MADRID”
Portugal, 1969 – 14 min
de Manuel Guimarães
LOTAÇÃO ESGOTADA
de Manuel Guimarães
com Artur Semedo, Miguel Franco, Luísa Neto, Edith Sarah, Ana Elsa
Portugal, 1972 – 94 min

Da última fase da sua obra, concluída com CÂNTICO FINAL alguns anos depois, este filme de Manuel Guimarães (realizador e produtor) tem argumento e diálogos de Mário Braga a partir de uma ideia de Artur Semedo, fotografia de Abel Escoto e música de António Victorino d’Almeida. Trata-se de um filme ambientado numa localidade fictícia, a Casconha, cujo cemitério local está cheio (“lotação esgotada”) sendo a construção do novo cemitério a grande obra do mandato do presidente da câmara, cujo corolário, a inauguração, é retardada pela vitalidade dos habitantes do município. Metáfora crítica da sociedade portuguesa da época, LOTAÇÃO ESGOTADA foi um filme particular e injustamente mal recebido na altura. Antecedem-no as curtas-metragens promocionais O RITMO NA VIDA (patrocinada pelo então BESCL-Banco Espírito Santo e Comercial de Lisboa) e EXPRESSOS “LISBOA-MADRID” (patrocinado pela Companhia dos Caminhos de Ferro Portugueses).
 

27/06/2015, 21h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Jerry Lewis – A Ordem Desordenada
ARIZONA DREAM
Arizona Dream
de Emir Kusturica
com Johnny Depp, Jerry Lewis, Faye Dunaway, Lili Taylor, Vincent Gallo, Paulina Porizkova
Estados Unidos/França, 1993 - 142 min
legendado eletronicamente em português | M/16

Emir Kusturica numa digressão americana após o triunfo de O TEMPO DOS CIGANOS. Kusturica transporta para a paisagem clássica do western, o mesmo imaginário fantástico e surrealizante que marca o encontro entre Jerry Lewis (num dos seus últimos filmes), e Johnny Depp, tio e sobrinho, nesta insólita história com toques de absurdo.