09/02/2015, 19h00 | Sala M. Félix Ribeiro
BOLOGNA MONUMENTALE
de autor não identificado
Itália, 1912 – 5 min / mudo, com intertítulos em italiano legendadas eletronicamente em português
TONTOLINI È TRISTE
de autor não identificado
com Ferdinand Guillaume (Tontolini)
Itália, 1911 – 7 min / mudo, com intertítulos em italiano legendados eletronicamente em português
LA PEINE DU TALION
de Gaston Velle
com Fernand Rivers
França, 1906 – 5 min / mudo, com intertítulos em italiano legendados eletronicamente em português
LES BORDS DE LA TAMISE D’OXFORD À WINDSOR
de autor não identificado
França, 1914 – 6 min / mudo, com intertítulos em italiano legendados eletronicamente em português
MAMMIFÈRES AMÉRICAINS: PACA, COATI, TATOUS, MARAS
de autor não identificado
França, 1914 – 5 minutos / mudo, com intertítulos em italiano e legendagem eletrónica em português
MACISTE
de Luigi Romano Borgnetto, Vincenzo Denizot
com Bartolomeo Pagano, Clementina Gay, Leone Papa, Amelia Chellini
Itália, 1915 – 65 min / mudo, com intertítulos em italiano legendados eletronicamente em português
Reunindo produções da Latium Film, da Cines e da Pathé Frères, o programa de títulos dos primórdios do cinema que abre a sessão mistura puros documentos, inclusive um sobre a fauna da longínqua América do Sul (para onde muitos italianos emigravam neste período) e duas peças de fição, uma das quais com um cómico então célebre, Tontolini, também conhecido como Polidor. Mas o que une todos estes filmes é o trabalho sobre a cor nos primórdios do cinema, mais exatamente a técnica do pochoir, próxima da estética dos cromos e bilhetes-postais do período. Nesta primeira parte da sessão, o puro prazer de ver obras milagrosamente intactas feitas há mais de cem anos, é ampliado pelo trabalho sobre a cor, cuidadosamente restaurada pela cinemateca de Bolonha. A sessão prossegue com MACISTE: em 1914, Giovanni Pastrone realizou o extraordinário CABIRIA, um filme monumental situado na Antiguidade. Um dos personagens era Maciste, um escravo leal e de extraordinária força física. O êxito foi tamanho, que Maciste, incarnado pelo estivador Bartolomeo Pagano, transformou-se no primeiro herói musculado da história do cinema e viveu variadas aventuras em cerca de trinta filmes, antes de ser ressuscitado nos anos cinquenta, com a nova voga do peplum. No filme que vamos ver, o primeiro da série, uma jovem esconde-se de um bando de malfeitores num cinema onde é apresentado CABIRIA e pede ajuda a Maciste… A apresentar em cópias 35mm.