20/11/2014, 15h30 | Sala Dr. Félix Ribeiro
Outras Sessões de Novembro
FRENZY
Perigo na Noite
de Alfred Hitchcock
com Jon Finch, Barry Foster, Barbara Leigh-Hunt, Anna Massey
Reino Unido, 1972 - 116 min
legendado em português | M/12

Para o seu penúltimo filme, Hitchcock regressou à sua Inglaterra natal (“Uma vez londrino, sempre londrino”, escreveu Penelope Houston à época). FRENZY mostra-nos um serial killer em ação no grande mercado de Covent Garden. À dura violência do criminoso, junta-se o humor típico de Hitchcock, sobretudo nas cenas que envolvem o polícia que tenta resolver o caso e cuja mulher se julga uma grande cozinheira. Entre o humor e a provocação, Hitchcock numa das suas obras mais geniais.

20/11/2014, 19h00 | Sala Dr. Félix Ribeiro
Werner Schroeter

Em colaboração com o Goethe Institut e a Cinemateca de Munique
WILLOW SPRINGS
de Werner Schroeter
com Magdalena Montezuma, Christine Kaufmann, Ila von Hasperg
República Federal da Alemanha, 1972-73 - 77 min
legendado em português | M/16

WILLOW SPRINGS é uma das obras mais complexas e radicais do cinema moderno, marcando uma espécie de transição entre aquilo a que se chamou um método de “colagem” de que EIKKA KATAPPA é o exemplo maior e o realismo agónico de DER ROSENKÖNIG, que conta a “história” da relação entre três mulheres que vivem isoladas no deserto. O ponto de partida para o filme, segundo Schroeter, foi a morte de Marilyn Monroe. A apresentar em cópia digital.

20/11/2014, 19h30 | Sala Luís de Pina
Werner Schroeter

Em colaboração com o Goethe Institut e a Cinemateca de Munique
DER BOMBERPILOT
de Werner Schroeter
com Magdalena Montezuma, Carla Aulaulu, Mascha Elm Rabben
República Federal da Alemanha, 1970 - 65 min
legendado em português | M/16

Neste filme, pela primeira vez, Schroeter aborda o passado nazi da Alemanha, sem se afastar, no entanto, da sua maneira habitual de trabalhar. Este passado é evocado através das figuras de três personagens femininas fictícias, que tinham atuado em espetáculos de palco durante o período nazi. Segundo Michel Legrand, através destas três figuras Schroeter transmite a desordem e a repressão mental que levaram a lembrança das atrocidades nazis a ser atenuada na memória coletiva alemã. Mais uma vez, a música, está no cerne do cinema de Schroeter. A apresentar em cópia digital.

20/11/2014, 21h30 | Sala Dr. Félix Ribeiro
O Lugar dos Ricos e dos Pobres no Cinema e na Arquitetura em Portugal – O Livro

Em colaboração com a Editora Dafne
LAS HURDES | EL ANGEL EXTERMINADOR
duração total da sessão: 122 minutos | M/12
com a presença de José Neves

LAS HURDES
Terra sem Pão
de Luis Buñuel
Espanha, 1933 – 30 min / legendado eletronicamente em português
EL ANGEL EXTERMINADOR
de Luis Buñuel
com Claudio Brook, Enrique Rambal, Jacqueline Andere, Silvia Pinal
México, Espanha, 1962 – 92 min / legendado em português

LAS HURDES de Buñuel, espantoso e cruel documentário sobre a mais miserável e atrasada região de Espanha, com sequências famosas: o regato onde bebem e que também é esgoto, o burro morto transformado em colmeia. A melhor explicação para EL ÁNGEL EXTERMINADOR é que, racionalmente, não tem nenhuma”. Assim “explica” Luis Buñuel a sua obra-prima e o penúltimo filme que dirigiu no México, fábula feroz sobre a burguesia presa dos seus conceitos, preconceitos e ideias feitas, onde um grupo de pessoas é misteriosamente impedido de sair de uma festa.
 

20/11/2014, 22h00 | Sala Luís de Pina
A Cinemateca com o Doclisboa: Johan van der Keuken

Em colaboração com o Doclisboa’14 – Festival Internacional de Cinema
AMSTERDAM AFTERBEAT | TO SANG FOTOSTUDIO | LIVING WITH YOUR EYES
duração total da sessão: 106 minutos | M/12

AMSTERDAM AFTERBEAT
TO SANG FOTOSTUDIO
de Johan van der Keuken
Holanda, 1997, 1997 – 35, 16 min / legendados eletronicamente em português
LEVEN MET JE OGEN / LIVING WITH YOUR EYES
de Rámon Gieling
Holanda, 1997 – 55 min / legendado eletronicamente em português

AMSTERDAM AFTERBEAT é um pequeno filme que retoma os finais das takes de AMSTERDAM GLOBAL VILLAGE, organizando-se ao ritmo das claquetes de Noshka van der Lely, responsável pelo som de grande parte dos filmes de van der Keuken e sua companheira. TO SANG FOTOSTUDIO concentra-se igualmente em Amesterdão e em concreto num estúdio de um fotógrafo chinês, que acolhe clientes das mais variadas nacionalidades que trabalham na sua rua. O Sr. To Sang retrata os seus vizinhos e van der Keuken filma-o a fotografar. Por sua vez, em LEVEN MET JE OGEN, documentário que acompanha TO SANG FOTOSTUDIO, Rámon Gieling filmará van der Keuken na rodagem do seu próprio filme. Amesterdão, a diversidade dos seus habitantes, mas também aqueles que a filmam, são assim os protagonistas de uma sessão que enfatiza os métodos do cineasta no modo como aborda o mundo, e que assinala o seu regresso ao mundo da fotografia.