11/02/2023, 15h00 | Salão Foz
Cinemateca Júnior – Sábados em Família
Peter Pan
As Aventuras de Peter Pan
de Clyde Geronimi, Wilfred Jackson
Estados Unidos, 1953 - 69 min
dobrado em português | M/6
Um dos mais populares livros para crianças, escrito no começo do século XX por J.M. Barrie, inúmeras vezes adaptado ao teatro e ao cinema.  Esta versão de Walt Disney em desenhos animados é provavelmente a mais famosa de todas elas, com os seus desenhos do jovem herói e da fada Sininho. É a história de uma criança que se recusa a crescer e vive num mundo fantástico, a Terra do Nunca.

consulte a FOLHA DA CINEMATECA JÚNIOR aqui
11/02/2023, 15h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Double Bill
What Maisie Knew | Yama no Anata
duração total da projeção: 118 min | M/12
entre a projeção dos dois filmes há um intervalo de 20 minutos
WHAT MAISIE KNEW
de Babette Mangolte
com Epp Kotkas, Kate Manheim, Saskia Noordhoek-Hegt, Linda Patton, Yvonne Rainer, Philip Glass
Estados Unidos, 1975 – 56 min

YAMA NO ANATA
Para Além das Montanhas
de Aya Koretzky
Portugal, 2011 – 62 min / legendado em português

WHAT MAISIE KNEW é o primeiro filme de Babette Mangolte e assenta numa noção de câmara subjetiva e no ponto de vista de uma criança, associando-se a uma releitura do romance de Henry James. Maisie vive com o seu pai e a sua mãe e observa o mundo à sua volta com o olhar à altura de uma criança que filtra o quotidiano com as suas disputas e expectáveis mudanças. “É um filme sobre o ato de olhar. A minha aposta era que as pequenas variações de alguns elementos recorrentes encorajariam o espectador a recorrer à associação livre e a fantasiar algum tipo de narrativa.” (Mangolte). PARA ALÉM DAS MONTANHAS é um ensaio biográfico de Aya Koretzky sobre o encontro dos seus pais, a sua vida na confusão urbana de Tóquio, e a sua chegada e transição, em criança, para o campo português, junto ao Mondego, onde aprendeu a construir um novo tempo, junto deles, e a conviver com um fluxo de memórias, cartas escritas, fotografias e ilusões. WHAT MAISIE KNEW é apresentado pela primeira vez na Cinemateca.

consulte a FOLHA DA CINEMATECA de WHAT MAISIE KNEW, aqui

consulte a FOLHA DA CINEMATECA de YAMA NO ANATA, aqui
11/02/2023, 19h00 | Sala M. Félix Ribeiro
O Que Quero Ver
Raging Bull
O Touro Enraivecido
de Martin Scorsese
com Robert De Niro, Cathy Moriarty, Joe Pesci, Frank Vincent, John Turturro
Estados Unidos, 1980 - 125 min
legendado em português | M/16
Um dos filmes mais importantes da década de oitenta, RAGING BULL conta a história de Jake LaMotta, campeão mundial de pugilismo em pesos-médios. Um prodigioso exercício cinematográfico de Scorsese, filmado a preto e branco, em que o sacrifício da personagem de LaMotta, as suas obsessões, e a interpretação de De Niro (secundado por Joe Pesci, no papel do seu irmão) elevam a arte de Scorsese, junto da montagem de Thelma Schoonmaker, para o patamar mais alto do cinema norte-americano.

consulte a FOLHA DA CINEMATECA aqui
11/02/2023, 21h30 | Sala M. Félix Ribeiro
A Cinemateca com o Kino: História(s) do Cinema Alemão
Hitler’s Hollywood
de Rüdiger Suchsland
Alemanha, 2017 - 105 min
legendado eletronicamente em português | M/12
O realizador de “DE CALIGARI A HITLER” detém-se agora no cinema alemão de 1933-1945, refletindo sobre a era da propaganda nazi. Assente numa reveladora montagem de excertos de filmes, HITLER’S HOLLYWOOD refere a produção de cerca de mil longas-metragens nesse período, das quais um número reduzido seria propaganda declarada e um número ainda mais reduzido podia considerar-se entretenimento inofensivo. “O cinema do Terceiro Reich era uma indústria fortemente censória simultaneamente marcada pelo desejo de ser uma fábrica de sonhos alemães. Olhamos para estes filmes e para as pessoas que os fizeram. Para como os estereótipos do ‘inimigo’ e os valores do amor e do ódio conseguiram ser plantados no espírito dos espectadores, através dos ecrãs.” (Rüdiger Suchsland)

consulte a FOLHA DA CINEMATECA aqui