THE TRAMP
O Vagabundo
de Charles Chaplin
com Charles Chaplin, Billy Armstrong, Lloyd Bacon, Edna Purviance
Estados Unidos, 1915 – 26 min
ONE WEEK
“Uma Semana”
de Buster Keaton, Edward F. Cline
com Buster Keaton, Sybil Seely, Joe Roberts
Estados Unidos, 1920 – 25 min
I DO
Sim, Aceito!
de Hal Roach
com Harold Lloyd, Mildred Davis, Noah Young
Estados Unidos, 1921 – 22 min
Todos os grandes realizadores/atores do cinema cómico mudo aprenderam a fazer cinema em dezenas de filmes curtos, antes de passarem aos filmes longos que os celebrizaram. Hoje vamos mostrar três dessas curtas-metragens, cada uma delas do início da carreira de três estrelas do género: Charles Chaplin, Buster Keaton e Harold Lloyd, claro. THE TRAMP (de 1915) é um marco na obra de Chaplin, considerado o primeiro grande filme de Charlot, no qual a sua personagem do vagabundo passa de “joguete inconsciente das catástrofes a um homem que se opõe, luta, vive” (Jean Mitry). ONE WEEK (1920) é a primeira curta que Buster Keaton reconhecia como verdadeiramente sua e um dos seus filmes mais notáveis; o herói recebe de presente de casamento uma casa pré-fabricada, que deveria construir segundo a ordem indicada nas caixas, não fosse o seu rival trocar a ordem das mesmas… Em I DO (1921) Harold Lloyd é o habitual rapaz simpático de óculos, desta vez recém-casado (a rapariga é Mildred Davis, que na vida real se casou com Lloyd pouco depois, e permaneceram casados até à morte desta em 1969. Ambos aceitam tomar conta de dois adoráveis sobrinhos, o que se revela uma tarefa bem mais difícil do que esperavam.
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