24/09/2020, 15h30 | Sala M. Félix Ribeiro
In Memoriam Ennio Morricone
Days of Heaven
Dias do Paraíso
de Terrence Malick
com Richard Gere, Brooke Adams, Sam Shepard, Linda Man, Robert Wilke
Estados Unidos, 1978 - 93 min
legendado eletronicamente em português | M/12
Segundo filme de Malick, feito com o mesmo rigor “documental” do primeiro (BADLANDS), e possuído de um lirismo na descrição da vida dos camponeses e do trabalho nas grandes quintas no Texas no começo do século passado (marcado também pela introdução da nova maquinaria) que evoca simultaneamente a pintura de Grant Wood e os filmes clássicos do género, de King Vidor (OUR DAILY BREAD) ou de John Ford (GRAPES OF WRATH). Mas as paixões proibidas atravessam o filme e subvertem a “pastoral”, transformando-a num ritual de violência e erotismo. A apresentar em cópia digital.

Consulte a FOLHA DA CINEMATECA aqui.
24/09/2020, 19h00 | Sala M. Félix Ribeiro
Com A Linha De Sombra
A Santa Aliança
de Eduardo Geada
com Io Apolloni, Lia Gama, Henrique Viana, Helena Isabel
Portugal, 1977 - 119 min
M/12
com a presença de Eduardo Geada
Terceira longa-metragem de ficção de Eduardo Geada, depois de SOFIA E A EDUCAÇÃO SEXUAL e O FUNERAL DO PATRÃO, A SANTA ALIANÇA centra-se na história de uma família de financeiros influentes no período imediatamente posterior à revolução de abril de 1974. A fotografia é de Manuel Costa e Silva, a música e canções de Pedro Osório e os diálogos de Manuel Machado da Luz, com Gonçalves Preto e Eduardo Geada. Exibido na Quinzena dos Realizadores do Festival de Cannes em 1978. A apresentar em cópia nova digital.

Consulte a FOLHA DA CINEMATECA aqui.
24/09/2020, 21h30 | Esplanada
Revisitar Os Grandes Géneros: A Comédia (Parte Ii) - A Comédia, Improvavelmente
Leningrad Cowboys Go America
de Aki Kaurismäki
com Matti Pellonpãá. Kari Vàànãnen, Sakke Jàrvenpàà, Heikki Keskinen
Finlândia/Suécia, 1989 - 80 min
legendado eletronicamente em português | M/12
Um grupo rock finlandês desiste de uma procura infrutífera de sucesso no seu país e parte para os Estados Unidos, onde chega sem dinheiro e sem papéis. LENINGRAD COWBOYS GO AMERICA foi o maior sucesso de Aki Kaurismäki, dando origem a uma sequela, em que o seu realizador "sabotou" as expectativas criadas pelo filme anterior.

Consulte a FOLHA DA CINEMATECA aqui.