02/11/2016, 21h30 | Sala M. Félix Ribeiro
República Federal da Alemanha 1949-63: Amados e Rejeitados
Ludwig II – Glanz und end Eines Königs
O Rei Louco
de Helmut Käutner
com O. W. Fischer, Marianne Koch, Ruth Leuwerik
República Federal da Alemanha, 1954 - 115 min
legendado eletronicamente em português | M/12
A personagem de Luís II da Baviera fascina o cinema desde os seus começos. O famoso rei surge pela primeira vez no ecrã numa biografia de Wagner de 1913 e o primeiro filme dedicado à sua pessoa foi realizado na Áustria em 1922. Em meados dos anos cinquenta, enquanto na Áustria começava a triunfal série de filmes sobre a imperatriz Sissi, Helmut Käutner realizou este belíssimo filme em Technicolor, subtitulado “brilho e fim de um rei”. O filme é um objeto de prestígio mais do que um “filme popular”, na medida em que não altera os acontecimentos da vida do biografado. A mise-en-scène é repleta de ideias, nada tem de decorativa.
03/11/2016, 19h00 | Sala M. Félix Ribeiro
República Federal da Alemanha 1949-63: Amados e Rejeitados
Waldwinter. Glocken der Heimat
“O Inverno na Floresta. Os Sinos da Pátria”
de Wolfgang Liebeneiner
com Claus Holm, Sabine Berthman, Rudolf Forster
República Federal da Alemanha, 1956 - 97 min
legendado eletronicamente em português | M/12
Wolfgang Liebeneiner (1905-87) começou a sua carreira como ator e será lembrado para sempre como o protagonista masculino de LIEBELEI, de Max Ophuls. Lançou-se na realização em 1937 e retomou, com grande êxito, a carreira de realizador a seguir à guerra, nomeadamente com filmes sobre a família Trapp, que inspirou THE SOUND OF MUSIC. WALDWINDER. GLOCKEN DER HEIMAT adapta um romance de Paul Keller, que já fora levado ao cinema nos anos trinta e cuja ação é aqui transposta para 1944, quando os Russos invadem a Silésia: uma família de aristocratas foge do seu castelo e começa uma nova vida. Boa parte da história passa-se em florestas cobertas de neve.
04/11/2016, 19h00 | Sala M. Félix Ribeiro
República Federal da Alemanha 1949-63: Amados e Rejeitados
Der Verlorene
“O Homem Perdido”
de Peter Lorre
com Peter Lorre, Karl John, Renate Mannhardt, Johanna Hofer
República Federal da Alemanha, 1951 - 97 min
legendado eletronicamente em português | M/12
Escrito, realizado e interpretado pelo inesquecível intérprete de M, quando do seu regresso à Alemanha no pós-guerra, DER VERLORENE é um dos mais insólitos e intrigantes filmes da História do cinema e está para o cinema alemão deste período como o filme de Lang esteve para a fase anterior, na forma como expõe os sintomas de uma sociedade doente, tendo como personagem também um assassino psicopata que age por impulsos momentâneos. Único filme realizado por Lorre e uma joia única, como THE NIGHT OF THE HUNTER foi para outro grande ator: Charles Laughton.
05/11/2016, 21h30 | Sala M. Félix Ribeiro
República Federal da Alemanha 1949-63: Amados e Rejeitados
Rose Bernd
Uma Rosa no Lodo
de Wolfgang Staudte
com Maria Schell, Raf Vallone, Käthe Gold
República Federal da Alemanha, 1957 - 108 min
legendado eletronicamente em português | M/12
Wolfgang Staudte (1906-84) foi o cineasta alemão internacionalmente mais reputado nos anos cinquenta. Käutner realizou o primeiro filme alemão que se fez notar a seguir à Segunda Guerra Mundial: DIE MÖRDER SIND UNTER UNS (“OS ASSASSINOS ESTÃO ENTRE NÓS”), em 1946, realizado no sector soviético da cidade, antes da divisão oficial desta. ROSE BERND conta-nos a história de uma mulher às voltas com três homens: o patrão que abusa dela, o camponês com quem se casa e um operário que a abandona com desprezo depois de ela “ceder”. À época, Eric Rohmer comentou em Arts: “Como acontece sempre que uma linha é mantida até ao fim, ficamos com uma impressão de força. Este cinema (…) exibe as suas belezas metódicas e labregas com tamanho desprezo pelas modas do momento que é impossível julgá-lo severamente”.
07/11/2016, 17h30 | Sala M. Félix Ribeiro
República Federal da Alemanha 1949-63: Amados e Rejeitados
Conferência de Jean Douchet sobre o Túmulo Índio, de Fritz Lang
Entrada gratuita mediante o levantamento de ingressos na bilheteira.
No âmbito do Ciclo “República Federal da Alemanha 1949-63: Amados e Rejeitados”, a Cinemateca tem o prazer de acolher uma conferência de Jean-Douchet sobre TÚMULO ÍNDIO, obra-prima da fase final da obra de Fritz Lang. Verdadeiro monumento vivo da crítica cinematográfica, ativo desde os anos cinquenta, autor de incontáveis artigos e diversos livros, Jean Douchet, que dispensa maiores apresentações, é um incomparável conferencista, como já puderam constatar mais de uma vez os espectadores da Cinemateca, onde a sua presença mais recente foi em março do corrente ano, nas “Histórias do Cinema”, à volta de Eric Rohmer. A conferência de Jean Douchet é ilustrada com trechos de O TÚMULO ÍNDIO e será feita em francês sem tradução simultânea.