19/04/2013, 21h30 | Sala Dr. Félix Ribeiro
CORRIDOR
de Patrick Jolley
Irlanda, Índia 2009 – 8 min / sem diálogos
THIS MONKEY…
de Patrick Jolley
Irlanda, Índia, 2009 – 7 min / sem diálogos
HERE AFTER
de Patrick Jolley, Inger Lise Hansen, Rebecca Trost
Irlanda, 2004 – 11 min / sem diálogos
SEVEN DAYS ‘TIL SUNDAY
de Patrick Jolley, Reynold Reynolds
Irlanda, Estados Unidos, 1998 – 10 min / sem diálogos
SOG
de Patrick Jolley
com Anna McLeod, Sam Horler, Edwina Forkin, Iarliath Forkin, Gerard Byrne, Catherine Lamb, Donagh McCarthy
Irlanda, 2007 – 10 min / sem diálogos
SNAKES
de Patrick Jolley
Irlanda, Índia, 2009 – 6 min / sem diálogos
THE DROWNING ROOM
de Patrick Jolley, Reynold Reynolds
com Heike Bartles, Clea Van der Grijn, Patrick Jolley, Florian Pariak, Jane Gang
Irlanda, Estados Unidos, 2000 – 10 min / sem diálogos
FREEZE
de Patrick Jolley
Irlanda, Finlândia, Rússia, 2012 – 12 min / sem diálogos
SITTING ROOM
de Patrick Jolley
com Marcus Lamb
Irlanda, 2012 – 16 min / sem diálogos
O alinhamento (não cronológico) reúne nove títulos de curta-metragem realizados entre 1998 e 2012. Em CORRIDOR “a câmara move-se através de um sistema aparentemente infindável de corredores povoados por personagens junto das quais podemos procurar apoio ou algum sentido de parentesco mas que servem apenas para reforçar o nosso isolamento”. THIS MONKEY “confronta o espectador com a imagem perturbadora de um parente próximo do homem, o macaco”. HERE AFTER dá a ver prédios de apartamentos vazios: “libertados da sua gente, a mobília e adereços apreciam novas liberdades. No entanto, a melancolia surge fazendo-os deslizar para uma acelerada decadência”. Prolongando a lógica de uma comédia muda, a primeira curta-metragem de Jolley SEVEN DAYS ‘TIL SUNDAY “segue um grupo de figuras estoicas caídas entre a arquitetura de Nova Iorque, incineradas na sua sala de estar, autodetonadas num campo de trigo e afogadas no fundo do East River”. Em SOG “um edifício é tão afetado pelos resíduos das más atmosferas deixadas pelo rasto das pessoas que desenvolve uma reação alérgica”. SNAKES combina o som exterior com o interior de um quarto onde, deitado, um homem é percorrido por cobras. THE DROWNING ROOM é ambientado num quarto exíguo cuja “atmosfera estagnada se torna tão fina que liquidifica”. FREEZE foi filmado numa aldeia da Finlândia e completado postumamente. SITTING ROOM é o filme em que “uma casa é lenta e consequentemente engolida pelo solo debaixo dela. Os ocupantes da casa ficam demasiado preocupados para reagir, e submergem com a casa no pântano”.