CICLO
A Cinemateca com o DocLisboa: Chantal Akerman


Chantal Akerman sempre disse que não acreditava na distinção entre documentário e ficção, e é um facto que o seu multifacetado trabalho revela como estas são fronteiras permeáveis. Akerman é uma das grandes continuadoras do cinema moderno, conciliando pólos como a inventividade de Jean-Luc Godard, um dos cineastas que mais admira, a rudeza e pureza formal do trabalho de Michael Snow, e um interesse muito particular por questões de ordem narrativa. A sua obra atravessa múltiplos territórios para refletir conjuntamente sobre a sua vida e a sua história (e sobre a história do povo judaico), sobre a história dos excluídos e dos exilados, mas também sobre a história do cinema, e sobre o modo como este se relaciona com a realidade e com o seu espectador. Conciliando um aprofundado trabalho sobre a autorrepresentação e uma generosa abertura ao exterior, Akerman trabalha em contiguidade com as outras artes, a partir do interior do próprio cinema e explorando os seus mais variados géneros. Como escreveu Dominique Païni: “Este ir e voltar, de um lugar ao outro, das fronteiras geopolíticas ao apartamento íntimo, do documentário à ficção, demonstra como Chantal Akerman permanece uma das artistas mais exemplares do cinema do presente.”

 
02/11/2012, 19h00 | Sala Dr. Félix Ribeiro
Ciclo A Cinemateca com o DocLisboa: Chantal Akerman

Nuit et Jour
de Chantal Akerman
França, Bélgica, Suíça, 1991 - 90 min
 
02/11/2012, 22h00 | Sala Luís de Pina
Ciclo A Cinemateca com o DocLisboa: Chantal Akerman

Jeanne Dielman, 23, Quai du Commerce, 1080 Bruxelles
de Chantal Akerman
Bélgica, França, 1976 - 200 min
05/11/2012, 19h30 | Sala Luís de Pina
Ciclo A Cinemateca com o DocLisboa: Chantal Akerman

Hotel Monterey
de Chantal Akerman
Bélgica, 1972 - 63 min
05/11/2012, 22h00 | Sala Luís de Pina
Ciclo A Cinemateca com o DocLisboa: Chantal Akerman

Les Rendez-Vous d'Anna
de Chantal Akerman
França, Bélgica, Alemanha, 1978 - 127 min
06/11/2012, 19h30 | Sala Luís de Pina
Ciclo A Cinemateca com o DocLisboa: Chantal Akerman

Toute Une Nuit
de de Chantal Akerman
Bélgica, França, 1982 - 90 min
02/11/2012, 19h00 | Sala Dr. Félix Ribeiro
A Cinemateca com o DocLisboa: Chantal Akerman

Em Colaboração com o DocLisboa’12 | Com o apoio especial de Cinémathèque Royale de Belgique
Nuit et Jour
de Chantal Akerman
com Guilaine Londez, Thomas Langmann, François Negret
França, Bélgica, Suíça, 1991 - 90 min
legendado eletronicamente em português

De dia, fechado num quarto, Jack e Julie amam-se infinitamente. De noite, Jack conduz o seu táxi e Julie passeia-se nas ruas. Nenhum quer conhecer mais ninguém até que tudo muda no dia em que Jack apresenta Joseph a Julie. O argumento de NUIT ET JOUR, filme da exposição da intensidade de uma experiência amorosa, é coassinado por Akerman e Pascal Bonitzer.

02/11/2012, 22h00 | Sala Luís de Pina
A Cinemateca com o DocLisboa: Chantal Akerman

Em Colaboração com o DocLisboa’12 | Com o apoio especial de Cinémathèque Royale de Belgique
Jeanne Dielman, 23, Quai du Commerce, 1080 Bruxelles
de Chantal Akerman
com Delphine Seyrig, Henri Storck, Jan Decorte
Bélgica, França, 1976 - 200 min
legendado eletronicamente em português

O filme mais decisivo na consagração de Chantal Akerman. JEANNE DIELMAN, 23… é uma observação sistematizada, quase “maníaca”, do dia a dia rotineiro de uma mulher de Bruxelas (Delphine Seyrig), com a prostituição a aparecer como um espectro de coloração realista. A dureza formal do filme de Akerman revela-se na sua obsessiva calendarização do tempo e das rotinas. Uma obra única na História do Cinema.

05/11/2012, 19h30 | Sala Luís de Pina
A Cinemateca com o DocLisboa: Chantal Akerman

Em Colaboração com o DocLisboa’12 | Com o apoio especial de Cinémathèque Royale de Belgique
Hotel Monterey
de Chantal Akerman
Bélgica, 1972 - 63 min
mudo

HOTEL MONTEREY pode ser considerada a primeira obra de maior fôlego de Akerman. Tal como já acontecia com LA CHAMBRE, conta com a colaboração de Babette Mangolte, que assina a excelente fotografia. Centrando-se neste hotel nova-iorquino, que explora intensivamente do R/C ao terraço, o filme afirma-se como um estudo sobre um espaço arquitetónico, a luz e o tempo. O seu rigor formal, aliado ao mutismo, fazem de HOTEL MONTEREY um trabalho único no cinema dos anos setenta.

05/11/2012, 22h00 | Sala Luís de Pina
A Cinemateca com o DocLisboa: Chantal Akerman

Em Colaboração com o DocLisboa’12 | Com o apoio especial de Cinémathèque Royale de Belgique
Les Rendez-Vous d'Anna
de Chantal Akerman
com Aurore Clément, Helmut Griem, Magali Nöel, Hans Zieschler, Lea Massari
França, Bélgica, Alemanha, 1978 - 127 min
legendado eletronicamente em português

Um filme errante e melancólico que trata da dificuldade de integração num lugar e numa época. Na Europa de finais da década de setenta, Anna viaja de cidade em cidade para apresentar um filme seu. A viagem é marcada por diversos encontros. A protagonista, Aurore Clément, é uma espécie de “alter-ego” de Chantal e uma das presenças mais recorrentes no seu cinema.

06/11/2012, 19h30 | Sala Luís de Pina
A Cinemateca com o DocLisboa: Chantal Akerman

Em Colaboração com o DocLisboa’12 | Com o apoio especial de Cinémathèque Royale de Belgique
Toute Une Nuit
de de Chantal Akerman
com com Aurore Clément, Samy Szlingerbaum, Natalia Akerman, Simon Zalewski
Bélgica, França, 1982 - 90 min
legendado eletronicamente em português

TOUTE UNE NUIT segue um conjunto de indivíduos e de casais no desenrolar do seu quotidiano. Através de uma narrativa ficcional fragmentada e de diálogos minimais, Akerman trata alguns dos mais importantes aspectos das relações humanas: a paixão, o humor, a rejeição, etc. Como escreveu Serge Daney “A noite é mais longa que o desejo, a câmara é mais paciente que a noite, a cidade desperta…”