04/09/2017, 18h00 | Sala Luís de Pina
Histórias do Cinema: Peter Bagrov / Fridrikh Ermler
Em colaboração com o Gosfilmofond - Fundo nacional de Cinema da Federação da Rússia
Katka-Bumajhny Ranet
“Katka, a Vendedora de Maçãs”
de Fridrikh Ermler, Eduard Loganson
com Veronika Bujanskaya, Fyodor Nitkin, Bella Chernova, Valery Solotsov
URSS, 1926 - 73 min
mudo, intertítulos em russo legendados eletronicamente em português | M/12
sessão-conferência | apresentada e comentada por Peter Bagrov em inglês
Geralmente considerado como o primeiro grande filme de Ermler, KATKA-BUMAHNY RANET (correalizado com Eduard Loganson) tem algo de manifesto realista. Situado nos primeiros tempos da NEP (Nova Política Económica), o filme mostra-nos as aventuras de uma jovem que vai para Petrogrado em busca de trabalho e tem de vender maçãs na rua para sobreviver. Ermler leva-nos ao mundo do crime na antiga capital imperial e a protagonista é explorada, seduzida e abandonada, antes de encontrar um homem que gosta dela e a protege, numa notável interpretação de Fyodor Nitkin. Um dos grandes clássicos pouco vistos do cinema mudo soviético.
05/09/2017, 18h00 | Sala Luís de Pina
Histórias do Cinema: Peter Bagrov / Fridrikh Ermler
Em colaboração com o Gosfilmofond - Fundo nacional de Cinema da Federação da Rússia
Oblomok Imperii
“Um Fragmento do Império”
de Fridrikh Ermler
com Fyodor Nitkin, Sergei Guerassimov, Yakov Gudkin, Ludmilla Semenova
URSS, 1929 - 96 min
mudo, intertítulos em russo legendados eletronicamente em português | M/12
sessão-conferência | apresentada e comentada por Peter Bagrov em inglês
Geralmente considerado a obra-prima do período mudo de Ermler, OBLOMOK IMPERII conta a história de um homem que perdeu a memória durante a Guerra Civil e recupera-a ao cabo de 10 anos. Dirige-se então a Leninegrado, constata, com espanto, as profundas mudanças ocorridas na cidade e no país e também reencontra o seu antigo patrão e a sua antiga mulher, que o julgavam morto. Alguns críticos veem no filme, pontuado por monólogos interiores, ecos do interesse de Ermler pela psicanálise. Jay Leyda nota que OBLOMOK IMPERII aborda “os problemas mais sérios do período: os aspectos humanos da construção do socialismo, os problemas das novas relações de trabalho, da cultura de massa e da vida de família”. As imagens são de uma qualidade excecional.
06/09/2017, 18h00 | Sala Luís de Pina
Histórias do Cinema: Peter Bagrov / Fridrikh Ermler
Em colaboração com o Gosfilmofond - Fundo nacional de Cinema da Federação da Rússia
Krestyane
“Camponeses”
de Fridrikh Ermler
com Aleksei Petrov, Elena Junger, Nicolai Bogolyubiov, Boris Poslavsky
URSS, 1934 - 114 min
legendado eletronicamente em português | M/12
sessão-conferência | apresentada e comentada por Peter Bagrov em inglês
Primeiro filme sonoro soviético a abordar o clássico tema da coletivização das terras. KRESTYANE Um antigo “kulak” (proprietário de terras), que esconde este passado, trabalha numa quinta coletiva, um “kolkhoze”. O homem sabota o “kolkhoze” e para não ser denunciado mata a própria mulher e leva o cunhado a assassinar um responsável do Partido. Do ponto de vista ideológico, o filme “apresenta toda a argumentação comunista por trás do impulso da coletivização e da liquidação dos ‘kulaks’ enquanto classe” (Leyda). Quando KRESTYANE foi mostrado, à época, em quintas coletivas, os camponeses declararam ao realizador. “Nunca tínhamos visto um filme como este sobre a nossa luta. Vimo-nos na tela”. É precisamente este realismo, por vezes cru, que afasta o filme do esquematismo de outras obras soviéticas sobre o mesmo tema. A título de curiosidade: Estaline surge em KREYSTANE como personagem de um filme de animação.
07/09/2017, 18h00 | Sala Luís de Pina
Histórias do Cinema: Peter Bagrov / Fridrikh Ermler
Em colaboração com o Gosfilmofond - Fundo nacional de Cinema da Federação da Rússia
Ona Zash Chish Chayet
“Ela Defende a sua Pátria”
de Fridrikh Ermler
com Vera Maretskaya, Nicolay Bogolyubov, Lidiya Smirnova
URSS, 1943 - 74 min
legendado eletronicamente em português | M/12
sessão-conferência | apresentada e comentada por Peter Bagrov em inglês
Um dos muitos filmes soviéticos ambientados durante a Segunda Guerra Mundial. Uma camponesa, cujos marido e filho pequeno foram mortos pelas tropas nazis, organiza uma rede de resistência na sua aldeia e na região circunvizinha. O filme foi distribuído internacionalmente numa versão dobrada em inglês, com o título NO GREATEST LOVE. Ermler reata com a tradição das mulheres combatentes no cinema soviético, inaugurada com O 41º (1927), de Yakov Protazonov, de que seria feita uma nova versão em 1857, incluída no Ciclo “1917 no Ecrã”, que tem início este mês. Naum Kleiman, um dos grandes especialistas do cinema soviético, vê no facto da protagonista do filme ser uma mulher do povo um prolongamento da tendência que se delineava no cinema soviético dos anos trinta em mostrar personagens que não fossem super-heróis.
08/09/2017, 18h00 | Sala Luís de Pina
Histórias do Cinema: Peter Bagrov / Fridrikh Ermler
Em colaboração com o Gosfilmofond - Fundo nacional de Cinema da Federação da Rússia
Pered Sudom Istorii
“Diante do Julgamento da História”
de Fridrikh Ermler
com Vassili Shulgin
URSS, 1965 - 96 min
legendado eletronicamente em português | M/12
sessão-conferência | apresentada e comentada por Peter Bagrov em inglês
O último filme de Ermler é um testamento. O cineasta reata com o debate político filmado, que está no cerne do seu monumental VELIJK GRAJDANIN (“O GRANDE CIDADÃO”). Mas em PERED SUDOM ISTORII não estamos numa ficção e sim numa discussão com uma personagem real, Vassili Shulgin, que fora um importante líder dos brancos, ou seja, dos anticomunistas, durante a guerra civil que se seguiu à Revolução de Outubro. Aos 84 anos, Shulgin tinha uma memória perfeita e o filme é essencialmente composto por monólogos, que são autênticos testemunhos históricos. O realizador comentou: “Triunfa a justiça das nossas ideias leninistas. Não podia ser de outro modo. O filme não teria existido se a verdade, a nossa verdade, não tivesse triunfado!”