01/02/2017, 19h00 | Sala M. Félix Ribeiro
É, como LES 400 COUPS, o grande “filme-símbolo” da Nouvelle Vague e um dos filmes que abre as portas do cinema moderno. Foi o primeiro sinal de que, como escreveu Serge Daney, este novo cinema não só não se contentava em sacudir o “antigo”, como ameaçava, literalmente, destruí-lo. À BOUT DE SOUFFLE é um dos filmes que melhor ilustra as consequências práticas e teóricas dos postulados da Nouvelle Vague, fazendo “explodir” o cinema para depois o reinventar. A primeira longa-metragem de Godard resultava, por si mesma, num dos momentos mais decisivos da história do cinema, com Belmondo recriando também um mito clássico, o de Bogart. Quarta longa-metragem de Raoul Coutard como diretor de fotografia, À BOUT DE SOUFFLE foi a sua primeira colaboração com Godard, com quem colaboraria recorrentemente até PRÉNOM: CARMEN (1984), e de quem em retrospetiva viria a dizer: “Trabalhei com cineastas de talento. O Jean-Luc não tem talento nenhum: é genial”.