13/10/2016, 15h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Uma Outra Viagem pelo Cinema Francês

No âmbito da 17ª Festa do Cinema Francês em Colaboração com o Institut Français du Portugal
Classe Tous Risques
Contra Todos os Riscos
de Claude Sautet
com Lino Ventura, Jean-Paul Belmondo, Sandra Milo, Marcel Dalio
França, 1960 - 110 min
legendado eletronicamente em português | M/12
Em plena eclosão da Nouvelle Vague, Claude Sautet surge como um artesão ambicioso e consciencioso e é um dos realizadores que renova a “série noire”, à qual dá roupagens novas e novos autores. CLASSE TOUS RISQUES adapta um romance de um novo escritor do género que se tornaria também realizador de êxito, José Giovanni. É uma clássica história de amizade e lealdade entre dois gangsters que se regem por códigos de honra particulares, e reúne dois dos mais intensos atores franceses, Lino Ventura e Jean-Pierre Belmondo. “Desde as primeiras imagens, fiquei muitíssimo comovido com o tom do filme, por tudo aquilo que o diferenciava dos outros filmes policiais franceses” (Tavernier). A apresentar em cópia digital.
13/10/2016, 18h00 | Sala Luís de Pina
Histórias do Cinema: Adriano Aprà / Roberto Rossellini
Angst / La Paura
O Medo
de Roberto Rossellini
com Ingrid Bergman, Mathias Wieman, Renate Mannhardt, Kurt Krueger
Alemanha, Itália, 1954 - 84 min
legendado eletronicamente em português | M/12
sessão-conferência | apresentada e comentada por Adriano Aprà, em francês
Se todos os filmes em que Rossellini dirigiu Ingrid Bergman refletem a relação que os dois mantiveram, ANGST- LA PAURA representa o filme do fim e da separação. E é, talvez por isso, o mais perturbante de todos, porque se torna transparente que a personagem feminina é mesmo um duplo de Ingrid e a masculina um alter-ego de Rossellini. É também um admirável exercício de suspense "à Hitchcock" num filme sobre a manipulação. Vagamente baseado num conto de Stefan Zweig (1910), foi rodado em Munique em duas versões, em alemão e em inglês, com e sem final reconciliador. Em italiano é conhecido como NO CREDO PIÚ IN L’AMORE. A apresentar na versão alemã.
13/10/2016, 19h00 | Sala M. Félix Ribeiro
Arquiteturas | Os Filmes de Charles e Ray Eames

Em colaboração com o Arquiteturas Film Festival
Filmes de Charles e Ray Eames
duração total (aproximada) da projeção: 100 min | M/12
Os Filmes de Charles e Ray Eames

Sessão apresentada por Eames Demetrios e Eric Schuldenfrei, em inglês
BLACKTOP: A STORY OF THE WASHING OF A SCHOOL PLAY YARD
Estados Unidos, 1952 – 10 min / legendado eletronicamente em português
THE EXPANDING AIRPORT
Estados Unidos, 1958 – 9 min / legendado eletronicamente em português
THE INFORMATION MACHINE: CREATIVE MAN AND THE DATA PROCESSOR
Estados Unidos, 1957 – 10 min / legendado eletronicamente em português
PANIC ON WALL STREET
Estados Unidos, 1962 – 5 min / legendado eletronicamente em português
IMAGE OF THE CITY
Estados Unidos, 1969 – 15 min / legendado eletronicamente em português
CABLE: THE IMMEDIATE FUTURE
Estados Unidos, 1972 – 10 min / legendado eletronicamente em português
COSMIC VIEW (TRUCK TEST)
Estados Unidos, 1964 – 3 min / legendado eletronicamente em português
POWERS OF TEN
Estados Unidos, 1977 – 9 min / legendado eletronicamente em português
POLAVISION VIGNETTES: MACBETH
Estados Unidos, 1978 – 2 min / legendado eletronicamente em português
THE LOOK OF AMERICA
Estados Unidos, 1976 – 27 min / legendado eletronicamente em português
de Charles Eames, Ray Eames

Sobretudo associados ao lugar fundamental que ocupam na História do design do século XX e à ligação da sua obra com a arquitetura, o mobiliário ou as artes gráficas, Charles e Ray Eames trabalharam nas áreas da fotografia e do cinema com o mesmo empenho criador e experimental. Raramente vista em projeção, a extensa filmografia de ambos conta com inúmeras curtas-metragens, de que aqui se apresenta uma seleção de dez títulos realizados entre o início dos anos cinquenta (os de BLACKTOP, um dos primeiros filmes dos Eames e o primeiro do alinhamento) e finais dos anos setenta. O programa inclui um dos mais conhecidos títulos que realizaram (POWERS OF TEN, que parte do livro de 1957, Cosmic View, de Kees Boeke) propondo um panorama emblemático da sua obra – “das investigações dos Eames centradas na comunicação visual e na narrativa, aos estudos poéticos de rituais quotidianos ou a encomendas para clientes corporativos e incursões e ilustrações seminais na então florescente ‘Idade da Informação’”. A apresentar em cópias digitais, a partir das novas digitalizações da Library of Congress, algumas das quais preparadas especialmente para esta ocasião. Primeiras exibições na Cinemateca.
13/10/2016, 21h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Arquiteturas | Os Filmes de Charles e Ray Eames

Em colaboração com o Arquiteturas Film Festival
Eventually Everything Connects
A sessão é de entrada livre mediante o levantamento de ingressos na bilheteira.
A partir da projeção de imagens e excertos de filmes de Charles e Ray Eames, Eames Demetrios (diretor do Eames Office e neto de Charles e Ray Eames) e Eric Schuldenfrei (autor de The Films of Charles and Ray Eames: A Universal Sense of Expectation, publicado em 2014), acompanhados por Justin Jaeckle (programador, Architecture on Film, Architecture Foundation, Londres) com Alexandra Areia (arquiteta, Arquiteturas Film Festival), conversam sobre o cinema, a filosofia e o imaginário dos autores. A conversa é realizada em inglês.