06/07/2016, 18h30 | Sala Luís de Pina
Edgardo Cozarinsky – Realizador Convidado
Apuntes para una Biografia Imaginaria
de Edgardo Cozarinsky
Argentina, 2010 - 60 min
legendado eletronicamente em português | M/12
com a presença de Edgardo Cozarinsky
Nos últimos anos, Edgardo Cozarinsky enveredou pelo que chamou “cinema de câmara”, feito com pequenos meios, para pequenas plateias. APUNTES PARA UNA BIOGRAFIA IMAGINARIA, estreado na Viennale, foi o primeiro destes filmes. Trata-se de uma montagem de materiais das origens mais diversas (atualidades cinematográficas, “home movies”, trechos de longas-metragens do realizador, recriações de cenas imaginárias), sobre as quais pairam a voz de Cozarinsky e a música de Ulises Conti. O resultado é um autorretrato fragmentado, um “espelho em que o artista consegue retratar-se, sem ser por ele aprisionado” (Claudio Minghetti), num novo desdobramento de um dos temas centrais da sua obra, “a memória filmada como ficção” (Juan Pablo Cinelli). Primeira exibição na Cinemateca, a apresentar em cópia digital.
06/07/2016, 22h00 | Sala Luís de Pina
Edgardo Cozarinsky – Realizador Convidado
La Nuit du Carrefour
de Jean Renoir
com Pierre Renoir, Georges Térof, Winna Winfried
França, 1932 - 75 min
legendado em português | M/12
Uma Exploração da Noite
Personagens de Dostoievski no cenário de Une Ténebreuse Affaire de Balzac, como disse Jean-Luc Godard. Este filme assinala a primeira aparição no cinema da personagem criada por Georges Simenon, o inspetor Maigret, interpretada pelo irmão do realizador, Pierre Renoir. Um filme estranho e elíptico, que em nada se aparenta a um filme policial “normal”, feito no início do período mais fértil e mais variado da obra de Renoir, que filma a noite e o nevoeiro como nunca tinha sido feito, como nunca mais foi feito.
07/07/2016, 18h30 | Sala Luís de Pina
Edgardo Cozarinsky – Realizador Convidado
Carta a un Padre
de Edgardo Cozarinsky
Argentina, 2013 - 63 min
legendado eletronicamente em português | M/12
com a presença de Edgardo Cozarinsky
Neste filme, apresentado na Viennale e no Cinéma du Réel, Edgardo Cozarinsky investiga as origens e o percurso do seu pai, nascido numa família de “gaúchos judeus” (imigrantes que se instalaram no campo), que optou pela carreira militar e morreu quando o realizador tinha vinte anos. Um filme apresentado como “uma investigação que descobre diferentes capas de segredos e acordos tácitos, um filme sobre as contradições que estão por debaixo de toda a identidade”. O realizador define-o como “um filme de vozes e de imagens, algumas vindas de um passado longínquo, outras filmadas por mim nos lugares onde busquei as pegadas do meu pai” e conclui: “O detetive descobre sempre alguma coisa sobre si próprio”. Primeira exibição na Cinemateca.
08/07/2016, 18h30 | Sala Luís de Pina
Edgardo Cozarinsky – Realizador Convidado
Nocturnos
de Edgardo Cozarinsky
com Jimena Anganuzzi, Esteban Lamothe, Marita Lubos, Esmeralda Mitre
Argentina, 2011 - 63 min
legendado eletronicamente em português | M/12
com a presença de Edgardo Cozarinsky
Segundo dos “filmes de câmara” realizados à data por Cozarinsky, NOCTURNOS foi estreado na Mostra de Veneza (secção Orizzonti). Um homem vai à deriva por Buenos Aires, à noite, e encontra diversas pessoas, algumas saídas da realidade, outras das suas lembranças literárias, ao passo que os seus pensamentos interiores tomam a forma de poemas. Ao raiar do dia, um poeta fala da memória e do passado. O realizador observou a propósito deste filme: “As pessoas da noite reconhecem-se entre elas. A cidade é só delas. Saem para se confrontarem com a verdade escondida pela luz e revelada pelas trevas”. Primeira exibição na Cinemateca.
09/07/2016, 18h30 | Sala Luís de Pina
Edgardo Cozarinsky – Realizador Convidado
The Night of the Hunter
A Sombra do Caçador
de Charles Laughton
com Robert Mitchum, Lillian Gish, Billy Chapin, Shelley Winters
Estados Unidos, 1955 - 93 min
legendado em português | M/12
Uma Exploração da Noite
A única incursão de Charles Laughton na realização (que foi um completo fracasso comercial à época) resulta numa obra-prima incomparável, ponte de passagem obrigatória do cinema clássico ao moderno, com uma nova exploração da iluminação expressionista. Nesta onírica história infantil, o ogre é um assassino em série (a mais mítica criação de Robert Mitchum), perseguindo duas crianças filhas de uma das suas vítimas, até se deparar com uma adversária à sua altura, a personagem de Lillian Gish. Um dos filmes mais singulares de sempre.