01/07/2016, 22h30 | Esplanada
Cinema na Esplanada
Absolute Beginners
Absolutamente Principiantes
de Julien Temple
com Eddie O’Connell, Patsy Kensit, David Bowie, James Fox, Ray Davies, Sade Adu
Reino Unido, 1986 - 108 min
legendado eletronicamente em português | M/12
Absolutamente Bowie
O título do filme (que adapta o livro homónimo de Colin MacInnes, 1958) é também o do tema da canção que Bowie para ele escreveu e se tornou um dos seus imensos êxitos. Basta lembrar: “If our love song / Could fly over mountains / Could laugh at the ocean / Just like the films / There's no reason / To feel all the hard times / To lay down the hard lines / It's absolutely true”. ABSOLUTE BEGGINERS, o filme, é ambientado na Londres do pós-guerra, na viragem para a década de sessenta, antes dos Beatles e dos Stones. Ao contrário da canção de Bowie, e do reconhecimento da sua boa prestação como ator, não foi um grande sucesso, mas o tempo deu-lhe um estatuto especial. É um filme indispensável numa evocação de Bowie no cinema. Primeira exibição na Cinemateca.
02/07/2016, 22h30 | Esplanada
Cinema na Esplanada
Some Like it Hot
Quanto Mais Quente Melhor
de Billy Wilder
com Marilyn Monroe, Jack Lemmon, Tony Curtis, Joe E. Brown, George Raft
Estados Unidos, 1959 - 120 min
legendado em português | M/12
Quatro Vezes Billy Wilder
“Ninguém é perfeito!”. Este é o filme da famosa réplica que todo o cinéfilo conhece e cita. E, se é verdade no caso das pessoas, não o é noutras coisas, como este filme, perfeito da primeira à última imagem, tanto no argumento (uma brilhante sucessão de acontecimentos e diálogos à volta de dois músicos que se disfarçam de mulheres para escapar a um grupo de “gangsters”), como no trabalho de Wilder na construção dos gags, ou no elenco em que cada ator está exatamente à altura da personagem.
08/07/2016, 22h30 | Esplanada
Cinema na Esplanada
Twin Peaks: Fire Walk With Me
Twin Peaks: Os Últimos Sete Dias de Laura Palmer
de David Lynch
com Sheryl Lee, Ray Wise, Kyle MacLachlan, Mädchen Amick, David Bowie, Miguel Ferrer
Estados Unidos, 1992 - 135 min
legendado eletronicamente em português | M/18
TWIN PEAKS: FIRE WALK WITH ME foi considerado uma “prequela” da famosa série de televisão de Lynch, “Twin Peaks”, no sentido em que expõe o drama que levou à morte da jovem Laura Palmer, ponto de partida para aquela série e personagem por quem o realizador então afirmou sentir-se apaixonado. Na altura, foi recebido como um dos seus mais estranhos e surrealistas filmes, inteiramente construído sob o signo do duplo e do desdobramento. David Bowie surge no papel de um excêntrico agente do FBI.
09/07/2016, 22h30 | Esplanada
Cinema na Esplanada
Irma La Douce
Irma La Douce
de Billy Wilder
com Shirley MacLaine, Jack Lemmon, Lou Jacobi
Estados Unidos, 1963 - 141 min
legendado em português | M/12
Quatro Vezes Billy Wilder
Proibido em Portugal até ao 25 de Abril, IRMA LA DOUCE foi também um “caso” no seu país de origem. Apesar de já se estar em 1963 e de a censura andar a ser “batida” aos pontos por realizadores rebeldes, a forma como se representaram as prostitutas a trabalhar, sem eufemismos para a profissão, foi considerada demasiada audaciosa. Mas todo o filme joga tanto com o que é mostrado como com o que é elidido. IRMA LA DOUCE, uma das mais divertidas, irreverentes e provocantes comédias de Wilder, foi outro “prego” no caixão do código de censura, com Shirley MacLaine como prostituta, num dos papéis da sua vida, e Jack Lemmon inesquecível na figura do polícia-chulo. Extraordinários cenários de Alexander Trauner, que reproduzem o bairro Les Halles em Paris em estúdio.
15/07/2016, 22h30 | Esplanada
Cinema na Esplanada
Cat People
A Felina
de Paul Schrader
com Nastassja Kinski, Malcolm McDowell, John Heard, Annette O’Toole
Estados Unidos, 1982 - 118 min
legendado eletronicamente em português | M/18
Absolutamente Bowie
Além de uma sequência numa piscina, poucas são as semelhanças com o mítico filme homónimo de Tourneur, ainda que o argumento livremente se baseie na mesma história que deu origem ao filme de 1942. Referindo-se ao terror e ao erotismo, Schrader defendeu-o como um filme com “mais pele do que sangue”, e é certo que nunca Nastassja Kinski foi tão felina. A música tem a assinatura de Giorgio Moroder, incluindo a do seu tema, escrito e interpretado por David Bowie: Putting Out Fire. O mesmo a que Tarantino voltou em INGLORIOUS BASTERDS.