14/01/2013, 15h30 | Sala Dr. Félix Ribeiro
Foco no Arquivo | A Coleção / As Coleções | O Nosso Século XX
Man Hunt
Feras Humanas
de Fritz Lang
com Walter Pidgeon, Joan Bennett, George Sanders, John Carradine
Estados Unidos, 1941 - 102 min
legendado em português
A Coleção / As Coleções / Mecenato

Sexto filme americano de Fritz Lang, MAN HUNT é uma espécie de fábula política sobre o regime nazi. Em vésperas da II Guerra, um turista inglês é apanhado pela Gestapo quando tem Hitler na mira da sua espingarda de caça… descarregada. Os nazis exploram a situação como um atentado para tentar responsabilizar o governo britânico. Conseguindo evadir-se, a personagem de Walter Pidgeon é alvo de uma perseguição por agentes alemães na Grã-Bretanha, até ser encurralado numa caverna de montanha. Cópia entrada na coleção em 1999 com o apoio da Finangeste.

 

14/01/2013, 19h00 | Sala Dr. Félix Ribeiro
Foco no Arquivo | A Coleção / As Coleções | O Nosso Século XX
We Can't Go Home Again
de Nicholas Ray
com Nicholas Ray, Leslie Levinson, Denny Fischer, Tom Farrell, Jane Weymann
Estados Unidos, 1971-1980 - 93 min
legendado em português
A Coleção / As Coleções / Raridades

Último projeto de Nicholas Ray, feito no difícil período final da sua vida. A versão que veremos nesta sessão foi montada por Susan Ray, a partir das nove horas de material inacabado deixadas por Ray, e foi estreada no Festival de Roterdão em 1980. A cópia de Roterdão ardeu e entre as raras cópias que subsistiram conta-se a que foi adquirida em Portugal pela Fundação Calouste Gulbenkian, entretanto depositada na Cinemateca (segundo Serge Daney, “nenhuma cinemateca poderá dormir em paz se não tiver nas suas reservas uma cópia de WE CAN’T GO HOME AGAIN”). Filmado em 35, 16, super 8, 8mm e em vídeo, utilizando a técnica do split-screen, o incompleto WE CAN’T GO HOME AGAIN (expressão que significa “não se pode voltar ao passado”) é o requiem da obra de Nicholas Ray.

 

14/01/2013, 19h30 | Sala Luís de Pina
Foco no Arquivo | A Coleção / As Coleções | O Nosso Século XX
Funerais Nacionais da Rainha Dona Amélia | "Salazar em Férias no Campo" | Eram Duzentos Irmãos
duração total da sessão: 103 min
O Nosso Século XX / Anos 50

FUNERAIS NACIONAIS DA RAINHA DONA AMÉLIA
Portugal, 1951 – 3 min / mudo
“SALAZAR EM FÉRIAS NO CAMPO”
Portugal, 1952 – 5 min / mudo
ERAM DUZENTOS IRMÃOS
de Armando Vieira Pinto
com Lucília Simões, Vasco Santana, Fernanda Peres, Ruy de Carvalho
Portugal, 1952 – 95 min

 

O primeiro título é uma produção dos Serviços Culturais da Câmara Municipal de Lisboa. Do mesmo início de década, “SALAZAR EM FÉRIAS NO CAMPO” (título atribuído) compila raras imagens, a cores, de Salazar de férias passeando-se pelo campo. Escrito e produzido por Armando Vieira Pinto, que assina igualmente a realização, ERAM DUZENTOS IRMÃOS foi inicialmente dirigido por Fernando Garcia (que filmou as sequências a bordo do navio escola Sagres e na escola naval) e depois por Constantino Esteves (que dirigiu o resto das sequências previstas no guião de Vieira Pinto centrado na história de um curso de cadetes e dos sentimentos de inferioridade de um dos cadetes). É um caso tristemente exemplar dos “tristes anos 50” do cinema português ou, como o descreveu Luís de Pina, uma tentativa falhada de “fita romântico-musical [em que] só as velas da Sagres ainda são verdade”.

14/01/2013, 21h30 | Sala Dr. Félix Ribeiro
Foco no Arquivo | A Coleção / As Coleções | O Nosso Século XX
Charulata
de Satyajit Ray
com Sumitra Chaterjee, Madhabi Mukerjee, Sailen Mukerjee
Índia, 1964 - 120 min
legendado em português
A Coleção / As Coleções / Raridades

Baseado num romance de Rabindranath Tagore (a história de um jornalista e da sua mulher, que hospedam um amigo, que terá uma relação platónica com a mulher), CHARULATA marca o apogeu de uma fase da obra de Ray, com requintada fotografia a preto e branco, belíssima música, o seu ator preferido (Sumitra Chaterjee) e um grande retrato de mulher, a personagem-titular. Uma obra-prima, perfeita na forma, intensa e contida nos sentimentos das personagens.

 

14/01/2013, 22h00 | Sala Luís de Pina
Foco no Arquivo | A Coleção / As Coleções | O Nosso Século XX
O Dinheiro dos Pobres
de Artur Semedo
com Vasco Santana, António Silva, José Cardoso, Gabriel Pais, Carlos Wallenstein, Isabel de Castro
Portugal, Espanha, 1956 - 108 min
O Nosso Século XX / Anos 50

Na sua primeira incursão no cinema como realizador, Artur Semedo filmou um drama e dirigiu grandes atores, veteranos como Vasco Santana e António Silva, ou então ainda iniciados, como Isabel de Castro, aqui no seu quarto filme. A história segue o percurso de um sacerdote injustamente acusado de um crime que não cometeu mas pelo qual está disposto a pagar por dever de profissão – não pode defender-se devido ao segredo da confissão. Uma intriga (argumento original de Artur Semedo e João César de Sá) que tem pontos de contacto com I CONFESS, de Hitchcock.