13/07/2015, 18h00 | Sala Luís de Pina
Histórias do Cinema: Olaf Möller / G.W. Pabst
ABWEGE
Crise
de Georg Wilhelm Pabst
com Brigitte Helm, Gustav Diessl
Alemanha, 1928 - 98 min
mudo, intertítulos em alemão traduzidos eletronicamente em português | M/12
sessão-conferência | apresentada e comentada por Olaf Möller, em inglês
Realizado logo antes das duas obras-primas que Pabst faria com Louise Brooks (DAS TAGEBUCH EINER VERLORENEN e DIE BUCHSE DER PANDORA), ABWEGE é a história da frustração sexual de uma mulher, cujo marido está demasiado ocupado para lhe dar atenção e que procura a companhia de outros homens, na mítica Berlim dos anos loucos que antecederam o nazismo. Marcada pela presença de Brigitte Helm no papel principal, a história serve de pretexto a uma realização rigorosa, “sem efeitos espetaculares, que explica as relações humanas pelo comportamento, as ações, o cenário, o ambiente e os rostos. Cada elemento participa de uma narração visual, cujo ritmo é flexível”, como bem observou Freddy Buache.
14/07/2015, 18h00 | Sala Luís de Pina
Histórias do Cinema: Olaf Möller / G.W. Pabst
DIE HERRIN VON ATLANTIS
Atlântida
de Georg Wilhelm Pabst
com Brigitte Helm, Heinz Klingenberg, Gustav Diessl, Vladimir Sokoloff
Alemanha, 1932 - 87 min
legendado eletronicamente em português | M/12
sessão-conferência | apresentada e comentada por Olaf Möller, em inglês
Segunda adaptação ao cinema do romance de Pierre Benoît, depois da bela versão de Jacques Feyder (1921). A extravagante trama narrativa põe dois oficiais europeus dos anos vinte, que foram à África do Norte em busca do mítico reino da Atlântida, diante de Antineia, a rainha deste reino. Longe dos cenários naturais utilizados por Feyder, a versão (alemã) de Pabst dá à história da civilização perdida nas areias do Saará e dos trágicos amores de Antineia, uma atmosfera expressionista, explorando os cenários oníricos de Erno Mutzer com a fotografia de mestre Eugen Schuftan.
15/07/2015, 18h00 | Sala Luís de Pina
Histórias do Cinema: Olaf Möller / G.W. Pabst
A MODERN HERO
Herói Moderno
de Georg Wilhelm Pabst
com Richard Barthelmess, Jean Muir, Marjorie Rambeau, Verree Teasdale
Estados Unidos, 1934 - 71 min
legendado eletronicamente em português | M/12
sessão-conferência | apresentada e comentada por Olaf Möller, em inglês
O único filme americano de Pabst é a adaptação de um best-seller da época, de Louis Bromfield, contando o percurso de um emigrante na América que de trabalhador de circo vai subindo socialmente até se tornar um magnate e enfrentar uma brusca e dramática mudança de destino.
16/07/2015, 18h00 | Sala Luís de Pina
Histórias do Cinema: Olaf Möller / G.W. Pabst
LA MAISON DU SILENCE
A Casa do Silêncio
de Georg Wilhelm Pabst
com Aldo Fabrizi, Jean Marais, Daniel Gélin, Cosetta Greco, Eduardo Ciannelli, Paolo Stoppa
Itália, França, 1952 - 94 min
legendado em português | M/12
sessão-conferência | apresentada e comentada por Olaf Möller, em inglês
O filme de Pabst com argumento de Giorgio Prosperi a partir de uma ideia de Cesare Zavattini (e há quem credite uma participação de Jean Cocteau na conceção do episódio com Jean Marais) é conhecido de várias maneiras conforme a versão dos países produtores. Por exemplo, LA VOCE DEL SILENZIO ou DIE STIMME DES SCHWEIGENS. A apresentar na versão francesa.
17/07/2015, 18h00 | Sala Luís de Pina
Histórias do Cinema: Olaf Möller / G.W. Pabst
DAS BEKENNTNIS DER INA KAHR
“A Confissão de Ina Kahr”
de Georg Wilhelm Pabst
com Curd Jurgens, Elisabeth Muller, Albert Lieven
RFA, 1954 - 111 min
legendado eletronicamente em português | M/12
sessão-conferência | apresentada e comentada por Olaf Möller, em inglês
Um dos últimos filmes de Pabst, que dois anos depois, em 1956, se retiraria da atividade. DAS BEKENNTNIS DER INA KAHR tem vivido na mesma semiobscuridade da dos outros filmes desta ponta final de Pabst, mesmo se é tido como um dos melhores exemplos tardios da sua habilidade no melodrama e no retrato de personagens femininas. É a história de uma mulher que, deprimida pelas traições do marido, planeia o envenenamento de ambos. Mas só o marido morre, o que a leva ser acusada e julgada por assassínio. Primeira exibição na Cinemateca.