11/06/2015, 15h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Jerry Lewis – A Ordem Desordenada
DON’T GIVE UP THE SHIP
Capitão Sem Barco
de Norman Taurog
com Jerry Lewis, Dina Merrill, Diana Spencer
Estados Unidos, 1959 - 89 min
legendado em português | M/6

Um dos melhores filmes com Jerry Lewis antes de se estrear na realização, já separado do seu parceiro cinematográfico, Dean Martin. Em DON’T GIVE UP THE SHIP Jerry é um oficial da marinha que perde o seu couraçado durante a guerra e não se recorda onde nem como. Um filme divertidíssimo, baseado em factos verídicos.

11/06/2015, 18h30 | Sala Luís de Pina
Rever Manuel Guimarães

Em colaboração com o Museu do Neo-Realismo
MANUEL GUIMARÃES | CURTAS-METRAGENS DOURO E MINHO
duração total da projeção: 50 min | M/12
sessão apresentada por Sofia Sampaio

BARCELOS
Portugal, 1961 – 11 min
PORTO – CAPITAL DO TRABALHO
Portugal, 1961 – 14 min
VINHOS BI-SECULARES
Portugal, 1961 – 11 min
TAPETES DE VIANA DO CASTELO
Portugal, 1967 – 14 min
de Manuel Guimarães

O alinhamento da sessão reúne quatro títulos documentais de curta-metragem realizados por Manuel Guimarães nos anos sessenta e centrados na região do Douro e Minho. Patrocinado pela Câmara Municipal e Comissão de Turismo de Barcelos, o primeiro regista aspectos da região e a anual Festa das Cruzes. PORTO – CAPITAL DO TRABALHO refere a realidade económica e laboral da cidade. VINHOS BI-SECULARES centra-se na produção e cultivo do vinho do Porto e foi, como os anteriores, produzido pelo realizador. TAPETES DE VIANA DO CASTELO foi realizado para o produtor Ricardo Malheiro, e retrata atividades da confeção e indústria da tapeçaria no distrito de Viana do Castelo. À exceção deste último, são primeiras exibições na Cinemateca.
 

11/06/2015, 19h00 | Sala M. Félix Ribeiro
Badlands
TARDE DEMAIS
de José Nascimento
com Adriano Luz, Vítor Norte, Nuno Melo
Portugal, 2000 - 95 min | M/12
com a presença de José Nascimento

Um grupo de pescadores sofre um acidente em pleno rio Tejo, ficando isolado num pequeno mouchão. Com Lisboa em fundo, TARDE DEMAIS retrata o desespero daqueles homens para quem a salvação parece estar tão perto mas também tão longe. O argumento do filme, coescrito por Nascimento e João Canijo, partiu de um acidente verídico. “Contra o passado mistificado era possível contar esta tragédia absurda: pescadores que morrem no Mar da Palha, diante de Lisboa, sem socorro, a cinco anos do ano 2000. Há qualquer coisa de político neste meu gesto, sem nunca ter precisado de cair na mensagem, no panfleto” (José Nascimento).

11/06/2015, 21h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Jerry Lewis – A Ordem Desordenada
THE GEISHA BOY
Jerry no Japão
de Frank Tashlin
com Jerry Lewis, Marie MacDonald, Sessue Hayakawa, Suzanne Pleshette
Estados Unidos, 1958 - 94 min
legendado eletronicamente em português | M/12

Jerry faz o papel de um desajeitado prestidigitador que é convidado a fazer uma digressão pelo Japão, com resultados desastrosos e irresistíveis. Alguns gags famosos: o Fujiyama transformado no logótipo da Paramount e a referência ao então famoso THE BRIDGE ON THE RIVER KWAI, a pretexto de um dos atores com quem Jerry contracena: Sessue Hayakawa. Outros parceiros de destaque são um coelho e um miúdo, cuja relação com Jerry faz deste filme o que de mais parecido há na sua obra com um THE KID.