06/11/2014, 15h30 | Sala Dr. Félix Ribeiro
Outras Sessões de Novembro
L’IVRESSE DU POUVOIR
A Comédia do Poder
de Claude Chabrol
com Isabelle Huppert, François Berléand, Patrick Bruel, Robin Renucci, Maryline Canto, Jean-François Balmer
França,, 2005 - 110 min
legendado em português | M/12

Jeanne Charmant-Killman é a juíza de instrução encarregada de um caso de corrupção que compromete o presidente de um importante grupo empresarial. As investigações conferem-lhe um crescente sentido de poder simultaneamente fragilizando a sua vida pessoal. As linhas da sinopse deste Chabrol indicam a sua filiação verídica no caso Elf Aquitaine, muito publicitado em França em 2003 como o mais notório escândalo político-industrial da Europa do pós II Guerra. O filme abre maliciosamente com um aviso, “Qualquer semelhança com factos reais e personagens conhecidas será, como se diz, fortuito…”. Estudo sobre a natureza do poder, L’IVRESSE DU POUVOIR (fotografia de Eduardo Serra) é também um filme que trabalha a luz e as sombras.

06/11/2014, 19h00 | Sala Dr. Félix Ribeiro
Festival Temps d’Images: O Cinema à Volta de Cinco Artes, Cinco Artes à Volta do Cinema – Cinematografia II

Em colaboração com o Festival Temps d’Images 2014
COEUR FIDÈLE
de Jean Epstein
com Léon Mathot, Gina Manès, Edmon van Daële
França,, 1923 - 85 min
mudo, intertítulos em francês, traduzidos eletronicamente em português | M/12
sessão apresentada por Florent Guézengar

Ligado ao documentário e à vanguarda dos anos 20, autor de brilhantes textos teóricos, Jean Epstein (1897-1953) foi uma das personalidades mais singulares e talentosas da sua geração no cinema francês. COEUR FIDÈLE, a sua segunda longa-metragem, é considerado uma das suas obras-primas. A trama narrativa mostra a rivalidade, nos meios populares de Marselha, entre um honesto trabalhador e um mauvais garçon, interessados pela mesma mulher. A montagem, o sentido do ritmo cinematográfico, faz deste filme um dos pontos culminantes do que à época se chamou o impressionismo no cinema, a capacidade de narrar de forma oblíqua, num verdadeiro contraponto de imagens.

06/11/2014, 19h30 | Sala Luís de Pina
A Cinemateca com o Doclisboa: Johan van der Keuken

Em colaboração com o Doclisboa’14 – Festival Internacional de Cinema
IN THE NEST WITH THE REST | BERT SCHIERBEEK, THE DOOR | LUCEBERT, TIME AND FAREWELL
duração total da sessão: 71 minutos | M/12

IN’T NEST MET DE REST / IN THE NEST WITH THE REST
BERT SCHIERBEEK, DE DEUR / BERT SCHIERBEEK, THE DOOR
LUCEBERT, TIJD EN AFSCHEID / LUCEBERT, TIME AND FAREWELL
de Johan van der Keuken
Holanda, 1965, 1973, 1994 – 8, 11, 52 min / legendados eletronicamente em português

IN’T NEST MET DE REST parte de imagens do fotógrafo Eddy Phostuma de Boer enquanto BERT SCHIERBEEK, DE DEUR, assenta em textos de Bert Schierbeek, que lê os seus poemas que evocam o amor pela sua mulher recentemente falecida, enquanto van der Keuken retrata objetos ou paisagens que se relacionam com a palavra escrita das mais diferentes formas. LUCEBERT, TIJD EN AFSCHEID é na realidade um tríptico que engloba três filmes realizados por van der Keuken em três momentos distintos, 1962-1966-1994. Em 1994, depois da morte do pintor e poeta holandês, o cineasta retoma os filmes que havia feito com ele (encurta apenas o primeiro) e filma ainda o seu atelier petrificado, mas repleto de vida.
 

06/11/2014, 21h30 | Sala Dr. Félix Ribeiro
Festival Temps d’Images: O Cinema à Volta de Cinco Artes, Cinco Artes à Volta do Cinema – Cinematografia II

Em colaboração com o Festival Temps d’Images 2014
A VINGANÇA DE UMA MULHER
de Rita Azevedo Gomes
com Rita Durão, Fernando Rodrigues, Hugo Tourita
Portugal, 2012 - 100 min | M/12
sessão apresentada por Rita Azevedo Gomes

Sétimo filme e quarta longa-metragem de ficção de Rita Azevedo Gomes, apresentado em vários festivais (Edimburgo, Viennale, Buenos Aires, entre outros), A VINGANÇA DE UMA MULHER adapta o conto homónimo de Barbey d’Aurevilly, no qual uma mulher decide vingar-se do seu marido, que matara o seu amante. Esta vingança terá uma forma terrível, da qual ela própria será vítima. Com fotografia de Acácio de Almeida e magnífico desempenho de Rita Durão no papel principal, A VINGANÇA DE UMA MULHER tem uma mise en scène rigorosa e totalmente dominada.

06/11/2014, 22h00 | Sala Luís de Pina
A Cinemateca com o Doclisboa: Johan van der Keuken

Em colaboração com o Doclisboa’14 – Festival Internacional de Cinema
DE WEG NAAR HET ZUIDEN / THE WAY SOUTH
de Johan van der Keuken
Holanda, 1981 - 153 min
legendado eletronicamente em português | M/16

“Uma história de emigração exterior e alienação interior, mas também uma ode à coragem de viver”. Estas são as palavras de van der Keuken a propósito de um filme que começa em Amesterdão com uma festa de coroação e um imóvel ocupado por squatters e parte em direção ao Sul, sucedendo-se Paris, Roma, Cairo,.... Um documentário que coloca em evidência o acentuado contraste entre o Norte e o Sul através de uma viagem em que se sucedem os encontros com muitos daqueles que projetam uma vida melhor encetando um trajeto em sentido inverso ao do cineasta. Regressando ao "tema" da ambiciosa “Trilogia Norte-Sul” que realizou entre 1972 e 1974, van der Keuken filma esta realidade com um virtuosismo único, como descrevem as palavras de Serge Daney: “Perdido na multidão do Cairo, van der Keuken ‘toca o cinema’ como se tocasse saxofone (…) É raríssimo ‘tocar-se o cinema’ desta forma…”. Primeira exibição na Cinemateca.