28/03/2014, 15h30 | Sala Dr. Félix Ribeiro
Outras Sessões Março 2014
North by Northwest
Intriga Internacional
de Alfred Hitchcock
com Cary Grant, Eva Marie Saint, James Mason, Leo G. Carroll
Estados Unidos, 1959 - 136 min
legendado em português

NORTH BY NORTHWEST, um dos filmes mais célebres de Hitchcock, é um prodígio de construção de suspense, com algumas das cenas mais famosas do mestre (a perseguição do avião, a corrida no monte Rushmore). O filme é também um autêntico repositório de todos os seus temas e obsessões, de todos os seus “jogos” e alusões eróticas e da exploração do tema do “falso culpado”, que está no cerne da sua obra.

28/03/2014, 19h00 | Sala Dr. Félix Ribeiro
Paulo Rocha e Fernando Lopes, “Uma Espécie de Gémeos Diferentes” - Fernando Lopes
A Felicidade | The Lovebirds
duração total da sessão: 89 min
sessão apresentada por Bruno de Almeida e Jorge Silva Melo (a confirmar)

A FELICIDADE
de Jorge Silva Melo
com Fernando Lopes, Pedro Gil, Miguel Borges
Portugal, 2008 – 8 min
THE LOVEBIRDS
de Bruno de Almeida
com Michael Imperioli, John Ventimiglia, Ana Padrão, Joaquim de Almeida, Drena De Niro, Fernando Lopes
Portugal, Estados Unidos, 2008 – 81 min / legendado em português

Fernando Lopes filmado por Jorge Silva Melo e Bruno de Almeida. Sobre A FELICIDADE (primeira exibição na Cinemateca), Jorge Silva Melo: “Um pai e um filho. O pai terá setenta anos, o filho pouco mais de vinte. O filho leva o pai ao hospital. Na rádio, ouve-se música clássica: o Exultate, Jubilate de Mozart, cantado por Teresa Stich-Randall. Nem o pai sabia que o filho gostava de música clássica, nem o filho sabia que aquela seria a última conversa que teria com o pai. Mas Mozart pede que as almas se alegrem, que os homens rejubilem.” THE LOVEBIRDS, terceira longa-metragem de ficção de Bruno de Almeida passa-se em Lisboa, onde foi filmado, no decorrer de uma noite que segue seis histórias simultâneas, todas elas de amor e sobrevivência. As personagens principais são um americano que está de passagem, uma rapariga de Alfama, dois malandros dedicados a pequenos roubos, um realizador de cinema empenhado num filme sobre boxe, um arqueólogo estrangeiro obcecado nas escavações em que está metido, um taxista emigrante e um piloto de aviões. Fernando Lopes interpreta o papel do realizador de cinema num segmento que evoca “raccords sobre raccords (Fernando Lopes e BELARMINO, Belarmino e Lisboa, Lisboa e o cinema, para nomear os mais transparentes)” (Maria João Madeira).
 

28/03/2014, 19h30 | Sala Luís de Pina
Kiyoshi Kurosawa, O Padrinho do Terror

Em colaboração com a Embaixada do Japão e a Japan Foundation
Ningen Gokaku
“Licença Para Viver”
de Kiyoshi Kurosawa
com Hidetoshi Mishijima, Shun Sugata, Lily
Japão, 1999 - 110 min
legendado eletronicamente em português

NINGEN GOKAKU é a história de um rapaz de 24 anos que desperta depois de dez anos de coma, na sequência de um atropelamento. Entretanto, a sua família dispersou-se e o rapaz decide retomar a direção da propriedade rural que a sua família dirigira. Recusando o melodrama e os efeitos fáceis, o realizador prefere uma mise en scène discreta, em surdina. “A trama narrativa é digna de um melodrama americano, mas Kurosawa frustra a avidez do espectador. Faz parte dos cineastas, cada vez mais solitários, que se recusam a fazer o trabalho do espectador, que exigem dele uma atenção nunca verdadeira” (Frédéric Bonnaud, Les Inrockuptibles).

28/03/2014, 21h30 | Sala Dr. Félix Ribeiro
Kiyoshi Kurosawa, O Padrinho do Terror

Em colaboração com a Embaixada do Japão e a Japan Foundation
Kairo
“Pulsação”
de Kiyoshi Kurosawa
com Kumiko Aso, Kurume Arisake, Masatoshi Matsuo, Kenji Mizushashi
Japão, 2001 - 118 min
legendado eletronicamente em português

Estreado no Festival de Cannes (secção “Un Certain Regard”), KAIRO (ou PULSE) tornou-se rapidamente um clássico do cinema de terror contemporâneo. A trama narrativa gira à volta de fantasmas que invadem o mundo dos vivos através da Internet e desenvolve duas tramas narrativas paralelas. “A realização impressiona, com um uso destro de sons distorcidos e movimentos não naturais. O resultado é um belo filme de ambiente, algo soturno” (Andrew Osmond, Sight & Sound).

28/03/2014, 22h00 | Sala Luís de Pina
Paulo Rocha e Fernando Lopes, “Uma Espécie de Gémeos Diferentes” - Paulo Rocha
Shohei Imamura, le Libre Penseur
de Paulo Rocha
com Shohei Imamura
França, 1995 - 60 min
legendado eletronicamente em português

Graças à sua experiência japonesa nos anos setenta e oitenta (onde viveu e filmou A ILHA DOS AMORES) e ao seu conhecimento e gosto pelo cinema de Imamura, Paulo Rocha realizou este segundo filme para a série “Cinéma de Notre Temps” (com produção portuguesa da Rosa Filmes) regressando ao Japão para o encontro com o cineasta a filmar, o que não deixa de ser, também, um confronto com o seu próprio passado. Assim o entendeu Rocha: “De volta a Lisboa, na minha sala de montagem, pude começar o verdadeiro trabalho: cruzar as vozes e as imagens do Imamura de hoje com as do Imamura do passado, procurar as contradições, as ironias, as metáforas, os acasos poéticos, dinamitar o documento, fazer triunfar a verdade da ficção.”