04/11/2013, 15h30 | Sala Dr. Félix Ribeiro
A Cinemateca com o Doclisboa: Alain Cavalier

Em colaboração com o Doclisboa ‘13
Le Combat dans l’Île
O Duelo na Ilha
de Alain Cavalier
com Romy Schneider, Jean-Louis Trintignant, Henri Serre, Diane Lepvrier
França, 1962 - 104 min
legendado eletronicamente em português

Romy Schneider e Jean-Louis Trintignant protagonizam uma história de obsessão e repressão, que envolve uma célula comunista, um ato de traição, e uma relação triangular. Os reflexos da guerra da Argélia são evidentes nesta primeira longa-metragem do cineasta, produzida por Louis Malle (de quem Cavalier foi assistente), coescrita com Jean-Paul Rappeneau e com uma belíssima fotografia de Pierre Lhomme (que depois colaborará com Chris Marker, Jean-Pierre Melville ou Bresson). Inscrevendo-se na filmografia da Nouvelle Vague, a especificidade de LE COMBAT DANS L’ÎLE garante-lhe simultaneamente um estatuto marginal.

04/11/2013, 19h00 | Sala Dr. Félix Ribeiro
Sessões Novembro 2013
La Mano Azul
de Floreal Peleato
Espanha, 2009 - 71 min
legendado em português
projeção seguida de debate com Floreal Peleato e Mathieu Sodore

Escrita e realizada por Floreal Peleato, também colaborador da revista Positif desde 2003, a longa-metragem documental LA MANO AZUL descreve o processo criativo do pintor Mathieu Sodore, que vive em Lisboa, enquanto pinta uma série de quadros de grande formato inspirados em dez pallos flamencos, tentando captar “como a pintura não é apenas uma arte visual mas também sonora e táctil (...). O filme mostra igualmente como o pintor nunca deixa de se sentir habitado pela sua obra em gestação, nos seus momentos de pausa da vida quotidiana”. Primeira exibição na Cinemateca.

04/11/2013, 19h30 | Sala Luís de Pina
A Cinemateca com o Doclisboa: Alain Cavalier

Em colaboração com o Doclisboa ‘13
La Petite Usine à Trucages | Le Filmeur
duração total da sessão: 108 min

LA PETITE USINE À TRUCAGES
França, 2006 – 8 min / legendado eletronicamente em português
LE FILMEUR
de Alain Cavalier
com Christian Boltanski, Danielle Bouilhet, Bernard Crombey, Françoise Widhoff
França, 2005 – 100 min / legendado eletronicamente em português

Fazendo parte do conjunto de pequenos filmes agrupados por Cavalier em HUIT RÉCITS EXPRESS, LA PETITE USINE À TRUCAGES antecipa o árduo trabalho de montagem desenvolvido no segundo filme da sessão. LE FILMEUR corresponde a um diário em vídeo mantido pelo cineasta entre 1994 e 2005 e convida a uma meditação sobre a vida, o lugar do espectador, o envelhecimento e a morte, em que Cavalier troca definitivamente a figura de "métteur en scène" pela de "filmeur". Um dos títulos seminais da fase mais confessional e intimista da obra do cineasta, que prolonga a intensidade de LA RENCONTRE.
 

04/11/2013, 21h30 | Sala Dr. Félix Ribeiro
Fritz Lang – O Tempo do Cinema

Novembro 2013
Spione
Espiões
de Fritz Lang
com Rudolph Klein-Rogge, Gerda Maurus, Willy Fritsch, Lupu Pick, Fritz Rasp
Alemanha, 1928 - 200 min
mudo, intertítulos em alemão traduzidos eletronicamente em português

SPIONE é uma das muitas incursões de Fritz Lang nos anos vinte no universo folhetinesco, de que também é exemplo DR. MABUSE DER SPIELER. Um dos momentos mais impressionantes do filme inspira-se num caso real, que tivera lugar poucos anos antes: o ataque da Scotland Yard à sede de uma organização anarquista em Londres, cheio de peripécias rocambolescas, com que Lang e Thea Von Harbou culminam esta nova digressão por uma Alemanha em crise, onde um super criminoso dirige uma organização que quer controlar o mundo. “Talvez nunca, como em SPIONE, sob a aparência duma narração heteróclita e confusa, se tenha traçado uma espiral que tão contínua e elipticamente contenha todos os sinais que nos permitem, não só refazer o imaginário mítico dos anos vinte, como fundi-lo noutro mais vasto que é o do próprio cinema enquanto efeito de ilusão e enquanto efeito de real” (João Bénard da Costa).

04/11/2013, 22h00 | Sala Luís de Pina
Sessões Novembro 2013
Elegia del Tropico
de Floreal Peleato
Espanha, Colômbia, 2011 - 79 min
legendado em inglês
com a presença de Floreal Peleato

Dedicada ao escritor Ramón Vinyes (1882-1952), a quem Gabriel Garcia Márquez chamou “o sábio catalão” por interposta personagem em Cem Anos de Solidão, ELEGIA DEL TROPICO centra-se na “vida suspensa de Ramon Vinyes entre a Catalunha e a Colômbia”. A longa-metragem documental de Floreal Peleato parte de cenas contemporâneas filmadas na Catalunha e na Colômbia, integrando entrevistas, imagens de arquivo, os diários e a correspondência do escritor. Primeira exibição na Cinemateca.