27/02/2020, 15h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Jean Grémillon – O Outro Gigante
Lumière d’Étè
de Jean Grémillon
com Madeleine Renaud, Pierre Brasseur, Madeleine Robinson, Paul Bernard
França, 1942 - 112 min
legendado eletronicamente em português | M/12
LUMIÈRE D’ÉTÈ foi provavelmente o filme mais ambicioso a ter sido realizado por Grémillon na primeira metade dos anos 40. A narrativa opõe dois mundos totalmente diferentes, o de um castelão decadente (que Georges Sadoul comparou, à época, a personagens de Sade) e da sua amante e o mundo moderno e voltado para o trabalho dos operários e engenheiros que constroem uma barragem na região. A estes acrescenta-se a figura de um pintor alcoólatra, que desencadeia paixões. Como em tantos filmes de Grémillon, a ação chega ao seu paroxismo num grande baile de máscaras, talvez o mais belo de toda a sua obra, seguido por um desenlace dramático. No seu livro sobre Grémillon, Henri Agel observou a propósito deste filme: “O mundo é uma tragicomédia e neste filme todos os personagens representam. Nos momentos mais intensos de LUMIÈRE D’ÉTÈ já não se trata apenas de um drama em particular, há forças afetivas que se afrontam e desafiam o destino”.
 
27/02/2020, 18h30 | Sala Luís de Pina
Imagem por Imagem (Cinema de Animação)
Monstra / Itália
duração total da projeção: 76 min | M/12
sessão apresentada por Fernando Galrito
MERCURIO
de Michele Bernardi
Itália, 2018 – 10 min / sem diálogos
PER TUTTA LA VITA
de Roberto Catani
Itália, 2018 – 5 min / sem diálogos
ALMA
de Michelangelo Fornaro
Itália, 2019 – 11 min / sem diálogos
SONO UN POETA, CARA!
de Vincenzo Gioanola
2019 – 4 min / legendado eletronicamente em português
PLANETS
de Igor Imhoff
2012 – 9 min / Sem diálogos
LO SPIRITO DELLA NOTTE
de Manfredo Manfredi
2018 – 12 min / sem diálogos
LO STEINWAY
de Massimo Ottoni
2016 – 17 min / legendado eletronicamente em português
LE NOZZE DI POLLICINO
de Beatrice Pucci
2019 – 6 min / legendado eletronicamente em português
X. Y. U.
de Donato Sansone
2019 – 2 min / sem diálogos

A sessão com que a MONSTRA assinala a sua estreita ligação à animação italiana foi organizada pelo compositor e realizador italiano Andrea  Martignoni e é composta por uma seleção de filmes recentes,  entre os quais obras de grandes mestres da animação mundial, como Roberto Catani, Vicenzo Gianola, Donato Sansone ou Manfredo Manfredi.

 
27/02/2020, 19h00 | Sala M. Félix Ribeiro
Ante-Estreias
O Último Porto – Além das Pontes
de Pierre-Marie Goulet
com Kudsi Erguner, Virgínia Dias, Manuela Barros Ferreira, Cláudio Torres, Margarida Pamplona Leite, Nezih Uzel
Portugal, 2019 - 87 min | M/12
com a presença de Pierre-Marie Goulet
O ÚLTIMO PORTO procura concretizar em imagens e sons o sentimento de uma analogia subterrânea, sem dúvida em parte subjetiva, a partir de dados topográficos e culturais portugueses e turcos, evocando também a permanência silenciosa da cultura muçulmana na cultura portuguesa. Ao provocar encontros entre membros destas duas culturas, por intercessão da música, da poesia e dos lugares, revela-se o que, para além dos dados históricos, tece os laços entre dois universos aparentemente tão distantes um do outro.
 
27/02/2020, 21h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Jean Grémillon – O Outro Gigante
L’Amour d’une Femme
O Amor de uma Mulher
de Jean Grémillon
com Micheline Presle, Massimo Girotti, Gaby Morlay
França, 1953 - 103 min
legendado eletronicamente em português M/12
Esta última longa-metragem de Jean Grémillon foi uma amarga experiência do ponto de vista profissional. O filme, cujo argumento foi escrito pelo realizador, foi distribuído de modo quase clandestino, um ano depois de concluído, num único cinema, de pequenas dimensões. Foi, por conseguinte, um absoluto fracasso de bilheteira, que enterrou definitivamente a carreira do realizador. Trata-se de uma história feminista avant la lettre, em que uma médica, nomeada para uma pequena aldeia na Bretanha, tem uma ligação sentimental com um engenheiro. Este não quer que ela continue a trabalhar e a mulher vive um conflito entre as suas aspirações profissionais e a sua vida sentimental. Primeira apresentação, em cópia digital, na Cinemateca.