02/01/2020, 15h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Revisitar os Grandes Géneros: A Comédia (Parte I)

Os Reis da Comédia
Modern Times
Tempos Modernos
de Charles Chaplin
com Charles Chaplin, Paulette Godard
Estados Unidos, 1936 - 86 min
intertítulos em inglês com legendas em português | M/6
Charlot desafia os tempos modernos, fazendo da indústria mecânica e dos conflitos laborais o alvo da sua sátira. Depois de trabalhar numa fábrica, Charlot apanha uma bandeira vermelha no chão e é preso como agitador, domina uma revolta na cadeia (depois de ter tomado cocaína sem o saber) e é louvado pelo poder. Uma irresistível crítica à desumanização e a luta, sempre atual, da busca do amor. O último filme mudo de Charlot (ou melhor, quase mudo) e da sua personagem de vagabundo.
 
02/01/2020, 18h30 | Sala Luís de Pina
Revisitar os Grandes Géneros: A Comédia (Parte I)

Os Reis da Comédia
Fra Diavolo/The Devil’s Brother
Fra Diavolo
de Charles Rogers, Hal Roach
com Stan Laurel, Oliver Hardy, James Finlayson, Wilfred Lucas
Estados Unidos, 1933 - 89 min
legendado eletronicamente em português | M/12
FRA DIAVOLO é um exemplo de um tipo de burlesco operático em que Stan Laurel e Oliver Hardy se destacaram na década de 1930. Trata-se da adaptação de uma opereta de Auber, compositor do século XIX, várias vezes levada ao cinema e que relata a história de um salteador nas estradas de Itália. Um dos melhores filmes de Laurel & Hardy.
 
02/01/2020, 19h00 | Sala M. Félix Ribeiro
As Variações de Hong Sang-Soo (conclusão)
Da-reun Na-ra-e-Seo
Noutro País
de Hong Sang-soo
com Isabelle Huppert, Yoo Joon-Sang, Jung Yu-mi, Mun Seong-kun, Kwon Hae-hyo
República da Coreia, 2012 - 89 min
legendado em português | M/12
No filme da sua primeira colaboração com uma atriz europeia (Isabelle Huppert, que volta a dirigir em LA CAMÉRA DE CLAIRE, filmado em Cannes), Hong Sang-soo constrói um dispositivo ternário: na pensão de uma cidade costeira coreana em que uma rapariga e a mãe se instalam, a rapariga decide escrever o argumento de uma curta-metragem que talvez as resgate a ambas do desastre económico, ou pelo menos lhe acalme os nervos. Põe-se em marcha o conto de três mulheres francesas, chamadas Anne, que chegam à mesma localidade como turistas (para a visita a um realizador, um encontro com um amante, o luto de um divórcio recente) e se alojam na mesma pensão, cruzando-se com as mesmas pessoas e relacionando-se com o atraente nadador-salvador local. As variações e reflexos são também, como de costume, formais. O título do segundo Hong Sang-soo com estreia comercial portuguesa alude à condição da protagonista, estrangeira em território coreano. Primeira exibição na Cinemateca.
 
02/01/2020, 21h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Revisitar os Grandes Géneros: A Comédia (Parte I)

Os Reis da Comédia
The Awful Truth
Com a Verdade me Enganas
de Leo McCarey
com Cary Grant, Irene Dunne, Ralph Bellamy
Estados Unidos, 1937 - 90 min
legendado eletronicamente em português | M/12
Um dos grandes momentos da "screwball comedy", sobre as peripécias de um jovem casal que está em processo de divórcio e percebe que ainda se ama momentos antes do divórcio ser efetivo. Como sempre, neste género de filmes, THE AWFUL TRUTH acumula equívocos, mal-entendidos e quiproquós, e a ordem acaba por ser restabelecida, depois de ser provisória e seriamente abalada. Óscar para Leo McCarey, que bisou em 1944 com GOING MY WAY. A apresentar em cópia digital.