28/03/2018, 15h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Matar ou Não Matar

Nos 150 Anos da Carta de Lei da Abolição da Pena de Morte em Portugal
El Verdugo
de Luis García Berlanga
com Nino Manfredi, Emma Penella, José Isbert, José Luis López Vázquez, María Luisa Ponte
Espanha, 1963 - 90 min
legendado eletronicamente em português | M/12
É dos mais famosos filmes de Berlanga, tem lugar de destaque na cinematografia espanhola onde figura como uma obra-prima do humor negro. EL VERDUGO é uma sátira feroz à pena capital, a partir da história de um jovem tímido e simplório que se apaixona e casa com a filha do carrasco da região. Cabe-lhe, por sucessão, tomar o seu lugar quando aquele se aposenta. Mau grado escrúpulos e agonias, acabará por cumprir a missão, assumindo o hábito ou a rotina de que o sogro lhe fala. “Julgo que EL VERDUGO corresponde a duas ideias básicas. Uma traduz-se na intenção clara de mostrar o mundo ao contrário, outra, já do foro narrativo, procura partir do absurdo (possível mas não provável) de uma situação limite para o seguir como uma lógica cerrada” (Luís de Pina).
 
28/03/2018, 18h30 | Sala Luís de Pina
Stan Brakhage: A Arte da Visão
A Child's Garden and the Serious Sea | Anticipation of the Night
duração total da projeção: 117 min | M/12
Programa 9
A CHILD'S GARDEN AND THE SERIOUS SEA
Estados Unidos, 1991 – 75 min / sem som
ANTICIPATION OF THE NIGHT
Estados Unidos, 1958 – 42 min / sem som
de Stan Brakhage

No início dos anos noventa, em paralelo com os filmes pintados à mão, Brakhage produziu uma série de meditações sobre a infância, a adolescência e o envelhecimento que ficou conhecida como “Vancouver Island Quartet”, de que o primeiro filme desta sessão é o capítulo inicial. Série de cariz mais documental indiretamente associada à biografia da sua segunda mulher, Marilyn, cujos locais onde viveu a infância são representados neste primeiro capítulo. Se A CHILD'S GARDEN AND THE SERIOUS SEA assinala uma nova fase na obra do cineasta, o mesmo papel tem ANTICIPATION OF THE NIGHT, o trabalho seminal de uma montagem elíptica que convoca a imagem de uma inocência perdida, que, em 1958, anuncia uma transição decisiva no seu cinema. Inteiramente estruturado pela natureza da experiência da visão, ANTICIPATION OF THE NIGHT deixa para trás formas mais narrativas e explora de modo consistente todo um conjunto de novas técnicas em que a ideia de repetição, importada dos escritos de Gertrude Stein, desempenha um papel primordial.
 
28/03/2018, 19h00 | Sala M. Félix Ribeiro
Matar ou Não Matar

Nos 150 Anos da Carta de Lei da Abolição da Pena de Morte em Portugal
La Machine
de Paul Vecchiali
com Jean-Christophe Bouvet, Sonia Saviange, Hélène Surgère Gérard Blanc, Liza Braconnier
França, 1977 - 100 min
legendado eletronicamente em português | M/12
Encenando o tenebroso caso de pedofilia e assassinato de uma criança de oito anos por um homem de trinta que é julgado e condenado à morte (Pierre Lentier, interpretado por Jean-Christophe Bouvet), Vecchiali filma a “máquina” da justiça e a “máquina” mediática, num poderoso e perturbante retrato onde se propõe uma reflexão sobre a pena de morte mas também sobre o poder triturador e manipulador dos media, ou, nos termos de Vecchiali, a sua torpeza. Especialmente polémico quando estreou, LA MACHINE é um filme rigoroso, que se distancia do seu motivo e onde, mais do que mostrada, a violência é surda. A apresentar em cópia vídeo.
 
28/03/2018, 21h30 | Sala M. Félix Ribeiro
O Que Quero Ver
Land des Schweigens und der Dunkelheit
No País do Silêncio e da Obscuridade
de Werner Herzog
com Fimi Straubinger, M. Baaske, Elsa Fehrer, Heinirich Fleischmann
Alemanha, 1971 - 85 min
legendado eletronicamente em português | M/12
NO PAÍS DO SILÊNCIO E DA OBSCURIDADE, quinta longa-metragem de Werner Herzog, retrata a condição e a experiência de pessoas simultaneamente cegas e surdas, centrando-se em Fini Straubinger, a alemã que o realizador acompanha em périplos por instituições clínicas e sociais mas também em viagem interior na primeira pessoa. Subsequente ao mais divulgado e também documental FATA MORGANA, é um título anterior a AGUIRRE, DER ZORN GOTTES que inicia, em 1972, o ciclo de ficção da obra de Herzog, que aí se encontra com Klaus Kinski. Na Cinemateca foi exibido uma única vez em 1981, num Ciclo de cinema alemão. A apresentar em cópia digital.