06/01/2018, 15h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Double Bill
King of Comedy | Close-Up
duração total da projeção: 198 min | M/12
Entre os dois filmes há um intervalo de 20 minutos
KING OF COMEDY
O Rei da Comédia
de Martin Scorsese
com Robert De Niro, Jerry Lewis, Dianne Abbott, Sandra Bernhard
Estados Unidos, 1982 – 108 min / legendado em português
CLOSE-UP
de Abbas Kiarostami
com Abbas Kiarostami, Abolfazl Ahankhah, Mohsen Makhmalbaf
Irão, 1990 – 90 min / legendado em inglês e eletronicamente em português
Jerry Lewis é um famoso comediante raptado por um admirador (De Niro) que deseja uma oportunidade para chegar ao “show biz”. Um filme obsessivo marcado pelo cruzamento de dois universos criativos: o de Martin Scorsese e o de Jerry Lewis, com os gags clássicos do último a surgirem sublinhados a negro pela perspetiva angustiada do primeiro. CLOSE UP é a história de um jovem sem emprego, Ali, que finge ser o realizador Makhmalbaf e que acaba por envolver uma família inteira no projeto de um filme, mas o seu jogo será descoberto... "Acho que é o meu melhor filme, receio que não conseguirei realizar outro com a mesma força (...). O que me marcou foi ele não ser um vigarista, mas um indivíduo obcecado pela imagem (...). A questão principal levantada pelo filme tem a ver (…) com a necessidade de um homem conseguir a estima e o reconhecimento social” (Abbas Kiarostami).
13/01/2018, 15h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Double Bill
Sherlock Jr. | The Purple Rose of Cairo
duração total da projeção: 131 min | M/12
SHERLOCK JR. é acompanhado ao piano por Filipe Raposo
Entre os dois filmes há um intervalo de 20 minutos
SHERLOCK JR.
Sherlock Holmes Jr.
de Buster Keaton
com Buster Keaton, Kathryn McGuire, Ward Crane
Estados Unidos, 1924 – 50 min / mudo, com intertítulos em inglês legendados eletronicamente em português
THE PURPLE ROSE OF CAIRO
A Rosa Púrpura do Cairo
de Woody Allen
com Mia Farrow, Jeff Daniels, Danny Aiello, Irwing Metzman, Stephanie Farrow
Estados Unidos, 1985 – 81 min / legendado eletronicamente em português
SHERLOCK JR. é um dos momentos maiores da obra do cómico impassível, Buster Keaton, na figura de um projecionista de cinema e detetive inspirado nas aventuras do popular herói de Conan Doyle. Mas este genial filme burlesco é também uma reflexão sobre a magia do cinema, com a personagem de Keaton a entrar numa tela de cinema, dentro de um filme, para conseguir resolver problemas amorosos da vida real. THE PURPLE ROSE OF CAIRO é um dos filmes mais celebrados de Woody Allen: situado nos primeiros anos do cinema sonoro, Mia Farrow é uma espectadora de cinema apaixonada pelo galã de um filme que a faz esquecer a sua desapaixonada vida real. Mas o amor é recíproco, e é, desta vez, um ator que sai da tela para ir ao encontro da realidade.
20/01/2018, 15h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Double Bill
Dr. Strangelove or How I Learned to Stop Worrying and Love the Bomb | M.A.S.H.
duração total da projeção: 209 min | M/16
Entre os dois filmes há um intervalo de 20 minutos
DR. STRANGELOVE OR HOW I LEARNED TO STOP WORRYING AND LOVE THE BOMB
Dr. Estranhoamor
de Stanley Kubrick
com Peter Sellers, George C. Scott, Sterling Hayden, Keenan Wynn
Reino Unido, 1964 – 93 min / legendado em espanhol e eletronicamente em português
M.A.S.H.
de Robert Altman
com Donald Sutherland, Elliott Gould, Tom Skerritt, Sally Kellerman, Robert Duvall
Estados Unidos, 1970 – 116 min / legendado em português
Peter Sellers, mestre do disfarce, campeão na arte de acumular personagens num só filme. Aqui são quatro, incluindo uma das mais famosas de toda a sua carreira: Dr. Strangelove, o cientista ex-nazi que dá o título ao filme de Kubrick. DR. STRANGELOVE é, provavelmente, a mais corrosiva paródia dos tempos da guerra fria, realizada na ressaca da “crise dos mísseis” e onde o pessimismo kubrickiano se manifesta num registo quase burlesco. M.A.S.H., um dos mais controversos e provocantes filmes americanos dos anos 70, é um dos títulos mais populares de Robert Altman (depois transformado em série televisiva). Irreverente e provocante (“suicide is painless, it brings on many changes”), escrito por Ring Lardner Jr., M.A.S.H. (“Mobile Army Surgical Hospital”) localiza-se durante a guerra da Coreia e é uma chocante e irresistível incursão pela ação de uma equipa médica dividida entre operações sangrentas, martinis, partidas de golfe, e uma atitude niilista, no meio de um mundo belicista, celebrada pelo olhar de Robert Altman.
27/01/2018, 15h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Double Bill
Sunset Boulevard | Mulholland Drive
duração total da projeção: 255 min | M/16
Entre os dois filmes há um intervalo de 20 minutos
SUNSET BOULEVARD
Crepúsculo dos Deuses
de Billy Wilder
com Gloria Swanson, William Holden, Eric von Stroheim
Estados Unidos, 1950 – 110 min / legendado em português
MULHOLLAND DRIVE
de David Lynch
com Naomi Watts, Laura Harring, Justin Theroux
Estados Unidos, 2001 – 145 min / legendado em português
Em SUNSET BOULEVARD, Billy Wilder “ressuscitou” Gloria Swanson, retirada há muitos anos, para um papel que poderia ser o dela própria (uma diva do mudo, retirada, num patético “comeback”), para um retrato negro de Los Angeles, criando um filme que viria a mudar a imagem de Hollywood no cinema. Cecil B. DeMille, Buster Keaton e Hedda Hopper aparecem brevemente, nos seus próprios papéis, numa obra fundamental sobre a indústria, os seus sonhos e os seus pesadelos. MULHOLLAND DRIVE é um dos filmes mais hipnóticos e envolventes de Lynch, em que a trama narrativa (uma jovem atriz vai para Hollywood e acaba envolvida numa sombria conspiração em que se misturam uma mulher amnésica e um realizador de cinema) abole deliberadamente as fronteiras entre realidade e imaginação, deixando o espectador tão desorientado e fascinado como as personagens. Nada parece ser o que é, num filme cujo tema central talvez seja a ilusão cinematográfica ou a luz e escuridão que coexistem na indústria de cinema.