28/03/2023, 15h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Paul Newman e Joanne Woodward
The Effect of Gamma Rays on Man-in-the-Moon Marigolds
A Influência dos Raios Gama no Comportamento das Margaridas
de Paul Newman
com Joanne Woodward, Nell Potts, Robert Wallach, Judith Lowry
Estados Unidos, 1972 - 100 min
legendado eletronicamente em português | M/12
Terceiro filme realizado por Paul Newman, com argumento adaptado de uma peça teatral famosa dos anos 1970 e de novo protagonizado por Joanne Woodward, aqui na pele de uma viúva mãe de duas filhas compondo uma das suas maiores personagens. THE EFFECT OF GAMMA RAYS… lida com o espaço familiar – questão recorrente nos filmes de Newman-realizador, tema reforçado ainda através das escolhas do elenco: Nell Potts, a protagonista adolescente, era (e é) filha de Woodward e Newman. A exibir em cópia digital.

consulte a FOLHA DA CINEMATECA aqui
28/03/2023, 19h00 | Sala M. Félix Ribeiro
Tijolos e Espelhos - O Cinema Iraniano Revisitado (1955-2015)

Parte II - Depois da Revolução
Bashu, Gharibeye Koochak
“Bashu, o Pequeno Estrangeiro”
de Bahram Beyzaie
com Susan Taslimi, Parviz Poorhosseini, Adnan Afravian
Irão, 1986 - 122 min
legendado em francês e eletronicamente em português | M/12
Um rapaz órfão escapa do sul devastado pela guerra e chega às margens verdes do mar Cáspio no norte, mas ninguém na região de língua Gilaki consegue compreender a língua deste jovem estrangeiro que apenas fala árabe. Rapidamente uma habitante local o toma sob sua proteção e começam a procurar formas de comunicar. Este regresso pós-revolucionário de uma figura veterana do teatro, da literatura e da Nova Vaga iraniana, Bahram Beyzaie, foi inicialmente banido por três anos, devido à sua visão pacifista e ambígua sobre a guerra entre o Irão e o Iraque. É uma obra notável, especialmente no que toca ao uso da linguagem, que funciona como o motor principal da narrativa, através da qual traumas de guerra e de deslocamento se abrem com um toque poético inesquecível. Com performances excecionais do ator juvenil Adnan Afravian, interpretando um refugiado de guerra, e de Susan Taslimi, cuja colaboração com Beyzaie remonta a finais dos anos 70, este é um filme essencial. A única apresentação anterior de BASHU na Cinemateca data de 1992.

consulte a FOLHA DA CINEMATECA aqui
28/03/2023, 19h30 | Sala Luís de Pina
Tijolos e Espelhos - O Cinema Iraniano Revisitado (1955-2015)

Parte II - Depois da Revolução
Shazdeh Ehtejab
“Príncipe Ehtejab”
de Bahman Farmanara
com Jamshid Mashayekhi, Fakhri Khorvash, Valiyollah Shirandami
Irão, 1974 - 93 min
legendado em francês e holandês e eletronicamente em português | M/12
Um dos melhores filmes iranianos sobre a decadência, SHAZDEH EHTEJAB é baseado num livro do renomado romancista iraniano Houshang Golshiri centrado num dos últimos membros da dinastia Qajar. Enquanto o seu corpo é devorado pela tuberculose e a sua mente é devastada pelo passado de brutalidade e repressão da sua dinastia, o aristocrata relembra a sua vida numa série de complexos e elegantes flashbacks que entretecem a história do Irão com a psicologia da personagem. Vencedor do prémio de melhor filme no Festival Internacional de Cinema de Teerão, Farmanara, que também se destacou como produtor (é dele a produção de SHATRANJ-E BAAD/“Xadrez do Vento”, exibido na primeira parte deste Ciclo), presta uma atenção escrupulosa aos figurinos, aos cenários e à direção de fotografia. Primeira apresentação na Cinemateca. A exibir em cópia digital. 

consulte a FOLHA DA CINEMATECA aqui
28/03/2023, 21h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Paul Newman e Joanne Woodward
The Glass Menagerie
Algemas de Cristal
de Paul Newman
com Joanne Woodward, John Malkovich, Karen Allen, James Naughton
Estados Unidos, 1987 - 134 min
legendado em português | M/12
O derradeiro trabalho de Paul Newman como realizador e a terceira adaptação da peça homónima de Tennessee Williams ao cinema. A extraordinária sensibilidade de Newman na direção de atores faz desta versão um verdadeiro festival da arte de representar, apoiado num elenco excelente (e encabeçado por Joanne Woodward). Mas é também uma inteligente adaptação do espaço teatral ao cinema, na forma como a câmara circula pelo que é, praticamente, um cenário único, captado pela fotografia do grande operador Michael Ballhaus.

consulte a FOLHA DA CINEMATECA aqui