CICLO
As Imagens da Voz – No Centenário de Frank Sinatra


O seu contributo fundamental foi noutros domínios: o da música popular americana, o da universal arte da canção. Mas foi no cinema que melhor se fixou a imagem daquele que ficou cedo conhecido como "the Voice", a "voz", e sem o cinema provavelmente não teríamos uma imagem, um rosto, capaz de acompanhar essa voz. Em dezembro próximo Francis Albert Sinatra – nascido em New Jersey, filho de imigrantes italianos – cumpriria cem anos, e este é um daqueles centenários pelos quais não se pode passar em branco, pois trata-se de uma das figuras centrais da cultura popular do século XX.
A passagem de Sinatra pelo cinema foi tudo menos episódica, ao contrário do que sucedeu (e sucede ainda) com tantas personalidades oriundas de outras áreas artísticas. Começou de maneira típica, com Hollywood a chamá-lo na sequência da celebridade conquistada, durante os anos da Segunda Guerra, como artista da rádio e do music hall – e foi como "artista da rádio e do music hall", a cantar e a dançar, que primeiro o vimos, em especial nos geniais musicais dirigidos por Busby Berkeley (TAKE ME OUT TO THE BALL GAME) ou George Sidney (ON THE TOWN, entre outros). Mesmo embalado por estes primeiros sucessos onde estava como peixe na água, Sinatra quis provar que era mais do que uma cara, um par de olhos azus ("Blue Eyes", outra das suas alcunhas) e uma voz – antes um ator de corpo inteiro. E passou aos papéis dramáticos, onde não lhe pediam nem que cantasse nem que dançasse. Por alguma razão que terá a ver com o seu talento e a força da sua presença, são porventura esses papéis (em FROM HERE TO ETERNITY, em THE MAN WITH THE GOLDEN ARM, em SOME CAME RUNNING, em THE MANCHURIAN CANDIDATE), frequentemente a contrário da sua imagem mais comum, que mais perduram na memória. Com este Ciclo assinalamos o centenário desta figura "bigger than life", de vida pessoal agitada (os "romances", nomeadamente com Ava Gardner) e plena de zonas de sombra (as supostas ligações à Mafia, que lhe valeram a vigilância do FBI), acompanhando alguns pontos fulcrais da sua carreira cinematográfica, dos inícios no musical ao estrelato absoluto como o estampou o OCEAN'S ELEVEN de Lewis Milestone (o filme mais "rat pack" de sempre), com conclusão na peculiar tentativa de reinvenção, depois dos 50 anos, na série de filmes policiais (como THE DETECTIVE, de Gordon Douglas) em que apareceu como um duro, marcado pelo tempo e gelado como um réptil.
Em outubro, portanto, "old Blue Eyes is back".
 

 
01/10/2015, 15h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Ciclo As Imagens da Voz – No Centenário de Frank Sinatra

SOME CAME RUNNING
Deus Sabe Quanto Amei
de Vincente Minnelli
Estados Unidos, 1958 - 136 min
 
02/10/2015, 15h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Ciclo As Imagens da Voz – No Centenário de Frank Sinatra

FROM HERE TO ETERNITY
Até à Eternidade
de Fred Zinnemann
Estados Unidos, 1953 - 118 min
02/10/2015, 21h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Ciclo As Imagens da Voz – No Centenário de Frank Sinatra

ON THE TOWN
Um Dia em Nova Iorque
de Stanley Donen, Gene Kelly
Estados Unidos, 1949 - 98 min
03/10/2015, 21h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Ciclo As Imagens da Voz – No Centenário de Frank Sinatra

ANCHORS AWEIGH
Paixão de Marinheiro
de George Sidney
Estados Unidos, 1945 - 143 min
05/10/2015, 19h00 | Sala M. Félix Ribeiro
Ciclo As Imagens da Voz – No Centenário de Frank Sinatra

TAKE ME OUT TO THE BALL GAME
A Linda Ditadora
de Busby Berkeley
Estados Unidos, 1949 - 92 min
01/10/2015, 15h30 | Sala M. Félix Ribeiro
As Imagens da Voz – No Centenário de Frank Sinatra
SOME CAME RUNNING
Deus Sabe Quanto Amei
de Vincente Minnelli
com Frank Sinatra, Dean Martin, Shirley MacLaine, Martha Hyer, Arthur Kennedy
Estados Unidos, 1958 - 136 min
legendado em português | M/12

Um dos mais belos filmes da história do cinema, onde se cruzam o classicismo e a modernidade. Adaptado de um romance de James Jones, SOME CAME RUNNING conta a história de um soldado-escritor desmobilizado que regressa à terra natal, ligando-se a uma prostituta e a um jogador cowboy. Shirley MacLaine tem o papel da sua vida neste filme que lhe deu uma nomeação para o Óscar que ela creditou a Frank Sinatra pela insistência do ator em alterar o final do filme (sublime). No papel do veterano Dave Hirsh, filmado por Minnelli, ao lado de McLaine e Dean Martin, Sinatra interpreta uma das suas maiores personagens no cinema.

02/10/2015, 15h30 | Sala M. Félix Ribeiro
As Imagens da Voz – No Centenário de Frank Sinatra
FROM HERE TO ETERNITY
Até à Eternidade
de Fred Zinnemann
com Burt Lancaster, Montgomery Clift, Deborah Kerr, Frank Sinatra, Donna Reed, Ernest Borgnine, Claude Akins
Estados Unidos, 1953 - 118 min
legendado em espanhol | M/12

Baseado num best-seller cuja crueza foi atenuada no cinema, situado num quartel americano de Pearl Harbour pouco antes do ataque japonês, FROM HERE TO ETERNITY é menos um filme de guerra (apesar de algumas magníficas sequências, algumas com combates reais) do que um estudo sobre as frustrações sexuais dos protagonistas. O filme que estabeleceu Sinatra como um verdadeiro ator e lhe deu o Óscar de melhor ator secundário, enquanto Donna Reed conquistava o de atriz secundária. Clift dá uma lição do “Método” e Lancaster e Deborah Kerr têm uma célebre cena de amor na praia, com um beijo que causou escândalo.

02/10/2015, 21h30 | Sala M. Félix Ribeiro
As Imagens da Voz – No Centenário de Frank Sinatra
ON THE TOWN
Um Dia em Nova Iorque
de Stanley Donen, Gene Kelly
com Gene Kelly, Frank Sinatra, Vera-Ellen, Betty Garrett, Ann Miller
Estados Unidos, 1949 - 98 min
legendado em espanhol | M/6

Donen e Kelly estrearam-se na realização com ON THE TOWN e provocaram uma revolução nos filmes musicais. Pela primeira vez, as câmaras abandonaram os estúdios, sendo as coreografias quase todas filmadas em cenários naturais. Inspirado em parte no ballet Fancy Free, de Leonard Bernstein e Jerome Robbins, ON THE TOWN segue os passos de três marinheiros pelas ruas de Nova Iorque, simultaneamente cenário real e espaço coreográfico pontuado pelas silhuetas dos arranha-céus. “Eles” – Kelley, Sinatra e Garrett – são Gabey, Chip e Ozzie. ON THE TOWN é também o filme que repega no tema original de Bernstein para o musical da Broadway, New York, New York.

03/10/2015, 21h30 | Sala M. Félix Ribeiro
As Imagens da Voz – No Centenário de Frank Sinatra
ANCHORS AWEIGH
Paixão de Marinheiro
de George Sidney
com Frank Sinatra, Kathryn Grayson, Gene Kelly, José Iturbi, Dean Stockwell
Estados Unidos, 1945 - 143 min
legendado eletronicamente em português | M/12

O musical em Technicolor em que dois marinheiros (Sinatra e Kelly) vão passar uma licença de quatro dias em Hollywood e conhecem uma aspirante a atriz que tentam ajudar a conseguir uma audição na MGM. ANCHORS AWEIGH é também o filme do famoso número de bailado entre Gene Kelly e um rato de animação. “[Quando vi o filme pela primeira vez] fiquei apaixonado. Continuo. Se acharem que exagero e que não é caso para tanto delírio, talvez seja porque – como Sinatra na sua mais bela canção neste filme – I Fall in Love Too Easily. O que não fica mal a ninguém.” (João Bénard da Costa).

05/10/2015, 19h00 | Sala M. Félix Ribeiro
As Imagens da Voz – No Centenário de Frank Sinatra
TAKE ME OUT TO THE BALL GAME
A Linda Ditadora
de Busby Berkeley
com Esther Williams, Frank Sinatra, Gene Kelly, Betty Garrett, Jules Munshin
Estados Unidos, 1949 - 92 min
legendado eletronicamente em português | M/6

A última realização de Busby Berkeley não tem as “loucuras” coreográficas das célebres GOLD DIGGERS ou de THE GANG’S ALL HERE. Aliás, nem é dele a coreografia, assinada por Gene Kelly e Stanley Donen, neste “ensaio” para ON THE TOWN, que usará o mesmo trio masculino: Kelly, Sinatra e Munshin. O pano de fundo é uma equipa de basebol no começo do século XX e a história começa com a chegada de um novo treinador: um misterioso K.C. Higgins que se revela ser a esplendorosa Esther Williams, aqui mais em terra do que dentro de água. No papel de Dennis Ryan, Frank Sinatra emparelha com Gene Kelly, também a cantar e a dançar.