CICLO
O Primeiro Século do Cinema


Em Abril, como é costume, “O Primeiro Século do Cinema” propõe grandes filmes clássicos e modernos. Entre os clássicos, um filme negro com Robert Mitchum (THE LOCKET), um dos mais delirantes filmes mexicanos de Luis Buñuel (SUSANA, DEMONIO Y CARNE) e a versão original de INTERMEZZO, feita na Suécia, com Ingrid Bergman num dos últimos no seu país natal, antes de conquistar Hollywood. Dos modernos, o monumental JEANNE LA PUCELLE de Jacques Rivette e um dos filmes mais livres de Eric Rohmer, LES RENDEZ-VOUS DE PARIS. Os quatro filmes mudos que propomos, como todos os meses neste “Primeiro Século”, também são grandes clássicos, vindos da França, da URSS, dos Estados Unidos e da Suécia. Mas também há raridades: um programa com duas das curtas-metragens mais originais de Peter Greenaway e, sempre às 22 horas, quatro momentos insólitos do cinema japonês, realizados entre 1963 e 1977: um filme-catástrofe, dois de animação e um drama realista. Filmes para ver e rever.

 
06/04/2013, 15h30 | Sala Dr. Félix Ribeiro
Ciclo O Primeiro Século do Cinema

The Locket
O Medalhão Maldito
de John Brahm
Estados Unidos, 1946 - 85 min
 
06/04/2013, 19h00 | Sala Dr. Félix Ribeiro
Ciclo O Primeiro Século do Cinema

A Walk Through H: The Reincarnation of an Ornithologist | Act of God
duração total da sessão: 70 min
06/04/2013, 19h30 | Sala Luís de Pina
Ciclo O Primeiro Século do Cinema

La Fille de l’Eau
de Jean Renoir
França, 1924 - 92 min
06/04/2013, 21h30 | Sala Dr. Félix Ribeiro
Ciclo O Primeiro Século do Cinema

Jeanne La Pucelle I – Les Batailles
Joana D’Arc, a Donzela – As Batalhas
de Jacques Rivette
França, 1994 - 160 min
06/04/2013, 22h00 | Sala Luís de Pina
Ciclo O Primeiro Século do Cinema

Shinbansen Daibakuha
Super-Expresso 109
de Junya Sato
Japão, 1975 - 95 min
06/04/2013, 15h30 | Sala Dr. Félix Ribeiro
O Primeiro Século do Cinema

Abril 2013
The Locket
O Medalhão Maldito
de John Brahm
com Laraine Day, Brian Aheme, Robert Mitchum, Gene Raymond
Estados Unidos, 1946 - 85 min
legendado em português

Um filme negro com uma narrativa particularmente complexa, que ilustra o interesse pela psicanálise neste género e no cinema americano dos anos quarenta de modo geral. Momentos antes da cerimónia do seu casamento, um homem recebe informações estranhas sobre a sua noiva. A partir daí, a narrativa desenrola-se numa série de flashbacks que se encadeiam uns nos outros, de modo a fornecer elementos sobre a personalidade da protagonista, que fora traumatizada pela impossibilidade de possuir um medalhão que desejara. No desenlace, tudo se revela.

06/04/2013, 19h00 | Sala Dr. Félix Ribeiro
O Primeiro Século do Cinema

Abril 2013
A Walk Through H: The Reincarnation of an Ornithologist | Act of God
duração total da sessão: 70 min

A WALK THROUGH H: THE REINCARNATION OF AN ORNITHOLOGIST
Reino Unido, 1978 – 42 min / sem legendas
ACT OF GOD
de Peter Greenaway
Reino Unido, 1980 – 28 min / sem legendas

Antes de se tornar famoso com THE DRAUGHTMAN’S CONTRACT, em 1982, Peter Greenaway realizara diversas curtas-metragens extremamente originais, que são pequenos ensaios ou fantasias, jogos intelectuais típicos do realizador. A sessão reúne dois deles: em A WALK THROUGH H, o narrador evoca a estranha viagem que fizera, ajudado por uma série de mapas extraordinários. Em ACT OF GOD, diversas pessoas contam uma experiência insólita que tiveram: foram atingidas por um raio. Muitas viram nisso um “sinal de Deus”.
 

06/04/2013, 19h30 | Sala Luís de Pina
O Primeiro Século do Cinema

Abril 2013
La Fille de l’Eau
de Jean Renoir
com Catherine Hessling, Pierre Philippe, Pierre Champagne
França, 1924 - 92 min
mudo, intertítulos em inglês traduzidos eletronicamente em português

Primeira longa-metragem de Renoir (se excetuarmos UNE VIE SANS JOIE, que correalizou) e talvez o único de todos os seus filmes a justificar o adjectivo “clássico”. Se em NANA o modelo do jovem Renoir é visivelmente Stroheim, em LA FILLE DE L’EAU é nítida a sua admiração por Griffith. Mas trata-se de uma obra extremamente pessoal, que já contém todo o cinema do mestre francês: a recusa da divisão das personagens entre “bons” e “maus”, o hedonismo, o uso da paisagem semelhante ao de UNE PARTIE DE CAMPAGNE, a fluidez narrativa de um cinema “sem costuras”, num filme feito sob o signo da água.

06/04/2013, 21h30 | Sala Dr. Félix Ribeiro
O Primeiro Século do Cinema

Abril 2013
Jeanne La Pucelle I – Les Batailles
Joana D’Arc, a Donzela – As Batalhas
de Jacques Rivette
com Sandrine Bonnaire, Tatiana Moukhine, Jean-Marie Richier
França, 1994 - 160 min
legendado em português

Em 1994, Rivette decidiu-se bater com a figura de Joana D’Arc, que foi objeto de numerosos filmes, do período mudo aos dias de hoje e ficou marcada para sempre pela versão de Carl Dreyer, realizada em 1928. Sandrine Bonnaire encarna-a perfeitamente, em todas as suas contradições, num filme em duas jornadas que correspondem, simplisticamente descritas, a uma ascensão e a uma queda. O trabalho de releitura, da história e da mitologia, é sustentado numa mise-en-scène prodigiosa, em beleza e necessidade, progressivamente encerrando Joana no seu destino.

06/04/2013, 22h00 | Sala Luís de Pina
O Primeiro Século do Cinema

Abril 2013
Shinbansen Daibakuha
Super-Expresso 109
de Junya Sato
com Ken Takakura, Sonny Chiba, Kei Yamamoto, Etsuko Shihi
Japão, 1975 - 95 min
versão francesa com legendas em português

Um exemplo japonês do “filme catástrofe”, que esteve na moda nos anos setenta nos Estados Unidos, com terramotos, incêndios e animais assassinos e foi um grande género popular. O patrão de uma empresa de ferramentas de precisão, à beira da falência, põe uma bomba num comboio expresso e exige uma avultada quantia de dinheiro para não fazê-la explodir. A versão original tinha 150 minutos, mas as que foram distribuídas na Europa tinham entre 90 e 95. Exibimos a da estreia portuguesa, dobrada em francês. Primeira exibição na Cinemateca.