CICLO
Festival Temps d’images: O Cinema à Volta de Cinco Artes, Cinco Artes à Volta do Cinema – Cinematografia e Musicalidade II


A Cinemateca prossegue a sua associação ao programa do Festival Temps d’Images, O Cinema à volta de cinco artes, cinco artes à volta do cinema, da responsabilidade de Pierre-Marie Goulet e Teresa Garcia, em colaboração com Ricardo Matos Cabo, este ano na sua sétima edição. O propósito mantém-se: questionar o cinema e a sua relação com as outras artes, em continuidade com o capítulo inaugurado em 2011 – cinematografia e musicalidade. O programa foi concebido com as contribuições de Cyril Neyrat, Bernard Eisenschitz, Pierre Léon, Renaud Legrand. Mantém-se igualmente a ideia da relação entre os filmes escolhidos e o encontro, no decorrer das projeções, com personalidades que ao longo dos últimos anos têm constituído um núcleo próximo deste projeto, em diálogo com os textos publicados no catálogo. Todas as sessões contarão, para além das presenças anunciadas sessão a sessão, com as dos organizadores da iniciativa.

 
05/11/2012, 21h30 | Sala Dr. Félix Ribeiro
Ciclo Festival Temps d’images: O Cinema à Volta de Cinco Artes, Cinco Artes à Volta do Cinema – Cinematografia e Musicalidade II

La Petite Lise
de Jean Grémillon
França, 1930 - 84 min
 
06/11/2012, 19h00 | Sala Dr. Félix Ribeiro
Ciclo Festival Temps d’images: O Cinema à Volta de Cinco Artes, Cinco Artes à Volta do Cinema – Cinematografia e Musicalidade II

Stendali (Suonano Ancora | Mamma Roma
duração total da sessão: 114 min
06/11/2012, 21h30 | Sala Dr. Félix Ribeiro
Ciclo Festival Temps d’images: O Cinema à Volta de Cinco Artes, Cinco Artes à Volta do Cinema – Cinematografia e Musicalidade II

Chã de Caldeiras | Casa de Lava
07/11/2012, 22h00 | Sala Luís de Pina
Ciclo Festival Temps d’images: O Cinema à Volta de Cinco Artes, Cinco Artes à Volta do Cinema – Cinematografia e Musicalidade II

Lancelot du Lac
Lancelot do Lago
de Robert Bresson
França, Itália, 1974 - 83 min
08/11/2012, 19h30 | Sala Luís de Pina
Ciclo Festival Temps d’images: O Cinema à Volta de Cinco Artes, Cinco Artes à Volta do Cinema – Cinematografia e Musicalidade II

La Terra Vista dalla Luna | Die Grosse Liebe
duração total da sessão: 106 min
05/11/2012, 21h30 | Sala Dr. Félix Ribeiro
Festival Temps d’images: O Cinema à Volta de Cinco Artes, Cinco Artes à Volta do Cinema – Cinematografia e Musicalidade II

Em Colaboração com o Festival Temps D’images 2012
La Petite Lise
de Jean Grémillon
com Pierre Alcover, Joe Alex, Alex Bernard
França, 1930 - 84 min
legendado eletronicamente em português
sessão apresentada por Bernard Eisenschitz

De 1930, produção Pathé, LA PETITE LISE conta a história do encontro de um pai libertado ao fim de muitos anos de prisão com a filha, que tenta esconder-lhe a sordidez da sua vida. Quando esta comete um crime, o pai decide sacrificar-se por ela. Particularmente mal recebido à época, é um dos grandes filmes de Grémillon. “Foi vendo LA PETITE LISE de Jean Grémillon que esqueci SOUS LES TOITS DE PARIS e parei de lamentar o fim dos filmes mudos” (Henri Langlois). Primeira exibição na Cinemateca.

06/11/2012, 19h00 | Sala Dr. Félix Ribeiro
Festival Temps d’images: O Cinema à Volta de Cinco Artes, Cinco Artes à Volta do Cinema – Cinematografia e Musicalidade II

Em Colaboração com o Festival Temps D’images 2012
Stendali (Suonano Ancora | Mamma Roma
duração total da sessão: 114 min
sessão apresentada por Cyril Neyrat

STENDALI (SUONANO ANCORA)
de Cecilia Mangini
Itália, 1959, 11 min / sem legendas
MAMMA ROMA
Mamma Roma
de Pier Paolo Pasolini
com Anna Magnani, Ettore Garofalo, Franco Citti
Itália, 1962 – 103 min / legendado eletronicamnete em português

Segunda longa-metragem de Pasolini, MAMMA ROMA prolonga as opções de mise en scène e o universo de ACCATTONE. Trata-se da história de uma mulher que abandona a prostituição para viver com o seu filho adolescente, mas tudo terá um fim trágico. Se a primeira parte do filme é marcada pela presença poderosa de Anna Magnani (que se entusiasmara por ACCATTONE e quis trabalhar com Pasolini), a segunda concentra-se no filho, incarnado por um ator amador. Com este filme, fecha-se o período da obra de Pasolini que reata com alguns elementos do neorrealismo, que ele considerava “o primeiro ato de consciência crítica” do cinema italiano. A abrir a sessão, em primeira exibição na Cinemateca: STENDALI de Cecilia Mangini, com texto de Pasolini, um documentário centrado nos rituais fúnebres da região de Pouilles no sul de Itália. “O humanismo de Mangini é dotado de uma dimensão engagée por via do prólogo textual de Pasolini, que situa imediatamente o tema no contexto histórico de uma Itália ano zero em saída difícil da miséria do pós-guerra” (Adi Chesson).
 

06/11/2012, 21h30 | Sala Dr. Félix Ribeiro
Festival Temps d’images: O Cinema à Volta de Cinco Artes, Cinco Artes à Volta do Cinema – Cinematografia e Musicalidade II

Em Colaboração com o Festival Temps D’images 2012
Chã de Caldeiras | Casa de Lava
com a presença de Pedro Costa, a confirmar

CHÃ DE CALDEIRAS
captação e montagem: Henri Maikoff (23 minutos)
CASA DE LAVA
de Pedro Costa
com Inês de Medeiros, Isaach de Bankolé, Edith Scob, Pedro Hestnes
Portugal, França, Alemanha, 1994 – 110 min / legendado em português

Pedro Costa, revelado alguns anos antes com o fabuloso O SANGUE, confirmou com CASA DE LAVA todas as expectativas criadas por esse primeiro filme (no entanto, completamente diferente). Na paisagem vulcânica de Cabo Verde, filmada como se toda a vida (animal, vegetal ou mineral) tivesse sido coberta por um lençol de cinzas, CASA DE LAVA é outra história de dor e de sangue, vivida por “zombies” e outros seres amaldiçoados que junta, mais uma vez, o par do seu primeiro filme: Inês de Medeiros e Pedro Hestnes. A abrir a sessão, uma “montagem sonora” por Henri Maikoff a partir de gravações originais dos sons de CASA DE LAVA.
 

07/11/2012, 22h00 | Sala Luís de Pina
Festival Temps d’images: O Cinema à Volta de Cinco Artes, Cinco Artes à Volta do Cinema – Cinematografia e Musicalidade II

Em Colaboração com o Festival Temps D’images 2012
Lancelot du Lac
Lancelot do Lago
de Robert Bresson
com Luc Simon, Laura Duke-Condominas, Humbert Balsan
França, Itália, 1974 - 83 min
legendado em português
sessão apresentada por Florent Guézenguar

Robert Bresson aproxima-se da mitologia da Idade Média com um olhar despojado e austero, quase roçando a abstração, muito longe do som e fúria que caracterizam as incursões de Hollywood no mesmo tema dos Cavaleiros da Távola Redonda e dos amores adúlteros de Lancelot do Lago e Ginevra, mulher do Rei Artur. A aventura que interessa a Bresson é a interior. O filme que está para o cinema como as Batalhas de Uccello estão para a pintura.

08/11/2012, 19h30 | Sala Luís de Pina
Festival Temps d’images: O Cinema à Volta de Cinco Artes, Cinco Artes à Volta do Cinema – Cinematografia e Musicalidade II

Em Colaboração com o Festival Temps D’images 2012
La Terra Vista dalla Luna | Die Grosse Liebe
duração total da sessão: 106 min
sessão apresentada por Renaud Legrand e Pierre Léon

LA TERRA VISTA DALLA LUNA
de Pier Paolo Pasolini
com Totò, Silvana Mangano, Ninetto Davoli, Laura Betti
Itália, 1967 – 30 min / legendado eletronicamente em português
DIE GROSSE LIEBE
"O Grande Amor"
de Otto Preminger
com Hansi Niese, Betty Bird, Attila Hörbiger, Ferdinand Meyerhofer
Alemanha, 1931 – 76 min / legendado eletronicamente em português

DIE GROSSE LIEBE é o primeiro filme de Otto Preminger, feito ainda no seu país natal, a Áustria. É a história de um alemão que regressa da Rússia dez anos após o fim da primeira grande guerra e é confundido por uma mulher como o filho perdido durante a guerra, aceitando ele a situação e fixando-se em sua casa. A sessão abre com LA TERRA VISTA DALLA LUNA, terceiro segmento do coletivo LE STREGHE (em que também participam Visconti, Rosi, De Sica e Bolognini). Na epígrafe do seu filme, Pasolini inscreve a seguinte legenda: “Visto dalla luna, questo film che s’intitola appunto LA TERRA VISTA DALLA LUNA non è niente e non è stato fatto da nessuno… ma poiché siamo sulla Terra, sarà bene informare che si tratta di una fiaba scritta e diretta da un certo Pier Pasolo Pasolini”.