CICLO
Revisitar os Grandes Géneros – A Guerra no Cinema (Parte III): Para Além do Campo de Batalha


Nesta terceira parte do ciclo que ao longo do ano dedicámos ao “filme de guerra” afastamo-nos justamente das convenções, e do “filme de guerra” como género normalmente identificado pelo relato de manobras estratégicas e militares, e ações no campo de batalha.
Reunimos assim um conjunto de filmes onde a guerra é o principal signo, mas não necessariamente o principal objeto. Embora possa haver exceções (como logo a abrir, porque é irresistível juntar SHOULDER ARMS, primeiro filme anti-bélico de Chaplin, ao seu grande manifesto pacifista e anti-nazi, THE GREAT DICTATOR), o foco destes filmes não está na descrição de combates, está no relato das muitas maneiras que uma guerra tem de afetar a vida mesmo dos que não são combatentes no sentido estrito do termo, ou vivem longe do campo de batalha, que, este, não tem sentido estrito, e numa guerra total qualquer sítio é um campo de batalha (como o foram, por exemplo, as ruas de Londres durante o blitz, como no-las mostram, em pleno retrato contemporâneo, o MRS. MINIVER, de Wyler ou, com recuo de algumas décadas, o HOPE AND GLORY, de John Boorman).
Fassbinder comentou a propósito do A TIME TO LOVE AND A TIME TO DIE, de Douglas Sirk (também incluído no ciclo), que o filme mostrava um amor “que não teria existido sem guerra”. Mutatis mutandis, a observação serve para esta terceira parte do ciclo, onde mostramos filmes que também “não teriam existido sem guerra”, sem as guerras reais, concretas, específicas, que sacudiram o século XX, e que sobre elas, e sobre o que foi a vida durante elas, propõem uma reflexão, mais imediata ou mais mediada, mais fria ou mais romântica, às vezes em fuga da guerra outras vezes olhando-a de frente. E se só alguns filmes do ciclo foram feitos durante a guerra e em situações de guerra, se calhar são esses (como os belíssimos UNTER DEN BRÜCKEN, de Kautner, e “Às Seis da Tarde, Depois da Guerra”, de Pyriev) os que mais lancinantemente procuram desviar o olhar e encontrar uma vida que resista ao carácter avassalador de um contexto de guerra. Outros são filmes de “antes da guerra”, narrativamente e mesmo historicamente, como é o caso de LA RÈGLE DU JEU, de Renoir, porventura o filme que mais pressente a inevitabilidade da guerra que viria a ser a II (a par do DICTATOR, de Chaplin), que o curso da História depois confirmou. É, finalmente, outra coisa que esta terceira parte do ciclo (que se poderia estender infinitamente, pensando nas muitas centenas de filmes que aqui teriam cabimento) deixa como sugestão: que o cinema, talvez mais do que qualquer outra forma de arte, está condenado, quase “ontologicamente”, a ter uma relação profunda e de duplo sinal com a História, a ser gerado por ela no mesmo passo em que sobre ela fornece uma perspetiva. A guerra será o exemplo mais extremo, mas também por isso mais claro, das formas tomadas por essa obrigatória relação.
 
 
02/11/2023, 15h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Ciclo Revisitar os Grandes Géneros – A Guerra no Cinema (Parte III): Para Além do Campo de Batalha

Shoulder Arms | The Great Dictator
duração total da projeção: 162 min
 
02/11/2023, 19h30 | Sala Luís de Pina
Ciclo Revisitar os Grandes Géneros – A Guerra no Cinema (Parte III): Para Além do Campo de Batalha

La Bandera
A Bandeira
de Julien Duvivier
França, 1935 - 90 min
03/11/2023, 15h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Ciclo Revisitar os Grandes Géneros – A Guerra no Cinema (Parte III): Para Além do Campo de Batalha

Gli Sbandati
Os Evadidos
de Francesco Maselli
Itália, França, 1955 - 97 min
03/11/2023, 19h30 | Sala Luís de Pina
Ciclo Revisitar os Grandes Géneros – A Guerra no Cinema (Parte III): Para Além do Campo de Batalha

Ostre Sledovane Vlaky
Comboios Rigorosamente Vigiados
de Jiri Menzel
Checoslováquia, 1966 - 89 min
03/11/2023, 21h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Ciclo Revisitar os Grandes Géneros – A Guerra no Cinema (Parte III): Para Além do Campo de Batalha

Casablanca
Casablanca
de Michael Curtiz
Estados Unidos, 1943 - 102 min
02/11/2023, 15h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Revisitar os Grandes Géneros – A Guerra no Cinema (Parte III): Para Além do Campo de Batalha
Shoulder Arms | The Great Dictator
duração total da projeção: 162 min
legendados eletronicamente em português | M/12
SHOULDER ARMS
Charlot nas Trincheiras
de Charles Chaplin
com Charles Chaplin, Edna Purviance, Sydney Chaplin
Estados Unidos, 1918 – 37 min

THE GREAT DICTATOR
O Ditador
de Charles Chaplin
com Charles Chaplin, Paulette Goddard, Jack Oakie, Reginald Gardiner, Henry Daniell
Estados Unidos, 1940 - 125 min

Charlot entra em guerra contra o fanatismo e a intolerância, e aparece pela última vez no ecrã no papel de um barbeiro judeu que tem um sósia. Nem mais nem menos do que o ditador do país, Adenoid Hynkel (e a referência não podia ser mais transparente). Um dia é confundido com ele e vai fazer um discurso às massas. THE GREAT DICTATOR, financiado pelo próprio Chaplin depois de todos os estúdios americanos terem torcido o nariz ao projeto, começou a ser filmado na semana da invasão da Polónia, é todo feito em premonição de uma guerra que aos primeiros “takes” já estava confirmada, e é o grande manifesto pacifista do seu autor. A abrir a sessão, SHOULDER ARMS, primeira incursão de Chaplin num cenário de guerra, desmontagem do absurdo belicista, e uma das suas curtas-metragens mais perfeitas. A exibir em cópias digitais.

consulte a FOLHA DA CINEMATECA de SHOULDER ARMS aqui

consulte a FOLHA DA CINEMATECA de THE GREAT DICTADOR aqui
 
02/11/2023, 19h30 | Sala Luís de Pina
Revisitar os Grandes Géneros – A Guerra no Cinema (Parte III): Para Além do Campo de Batalha
La Bandera
A Bandeira
de Julien Duvivier
com Jean Gabin, Pierre Renoir, Robert Le Vigan, Annabella
França, 1935 - 90 min
legendado eletronicamente em português | M/12
Depois de matar um homem em Paris, o protagonista foge para Barcelona e alista-se na Legião Estrangeira, sendo enviado para Marrocos, onde morre heroicamente em combate. À época, um dos trunfos do filme, rodado na zona espanhola de Marrocos, foi o mito da Legião Estrangeira e o das aventuras coloniais. Este é o primeiro filme dos vários temas que acompanharam Jean Gabin nos seus anos de ouro: o fatalismo, a dureza, a derrota final como forma indireta de vitória.

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03/11/2023, 15h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Revisitar os Grandes Géneros – A Guerra no Cinema (Parte III): Para Além do Campo de Batalha
Gli Sbandati
Os Evadidos
de Francesco Maselli
com Jean-Pierre Mocky, Lucia Bosé, Isa Miranda
Itália, França, 1955 - 97 min
legendado em inglês e eletronicamente em português | M/12
A primeira longa-metragem de Francesco Maselli (1930-2023) é um filme prodigioso sobre a impossibilidade de se permanecer intocado pela guerra e pelo sofrimento. Aproximável do ESTATE VIOLENTA, de Valerio Zurlini (ambos se passam em 1943, ano da invasão Aliada do território italiano), GLI SBANDATI tem como protagonista um jovem aristocrata que vive na sua bolha de tédio e privilégio até ao dia em que, na forma de refugiados que cruzam as suas terras e dos soldados alemães que os procuram, percebe que a indiferença é impossível. De notar ainda as luminosas presenças de Lucia Bosé e de Isa Miranda, que vinte anos antes fora a inesquecível “signora di tutti” de Max Ophuls, e uma das mais populares divas do cinema italiano da época fascista. A exibir em cópia digital.

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03/11/2023, 19h30 | Sala Luís de Pina
Revisitar os Grandes Géneros – A Guerra no Cinema (Parte III): Para Além do Campo de Batalha
Ostre Sledovane Vlaky
Comboios Rigorosamente Vigiados
de Jiri Menzel
com Vaclav Neckar, Jitka Bendova, Vladimir Valenta
Checoslováquia, 1966 - 89 min
legendado em português | M/12
O filme de Jiri Menzel anuncia a “primavera de Praga”, o que terá ajudado à atribuição do Oscar de melhor filme estrangeiro. Uma comédia dramática que tem o final da II Guerra Mundial como pano de fundo, onde um jovem, que se julga impotente, descobre as alegrias do sexo e da revolução. Um dos títulos centrais da “nova vaga checa”, baseado num romance de Bohumil Hrabal.

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03/11/2023, 21h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Revisitar os Grandes Géneros – A Guerra no Cinema (Parte III): Para Além do Campo de Batalha
Casablanca
Casablanca
de Michael Curtiz
com Humphrey Bogart, Ingrid Bergman, Claude Rains, Paul Henreid, Peter Lorre, Sidney Greenstreet
Estados Unidos, 1943 - 102 min
legendado eletronicamente em português | M/12
O filme romântico por excelência, com o par mais famoso de sempre, Bogart e Ingrid Bergman: perdidos em Paris no começo da guerra, reencontram-se em Casablanca, a encruzilhada dos que procuram alcançar a liberdade, porto de abrigo dos que fogem da guerra mesmo que a guerra também esteja em Casablanca. É um filme mítico, que muito fez por outros mitos (Bogart, Bergman, a própria Casablanca), mas que nasce duma realidade que nada tinha de mítico. Muitos dos atores secundários eram, eles próprios, refugiados acabados de chegar da Europa, em circunstâncias aproximáveis às das personagens que interpretam.

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