CICLO
Revisitar Os Grandes Géneros: A Comédia (Parte Ii) - A Comédia, Improvavelmente


Prosseguindo uma série iniciada em 2019 com o melodrama, a revisitação pela Cinemateca dos grandes géneros em 2020 é dedicada à comédia. Inicialmente concebido em três andamentos para serem apresentados ao longo do ano, o Ciclo teve início em janeiro deste ano e é retomado em setembro (dois meses mais tarde do que estava previsto),  num mundo bastante diferente daquele que existia quando ele arrancou mas no qual a comédia é porventura ainda mais necessária (Aristóteles definiu a comédia enquanto arte poética que trata das baixezas do Homem sem provocar nem terror nem piedade, o que, no actual cenário pandémico, serve de alívio e se agradece).
 
No andamento inicial fizemos uma aproximação histórica ao género, canonicamente entendido (e por isso essa primeira parte se intitulava “Os Reis da Comédia”), vimos as principais figuras criadoras do género (e criadas pelo género), desde os primórdios aos nossos dias, entre cineastas e atores, entre figuras únicas e avulsas e variações que se transformaram em subgéneros ou “correntes” e consubstanciaram um entendimento preciso e historicamente definido da comédia cinematográfica (como por exemplo a screwball ou a “comédia à italiana”).
 
Como anunciávamos já na apresentação do Ciclo em Janeiro, este segundo andamento procurará os caminhos mais excêntricos da comédia. Seja geograficamente, olhando para as cinematografias fora do eixo euro-americano que ainda forma a base do “cânone”, seja estilisticamente, olhando para autores que, sem serem de todos cineastas identificados com o género, importaram para os seus universos autorais elementos e procedimentos derivados da comédia. Em setembro é, portanto, o momento de procurar a comédia fora da comédia no seu sentido estrito ou mais tradicional. Afastamo-nos da matriz popular que foi a base do nascimento e do desenvolvimento do género e que esteve no centro da primeira parte do Ciclo para mostrar abordagens mais inesperadas ou improváveis do uso do humor como lente por onde se vê o mundo. Filmes em que a comédia resulta do desencontro entre o ponto de vista e a situação narrativa (comédias negras - negríssimas - como THE TROUBLE WITH HARRY, DR. STRANGELOVE ou BRIGANDS, CHAPITRE VII), comédias de autores que sem deixarem de levar a comédia a sério (passe o paradoxo) preferem “desacelerá-la” (Kaurismäki, Moullet), intelectualizá-la (Vera Chytilova) ou aproximá-la do realismo (Moretti, Akerman, Solondz, Leigh), entre outras formas de desconstrução e revisitação modernas de um género cinematográfico impuro e permanentemente em aberto. Incluímos também no Ciclo um pequeno pólo português (com filmes de Artur Semedo, João César Monteiro e João Nicolau), bem distante da tradição da “comédia à portuguesa”, mas capaz de manter acesa a chama do género numa cinematografia tida por muito mais sisuda do que muitas vezes foi e é.
 
Para data ainda incerta fica prometido o terceiro andamento do Ciclo, que isolará um elemento crucial do código cómico: o riso (dentro e fora do ecrã).
 
08/09/2020, 15h00 | Sala M. Félix Ribeiro
Ciclo Revisitar Os Grandes Géneros: A Comédia (Parte Ii) - A Comédia, Improvavelmente

It’s A Mad, Mad, Mad, Mad World
O Mundo Maluco
de Stanley Kramer
Estado Unidos, 1963 - 193 min
 
08/09/2020, 21h30 | Esplanada
Ciclo Revisitar Os Grandes Géneros: A Comédia (Parte Ii) - A Comédia, Improvavelmente

Sedmikrasky
Jovens e Atrevidas
de Vera Chytilová
Checoslováquia, 1966 - 75 min
09/09/2020, 15h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Ciclo Revisitar Os Grandes Géneros: A Comédia (Parte Ii) - A Comédia, Improvavelmente

Caro Diario
Querido Diário
de Nanni Moretti
Itália/França, 1993 - 100 min
10/09/2020, 21h30 | Esplanada
Ciclo Revisitar Os Grandes Géneros: A Comédia (Parte Ii) - A Comédia, Improvavelmente

Dr. Strangelove Or How I Learned To Stop Worrying And Love The Bomb
Dr. Estranhoamor
de Stanley Kubrick
Reino Unido, 1964 - 96 min
12/09/2020, 15h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Ciclo Revisitar Os Grandes Géneros: A Comédia (Parte Ii) - A Comédia, Improvavelmente

The King Of Comedy
O Rei da Comédia
de Martin Scorsese
Estado Unidos, 1982 - 109 min
08/09/2020, 15h00 | Sala M. Félix Ribeiro
Revisitar Os Grandes Géneros: A Comédia (Parte Ii) - A Comédia, Improvavelmente
It’s A Mad, Mad, Mad, Mad World
O Mundo Maluco
de Stanley Kramer
com Spencer Tracy, Milton Berle, Sid Caesar, Buddy Hackett, Ethel Merman, Mickey Rooney
Estado Unidos, 1963 - 193 min
legendado eletronicamente em português | M/12
Nome associado a dramas sérios, de forte mensagem social ou política, Stanley Kramer liderou uma produção recheada de estrelas que aspirava a ser uma comédia para acabar com todas as comédias. Depois de saber da existência de 350 000 dólares enterrados algures em Santa Rosita, um grupo de motoristas parte à procura da fortuna roubada. Eis uma chase comedy épica (em Cinerama, com mais de três horas), que redundou num gigantesco sucesso popular e que envolveu exuberantes meios de produção. Trata-se também de uma homenagem à grande comédia slapstick americana, assinalada pelas presenças no elenco, entre outros, de Buster Keaton e dos Three Stooges (conhecidos em Portugal como “Os Três Estarolas”). Bosley Crowther, do New York Times, apelidou-a de “uma parada de celebridades”. Primeira exibição na Cinemateca. A apresentar em cópia digital.

Consulte a FOLHA DA CINEMATECA aqui.
08/09/2020, 21h30 | Esplanada
Revisitar Os Grandes Géneros: A Comédia (Parte Ii) - A Comédia, Improvavelmente
Sedmikrasky
Jovens e Atrevidas
de Vera Chytilová
com Jitka Cerhová, Ivana Karbanová
Checoslováquia, 1966 - 75 min
legendado em português | M/12
Um dos grandes clássicos das novas vagas europeias dos anos sessenta. Duas belas jovens chamadas Marie atravessam diversas aventuras, em que fazem tudo para se divertir. Vão a piscinas públicas, a night clubs, provocam os homens, destroem tudo durante um banquete. “Já que o mundo destrói tudo, destruamos o mundo!”. Segundo a realizadora, trata-se de “uma comédia bizarra, com elementos de sátira e sarcasmo em relação às duas protagonistas”. Com cores fortes, este talvez seja o filme mais pop da “outra Europa”.

Consulte a FOLHA DA CINEMATECA aqui.
09/09/2020, 15h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Revisitar Os Grandes Géneros: A Comédia (Parte Ii) - A Comédia, Improvavelmente
Caro Diario
Querido Diário
de Nanni Moretti
com Nanni Moretti, Giovanna Bozzolo, Sebastiano Nardone, Antonio Petrocelli
Itália/França, 1993 - 100 min
legendado em português | M/12
Este é o filme em que Moretti circula por Roma na sua vespa, insurgindo-se contra a destruição do espírito da cidade que se perdeu na vulgarização de subúrbios dormitório, para desembocar numa peregrinação-tributo a Pasolini. O primeiro episódio de CARO DIARIO, “Na Vespa” é sucedido de “As Ilhas” (por onde paira a referência a Rossellini) e do mais burlesco “Os Médicos”. CARO DIARIO é um olhar morettiano sobre a Itália dos anos noventa e possivelmente o filme mais popular do realizador.

Consulte a FOLHA DA CINEMATECA aqui.
10/09/2020, 21h30 | Esplanada
Revisitar Os Grandes Géneros: A Comédia (Parte Ii) - A Comédia, Improvavelmente
Dr. Strangelove Or How I Learned To Stop Worrying And Love The Bomb
Dr. Estranhoamor
de Stanley Kubrick
com Peter Sellers, George C. Scott, Sterling Hayden, Keenan Wynn
Reino Unido, 1964 - 96 min
legendado em espanhol e eletronicamente em português | M/12
Peter Sellers, mestre do disfarce, campeão na arte de acumular personagens num só filme. Aqui são quatro, incluindo uma das mais famosas de toda a sua carreira: a do Doutor Strangelove, o cientista ex-nazi que dá o título ao filme de Kubrick. DR. STRANGELOVE, de resto, é provavelmente a mais corrosiva paródia dos tempos da guerra fria, realizada na ressaca da “crise dos mísseis”, e onde o pessimismo kubrickiano se manifesta num registo quase burlesco, com uns toques de nihilismo.

Consulte a FOLHA DA CINEMATECA aqui.
12/09/2020, 15h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Revisitar Os Grandes Géneros: A Comédia (Parte Ii) - A Comédia, Improvavelmente
The King Of Comedy
O Rei da Comédia
de Martin Scorsese
com Robert De Niro, Jerry Lewis, Dianne Abbott, Sandra Bernhard
Estado Unidos, 1982 - 109 min
legendado eletronicamente em português | M/6
Um filme singular marcado pelo cruzamento de dois universos criativos: o de Martin Scorsese e o de Jerry Lewis, onde os gags clássicos do último surgem sublinhados a negro com a perspetiva inquieta de Scorsese. Lewis é um famoso comediante que é raptado por um admirador (De Niro) que apenas deseja a sua oportunidade para chegar ao “show biz”. A apresentar em cópia digital.

Consulte a FOLHA DA CINEMATECA aqui.