08/05/2024, 14h00 | Espaço 39 Degraus
Instalação SEMPRE
Instalação SEMPRE
SEMPRE
A palavra, o sonho e a poesia na rua

Uma instalação de Luciana Fina para os 50 anos do 25 de Abril

De 25 de Abril a 30 Junho

Segunda-feira a sábado das 14h até ao final da última sessão do dia

Entrada livre

Consulte a folha de sala aqui
 
08/05/2024, 15h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Ir ao Cinema em 1975
Inserts
de John Byrum
com Richard Dreyfuss, Jessica Harper, Bob Hoskins, Veronica Cartwright, Stephen Davies
Estados Unidos, 1975 - 116 min
legendado em sueco e eletronicamente em português | M/18
No mesmo ano de JAWS, de Steven Spielberg, Richard Dreyfuss interpretava, em INSERTS, o papel de um antigo realizador-estrela do cinema mudo agora remetido, na década de trinta, para o cinema pornográfico. INSERTS, inteiramente filmado no cenário de uma casa durante a rodagem de um dos seus filmes, foi distribuído pela United Artists com a classificação “X”, antes de ser reclassificado NC-17 (ou “maiores de 18”). Um filme irreproduzível, hoje, e que poderia também falar sobre a reencontrada liberdade artística, durante a década de setenta, mais tarde perdida no cinema norte-americano.

consulte a FOLHA DA CINEMATECA aqui
08/05/2024, 19h00 | Sala M. Félix Ribeiro
Ir ao Cinema em 1975
India Song
Índia Song
de Marguerite Duras
com Delphine Seyrig, Matthieu Carrière, Michel Lonsdale
França, 1975 - 118 min
legendado em português | M/12
INDIA SONG é uma inesquecível experiência que conta a história “de um amor vivido na Índia, nos anos 30, numa cidade super-povoada à beira do Ganges” (Duras), filmada nos arredores de Paris, que circula por entre personagens silenciosas, enquanto em off se ouvem as confissões envolvidas numa música embriagante, do argentino Carlos d’Alessio. Um filme encantatório e mágico que forma um par com SON NOM DE VENISE DANS CALCUTTA DÉSERT, a mesma história vista por Duras numa outra dimensão.

consulte a FOLHA DA CINEMATECA aqui
08/05/2024, 19h30 | Sala Luís de Pina
In Memoriam Micheline Presle
Le Diable au Corps
de Claude Autant-Lara
com Micheline Presle, Gérard Philippe, Denise Grey, Jean Débucourt
França, 1947 - 122 min
legendado eletronicamente em português | M/12
Adaptação fiel do romance epónimo do cometa literário que foi Raymond Radiguet (1903-23), que com dois livros escritos na adolescência marcou presença na literatura francesa. A história é situada durante a Primeira Guerra Mundial e mostra-nos uma jovem recém-casada que tem uma ligação extra-conjugal com um adolescente enquanto o seu marido está na frente de guerra. O filme, que teve uma importância decisiva na carreira de Gérard Philippe, causou enorme escândalo na França de 1947, sendo considerado imoral e ofensivo à classe militar e foi também uma das obras que marcou o regresso do cinema francês ao circuito internacional. O par Presle-Philippe transmite na perfeição a mistura de sensualidade e ansiedade que caracteriza a relação do casal e o filme tem as virtudes narrativas e de representação que caracterizam o cinema clássico francês.

consulte a FOLHA DA CINEMATECA aqui
 
08/05/2024, 21h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Ir ao Cinema em 1975
Three Days of the Condor
Os Três Dias do Condor
de Sydney Pollack
com Robert Redford, Faye Dunaway, Cliff Robertson, Max von Sydow, John Houseman
Estados Unidos, 1975 - 117 min
legendado eletronicamente em português | M/12
Robert Redford interpreta o papel de um funcionário da C.I.A., especialista na decifração de cifras, que um dia vê todo o grupo de que faz parte abatido por assassinos profissionais, e acaba por se ver alvo de uma perseguição implacável por parte da Agência. Um dos grandes filmes de suspense dos anos 70. A exibir em cópia digital.

consulte a FOLHA DA CINEMATECA aqui