Ver

Pesquisa

Notícias

Assunto: Programação
Data: 12/04/2023
Um Ninho ao Vento: retrospetiva de cinema estónio na Cinemateca
Um Ninho ao Vento: retrospetiva de cinema estónio na Cinemateca
De 14 a 26 de abril, a Cinemateca recebe, pela primeira vez, uma retrospetiva alargada do cinema da Estónia, numa colaboração com o Estonian Film Institute e o apoio da Embaixada da Estónia em Lisboa. Todos os filmes serão exibidos em cópias digitais e são estreias absolutas na Cinemateca.

O ciclo intitulado “O Cinema da Estónia: Um Ninho ao Vento” (em referência à obra de Olav Neuland, a exibir neste programa) revela a longevidade deste rico legado cultural, que celebrou 110 anos de existência em 2022. Poderemos ver pela primeira vez um conjunto de filmes realizados entre as décadas de 60 e 80 que começa no período da “escola nacional do cinema” após o fim da era estalinista, marcada pela imposição do realismo socialista na cinematografia estónia.

A seleção procura mostrar curtas e longas-metragens que abordam, por um lado, as preocupações políticas deste cinema, crítico do regime comunista em obras como a comédia POSTMARK/“Carimbo Postal de Viena”, o drama HULLUMEELSUS/“Loucura”, ou o documentário  MAN OF KIHNU/“Homem de Kihnu”, mas também o lado mais saudoso de KEVADE/“Primavera”, filme semiautobiográfico que é uma das obras maiores do cinema do país (e cuja primeira sessão, no dia 14, irá contar com uma apresentação, marcando a abertura deste ciclo) ou a imaginativa ficção científica de HUKKUNUD ALPINISTI HOTELL/“O Hotel do Alpinista Morto”. A retrospetiva contará com a exibição de 22 filmes, incluindo seis curtas e uma longa-metragem de animação, a exibir na Cinemateca Júnior.
 
Outro destaque da programação será a conferência dedicada ao cinema da Estónia e às suas implicações sociopolíticas durante a era soviética, a realizar no dia 15 de abril pelas 18h, que contará com a presença de Eva Naripea, historiadora de cinema do país e atual diretora da Cinemateca de Tallin.

O mês continuará, depois, com uma retrospetiva dedicada ao realizador e mestre da animação checa, Jan Švankmajer, numa colaboração da Cinemateca com o IndieLisboa - Festival Internacional de Cinema, e que se estenderá até à primeira semana de maio.

Mais informações sobre o ciclo aqui