Ver

Pesquisa

Notícias

Assunto: Programação; exibições
Data: 14/11/2015
Jean-Claude Rousseau na Cinemateca como "Realizador Convidado" de novembro
Jean-Claude Rousseau na Cinemateca como

Jean-Claude Rousseau acompanha na Cinemateca a retrospetiva integral da sua obra a decorrer entre 16 e 28 de novembro, em grande medida inédita em Portugal e apresentada em contexto com uma carta branca, no decurso da série "Realizador Convidado" que integra a programação da Cinemateca desde janeiro.

 

É uma muito rara oportunidade para descobrir, em projeção e em presença do autor, uma singularíssima obra do cinema contemporâneo, feita de exigência e rigor, do primado do plano-sequência, da composição do enquadramento dos planos, de um meticuloso trabalho na banda de som como na imagem. Em diálogo com a apresentação dos seus próprios filmes, curtas e longas-metragens originalmente realizadas em formato Super 8mm, a partir do início dos anos oitenta, e mais recentemente em vídeo e suporte digital, Jean-Claude Rousseau propõe filmes de Ozu, McCarey, Lang, Buñuel, Warhol, Michael Snow, Bresson e Straub e Huillet.

O programa na íntegra pode ser consultado aqui.

 

Jean-Claude Rousseau na Cinemateca como
em cima: Jeune Femme à sa Fenêtre Lisant une Lettre (Jean-Claude Rousseau, 1983) no topo: Les Antiquités de Rome (Jean-Claude Rousseau, 1989)