Ver

Pesquisa

Notícias

Assunto: Programação
Data: 17/02/2025
Javier Codesal na Cinemateca para conversa com Pedro Costa
Javier Codesal na Cinemateca para conversa com Pedro Costa
O realizador e artista plástico espanhol Javier Codesal estará na Cinemateca no próximo fim de semana para apresentar três dos seus filmes e participar numa conversa com Pedro Costa.

Artista multidisciplinar (a sua obra espraia-se por disciplinas artísticas como a poesia, a fotografia, o cinema, o vídeo ou a instalação), Javier Codesal é considerado um pioneiro da videoarte em Espanha, meio que começou a explorar a partir do final da década de 1980. Em 2022 comissariou a exposição Canción de Pedro Costa e publicou um livro com o mesmo título, escrito em verso, onde propõe uma leitura orgânica da obra do cineasta português, sinalizando as suas reverberações entre O SANGUE e VITALINA VARELA, e refletindo sobre a voz e o canto em trabalhos recentes.

A conversa de Javier Codesal com Pedro Costa, que contará com a participação do antigo diretor da Cinemateca, José Manuel Costa, está marcada para as 18h do próximo sábado, dia 22, ocasião em que será exibido o mais recente filme do realizador português: AS FILHAS DO FOGO.

A sessão é de entrada livre mediante levantamento de ingresso na bilheteira no próprio dia e após a conversa, Pedro Costa e Javier Codesal vão estar no espaço da livraria Linha de Sombra disponíveis para autografar exemplares do livro Canción de Pedro Costa.
 
Durante a sua presença em Lisboa o artista espanhol apresentará ainda três dos seus filmes. A primeira de duas sessões terá lugar na sexta-feira, dia 21 às 19h, e reúne BOCAMINA, um dos filmes de Javier Codesal feitos para projeção em sala, e CALAVERA RESUMIDA, um ensaio filmado sobre a pintura com desenhos e comentários do artista Pedro Morales Elipe. No dia seguinte, às 21h30, Codesal apresentará EVANGELIO MAYOR, uma obra que aborda o envelhecimento no contexto das pessoas LGBTQ+ e é um caso exemplar do trabalho artístico transversal do artista plástico, ao estar associado a uma série fotográfica, a uma peça mural e a um texto.

Todos os filmes do Ciclo Imagens de Javier Codesal, organizado com o apoio da Embaixada de Espanha em Lisboa, são primeiras apresentações na Cinemateca.

Mais informações aqui.