CICLO
Imagens de Javier Codesal


“Ocupo-me de um campo que vai da imagem à palavra e vice-versa. Imagem e palavra contam a impotência uma da outra. Fora desse par, o mundo seria contado por elas, palavra e imagem, que nomeiam o mundo como impotência. E volta a começar. A minha atitude é olhar. Dirijo-me ao mais próximo e concreto.” A declaração dá as boas-vindas aos recém-chegados à página eletrónica de Javier Codesal, cujo consolidado trabalho poético e artístico se distingue pela versatilidade, a multiplicidade de domínios em que se incluem a poesia, a fotografia, o cinema, o vídeo ou a instalação. Nascido em Sabiñánigo (Huesca), em 1958, Javier Codesal é considerado um pioneiro da videoarte no seu país ou, nas palavras do crítico de cinema Manuel Asín (“Demolición de un muro”), “precursor num modo de entender a sua atividade desde finais dos anos 1980, num terreno a meio-caminho entre as artes visuais e o cinema que nesse momento não era comum, nem mesmo internacionalmente”.
Javier Codesal vai estar na Cinemateca para apresentar três dos seus filmes e para uma conversa com Pedro Costa, a partir do seu livro Canción de Pedro Costa (2022) Nessa ocasião, será projetado AS FILHAS DO FOGO de Pedro Costa. Todos os filmes programados são primeiras apresentações na Cinemateca.

Com o apoio da Embaixada de Espanha em Lisboa
 
 
21/02/2025, 19h00 | Sala M. Félix Ribeiro
Ciclo Imagens de Javier Codesal

Bocamina | Calavera Resumida
 
22/02/2025, 18h00 | Sala M. Félix Ribeiro
Ciclo Imagens de Javier Codesal

As Filhas do Fogo de Pedro Costa
Javier Cordesal Conversa com Pedro Costa
22/02/2025, 21h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Ciclo Imagens de Javier Codesal

Evangelio Mayor
de Javier Cordesal
Espanha , 2021 - 138 min
21/02/2025, 19h00 | Sala M. Félix Ribeiro
Imagens de Javier Codesal
Bocamina | Calavera Resumida
com a presença de Javier Codesal
BOCAMINA
de Javier Codesal
Espanha, 1999 – 21 min / legendado eletronicamente em português

CALAVERA RESUMIDA
de Javier Codesal
Espanha, 2020 – 63 min / legendado eletronicamente em português

duração total da sessão: 84 min | M/12
BOCAMINA é um dos filmes de Javier Codesal para projeção em sala – filmado em 35 mm, como o anterior O MILAGRE DA CARNE (1994) – e “investiga os vestígios da atividade nas minas e do canto mineiro na região de La Unión. As ruínas das minas e as vozes populares dos trovadores e cantadores tomam o pulso a algo de permanente, que não abandona o homem contemporâneo apesar da sua condição urbana.” Com desenhos e comentários do artista Pedro Morales Elipe, CALAVERA RESUMIDA pode ser descrito como um ensaio filmado sobre a pintura assente no desenho e na palavra: visitante regular do Museu do Prado, em Madrid, desde 1995, Morales Elipe é autor da coleção de cadernos de desenho num diálogo que mantém com a pintura de grandes mestres e a sua própria produção artística. É o seu discurso e estes cadernos que Javier Codesal filma no título de 2020.

consulte a FOLHA da CINEMATECA aqui

 
22/02/2025, 18h00 | Sala M. Félix Ribeiro
Imagens de Javier Codesal
As Filhas do Fogo de Pedro Costa
Javier Cordesal Conversa com Pedro Costa
sessão de entrada livre mediante levantamento de ingresso na bilheteira no próprio dia.
AS FILHAS DO FOGO
de Pedro Costa
com Elizabeth Pinard, Alice Costa, Karyna Gomes
Portugal, 2023 – 8 min / legendado em português | M/12

Em 2022, Javier Codesal comissariou a exposição Canción de Pedro Costa, que teve lugar em Barcelona (La Virreina Centre de la Imatge, 2022-2023) e publicou um livro com o mesmo título, escrito em verso. Canción de Pedro Costa, a edição, é apresentadA pelo autor como um livro que propõe uma leitura orgânica da obra do cineasta português, sinalizando as suas reverberações entre O SANGUE e VITALINA VARELA, e refletindo sobre a voz e o canto em trabalhos recentes. A conversa entre Javier Codesal e Pedro Costa em Lisboa, conta com a participação de José Manuel Costa, e parte do livro e da projeção de AS FILHAS DO FOGO, o mais recente filme de Pedro Costa: “Três jovens irmãs são separadas pela erupção do Fogo. Mas elas cantam. Um dia, saberemos porque vivemos e porque sofremos.” A seguir à conversa, Pedro Costa e Javier Codesal vão estar no espaço da livraria Linha de Sombra disponíveis para autografar exemplares do livro.

consulte a FOLHA da CINEMATECA aqui


 
22/02/2025, 21h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Imagens de Javier Codesal
Evangelio Mayor
de Javier Cordesal
Espanha , 2021 - 138 min
legendado eletronicamente em português | M/14
com a presença de Javier Codesal
Realizado entre 2018 e 2021, e em boa parte filmado numa residência sénior pioneira para pessoas LGBTQ+ (a residência pública Josete Massa, em Madrid), EVANGELIO MAYOR é um caso exemplar do trabalho artístico transversal de Javier Codesal. Essencialmente associado a uma série fotográfica (Evangelio Mayor), uma peça mural e um texto (intitulados Ensayo), é referido ainda pelo vínculo que mantém com os anteriores EVANGELIO EN GRANADA (META) e TESTIMONIO DE FREDERMAN. Lê-se no texto disponível na página eletrónica de Codesal: “Como é habitual em muitas das suas obras, o artista centra-se numa representação não canónica dos corpos (aqui, etária) e num tratamento renovado de algumas tradições sociais e culturais (agora, o Evangelho). EVANGELIO MAYOR trata do envelhecimento no contexto das pessoas LGBTQ+. O envelhecimento e os fenómenos que o acompanham tendem a permanecer na sombra das representações visuais, que preferem modelos jovens e saudáveis.”

consulte a FOLHA da CINEMATECA aqui