Ver

Pesquisa

Notícias

Assunto: Programação; Exibições
Data: 30/03/2016
Filmes alemães dos anos 20 acompanhados ao piano e o último Chantal Akerman nas sessões duplas dos sábados de abril
Filmes alemães dos anos 20 acompanhados ao piano e o último Chantal Akerman nas sessões duplas dos sábados de abril

As sessões duplas das matinés dos sábado de abril, que se realizam a 2, 9 e 16, a partir das 15h30, com bilhete único, incluem a proposta de dois seminais filmes alemães dos anos 1920, do cinema da República de Weimar ("Menshen am Sonntag" e "Fräulein Else"), a projetar com acompanhamento ao piano, e "No Home Movie", o último filme de Chantal Akerman.

 

"Menschen am Sonntag", o célebre filme cooperativo "um filme sem atores", realizado pelos Siodmack, Edgar G. Ulmer e Fred Zinemann, extraordinário documento da Berlim da época, esplendorosamente filmada pela câmara de Eugen Shüftan , é apresentado numa versão restaurada e em cópia digital da Deutsche Kinamethek, e acompanhado ao piano por Daniel Schevtz. Do mesmo ano de 1929, assinado por Paul Czinner, e protagonizado por Elizabeth Bergner numa adaptação da novela de Schnitzler, "Fräulein Else", é apresentado pela primeira vez na Cinemateca, numa projeção acompanhada ao piano por João Paulo Silva.

 

Nas respetivas sessões, as rimas são feitas com um dos mais livres e incompreendidos filmes de Jean Renoir, "Le Déjeuner sur L'Herbre" (1959), em boa parte filmado no campo e em louvor à natureza, como "Menschen am Sonntag"; e de Max Ophuls, de que se apresenta "La Ronde" (1950), que reflete"a ronda do amor" a partir de Schnitzler, como "Fräulein Else".

"No Home Movie" é o último filme de Chantal Akerman, realizado em 2015, com a mãe da cineasta, Natalia, diversas vezes referida por Akerman como o centro da sua obra. Mostrado em Portugal pela primeira vez na última edição do DocLisboa, "No Home Movie" é apresentado pela primeira vez na Cinemateca, onde os filmes de Akerman têm sido presença regular e onde se mostrou uma retrospetiva integral da obra em acompanhada pela cineasta em Lisboa, numa iniciativa organizada em colaboração com o DocLisboa em 2012. Na sessão "double bill" de abril, a projeção de "No Home Movie" é sucedida por "Pierrot le Fou" de Jean-Luc Godard, o filme em que Chantal Akerman descobriu a sua vontade em ser realizadora.

 

A programação "Double Bill" de abril pode ser consultada aqui.

Filmes alemães dos anos 20 acompanhados ao piano e o último Chantal Akerman nas sessões duplas dos sábados de abril
no topo e foto de entrada: Menschen am Sonntag / "Gente ao Domingo" (Curt e Robert Siodmak, Edgar G. Ulmer, Fred Zinnemann, 1929)
em cima: (Chantal Akerman, 2015 / cartaz)