Ver

Pesquisa

Notícias

Assunto: Programação
Data: 12/02/2024
Em março, espreita-se a Hollywood Pré-Código
Em março, espreita-se a Hollywood Pré-Código
O mês de março trará à Cinemateca um novo Ciclo: A Liberdade Pré-Código será o título do programa que irá cobrir perto de vinte títulos produzidos nos Estados Unidos antes do fechar das amarras do Código Hays de 1934 que estabeleceu um conjunto de normas auto-consentidas pela indústria de Hollywood em nome do instinto de preservação do cinema dos estúdios. As obras escolhidas (que abarcam títulos de realizadores como Frank Borzage, Ernst Lubitsch, Dorothy Arzner ou Howard Hawks, entre muitos outros) mostram-nos um cinema de Hollywood não censurado pelos “bons costumes”, livre, atrevido, ousado em matérias de sexualidade, ou criminalidade, comportamentos e modos de vida.

O programa pode ser consultado aqui
 
Outra das novidades do mês será uma homenagem aos filmes de Augusto Cabrita, que se destacou como um dos mais relevantes fotógrafos portugueses do século XX, e cujo centenário se celebrou no final do ano passado. Em três sessões, serão exibidas algumas das curtas-metragens que realizou, num programa que segue à retrospetiva dedicada a Carlos Vilardebó em fevereiro, com quem Augusto Cabrita colaborou em AS ILHAS ENCANTADAS.
Em março, continua ainda o Ciclo Raúl Ruiz – A Imagem Estilhaçada dedicado ao cineasta chileno, desta vez com a segunda fase do programa que agora se concentrará na fase inicial da sua carreira cinematográfica. Por fim, destaque à nova etapa do programa Que Farei com Esta Espada? que celebra os 50 anos da Revolução de Abril e se estende por quatro eixos (Liberdade, Comunidade, Revolução, Futuro).