01/03/2014, 15h30 | Sala Dr. Félix Ribeiro
Outras Sessões Março 2014
A Night at the Opera
Uma Noite na Ópera
de Sam Wood
com Groucho, Chico e Harpo Marx, Margaret Dumont, Kitty Carlisle, Allan Jones
Estados Unidos, 1935 - 89 min
legendado em português

A NIGHT AT THE OPERA é o primeiro dos dois filmes que os irmãos Marx interpretaram sob a égide de Irving Thalberg. É também o mais famoso, com os Marx a invadir o mundo da ópera não deixando pedra sobre pedra numa récita de Il Trovatore. Uma das mais famosas cenas tem lugar a bordo de um navio em que um camarote é hilariantemente atulhado de gente, com Groucho a perguntar: “É da minha imaginação ou isto está a ficar apinhado?”

01/03/2014, 19h00 | Sala Dr. Félix Ribeiro
Outras Sessões Março 2014
Irma La Douce
Irma la Douce
de Billy Wilder
com Shirley MacLaine, Jack Lemmon, Lou Jacobi
Estados Unidos, 1963 - 142 min
legendado em português

Proibido em Portugal até ao 25 de abril, IRMA LA DOUCE foi também um “caso” no seu país de origem. Apesar de já se estar em 1963 e de a censura andar a ser “batida” aos pontos por realizadores rebeldes, a forma como se representaram as prostitutas a trabalhar, sem eufemismos para a profissão, foi considerada demasiada audaciosa. Mas todo o filme joga tanto com o que é mostrado como com o que é elidido. IRMA LA DOUCE, uma das mais divertidas, irreverentes e provocantes comédias de Wilder, foi outro “prego” no caixão do código de censura, com Shirley MacLaine num dos papéis da sua vida, e Jack Lemmon inesquecível na figura do polícia-chulo.

01/03/2014, 19h30 | Sala Luís de Pina
Outras Sessões Março 2014
La Boutique
A Boutique
de Luis García Berlanga
com Sonia Bruno, Rodolfo Beban, Ana María Campoy, Osvaldo Miranda, Lautaro Murúa
Espanha, Argentina, 1967 - 93 min
legendado em português

LA BOUTIQUE é o ponto de partida de uma trilogia que é completada por VIVAN LOS NOVIOS e TAMAÑO NATURAL. Se cada filme de Berlanga pode ser descrito como uma análise da Espanha sua contemporânea, este não é uma exceção retratando um país já longe do pitoresco, assolado pelo consumo e por uma alteração de valores. Como escreveu Manuel Cintra Ferreira: “LA BOUTIQUE não deixa hipótese nenhuma ao espectador. A falta de moral é a sua moral.”

01/03/2014, 21h30 | Sala Dr. Félix Ribeiro
Outras Sessões Março 2014
Acto da Primavera
de Manoel de Oliveira
com habitantes da aldeia da Curalha
Portugal, 1962 - 90 min

ACTO DA PRIMAVERA fixa uma representação da Paixão de Cristo numa aldeia de Trás-Os-Montes, e mostra também, de forma magistral, a impercetível passagem do quotidiano à representação do sagrado e o regresso ao quotidiano, confundindo o ritual com a representação. A apresentar em cópia resultante do restauro de 2008 efetuado no laboratório da Cinemateca, antecedendo o início das retrospetivas das obras de Paulo Rocha e Fernando Lopes, em cujos começos foi uma importante referência.

01/03/2014, 22h00 | Sala Luís de Pina
Outras Sessões Março 2014
Blind Date
Encontro Inesquecível
de Blake Edwards
com Kim Basinger, Bruce Willis, John Larroquette, William Daniels, Phil Hartman
Estados Unidos, 1987 - 95 min
legendado eletronicamente em português

Walter Davis, um workaholic convicto, convida a bela Nadia para um jantar da sua empresa, esperando impressionar os sócios. Mas, quando Nadia bebe um copo a mais, deita por terra a noite e a própria carreira de Walter. BLIND DATE foi o primeiro grande sucesso de Bruce Willis no cinema, conduzido à beira da loucura nos hilariantes momentos proporcionados por uma Kim Basinger alcoolizada (salvo seja).